2010-10-10

Saw Palmeto

Conheça nossas fórmulas magistrais para Saw Palmetto (Sabal).
Veja nossa lista de opções:
90 cápsulas de 160mg ext seco,     60 cápsulas de 160mg ext seco (Kit com 2 frascos),     60 cápsulas de 160mg ext seco,     Tintura 60mL,     90 cápsulas de 320mg (Pó),     60 cápsulas de 320mg (Pó),     90 cápsulas de 160mg ext seco (Kit com 2 frascos),     Tintura 100mL,     

Saw palmetto (Sabal)

Família: Arecaceae.

Nomenclatura popular: Sabal, Serenoa

Parte utilizada/órgão vegetal: Frutos

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS

Tratamento sintomático da hiperplasia prostática benigna (HPB).

CONTRAINDICAÇÕES

Contraindicado para crianças, grávidas, lactantes e pacientes com histórico de hipersensibilidade e alergia a qualquer uma das substâncias ativas da espécie vegetal. Esse fitoterápico não é indicado para casos avançados de HPB com severa retenção urinária e afecções hepáticas.

PRECAUÇÕES DE USO

Não deverá ser utilizado sem primeiro afastar a possibilidade de câncer de próstata. Os pacientes devem passar por criteriosa avaliação médica antes de utilizar esse medicamento, a fim de excluir a possibilidade de nefrite, infecções do trato urinário e outras desordens nefro urológicas. Os seguintes fatores devem ser levados em consideração antes do início do tratamento com Serenoa repens:

idade >70 anos, pico de fluxo urinário < 12 mL/s, volume da próstata de 30 cm3, volume residual > 50 mL e PSA sanguíneo de 1,4 ng/mL.

EFEITOS ADVERSOS

Esse fitoterápico pode causar náuseas, dor abdominal, distúrbios gástricos, constipação intestinal e diarreia. Em casos raros, hipertensão arterial, diminuição da libido, impotência sexual, cefaleia e retenção urinária, síndrome de íris flácida intraoperatória.

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS

Hormônios utilizados na Terapia de Reposição Hormonal (TRH) podem exigir ajuste de dose, devido aos efeitos antiandrogênicos e antiestrogênicos desse fitoterápico. Em estudo in vitro verificou-se a potencialização da inibição dos antagonistas do 1-alfa-adrenoreceptor, porém a relevância clinica desse não foi confirmada.

Não utilizar esse medicamento com anticoagulantes como warfarina, clopidogrel e ácido acetilsalicílico.

TEMPO DE UTILIZAÇÃO

Não foram encontrados dados descritos na literatura consultada sobre o tempo máximo de utilização.

O tempo de uso depende da indicação terapêutica e da evolução do quadro acompanhada pelo médico.

SUPERDOSAGEM

Não foram encontrados dados descritos na literatura consultada sobre problemas decorrentes de superdosagem. Em caso de ingestão de quantidades acima das recomendadas o paciente deve ser observado.

PRESCRIÇÃO

Fitoterápico, somente sob prescrição medica.

PRINCIPAIS CLASSES QUÍMICAS

Triglicerídeos, ácidos graxos, esteroides, polissacarídeos e flavonoides.

Fonte: Farmacopéia Brasileira 1°edição - Memento Fitoterápico

___________________________________________________________________

Segue mais informações

A Saw Palmetto (ou Sabal), de nome científico Serenoa repens, é uma palmeira de pequeno porte de hastes espinhosas e serreadas, que alcança no máximo 4 metros de altura. Também conhecida como Sabal, esta pequena palmeira é originária dos Estados Unidos, mais precisamente da região que vai do Texas até a Carolina do Sul. A Saw Palmetto possui várias propriedades medicinais advindas de seus pequenos frutos de cor preto-azulados.

Os nomes populares da espécie são: serenoa (espanhol), sabal (francês), saw palmetto (inglês), sägepalme (alemão).

Constituintes químicos do Saw Palmetto

Seus principais constituintes químicos são: ácidos graxos, carotenos, ácido cáprico, ácido caprílico, ácido capróico, ácido laúrico, ácido palmítico, ácido oléico, lípase, arabinose, galactose, resina, saponinas esteroidais, beta-sitosterol, cicloartenol, lupenona, lupeol, estigmasterol, taninos.

Para que serve Saw palmetto

Saw Palmetto é uma erva que ajuda os homens a manter a saúde da próstata. É muito popular em toda a Europa pela sua capacidade de aliviar os sintomas associados à hiperplasia prostática benigna (BPH), também conhecida como aumento da próstata. No EUA, onde os medicamentos são o padrão de tratamento para problemas da próstata, o Saw Palmetto está ganhando popularidade após vários estudos recentes mostrando que a erva proporciona, em curto prazo, alívio dos sintomas urinários e de outros sintomas da BPH, bem como alívio da inflamação da próstata e redução da proliferação celular.

Efeitos colaterais e contraindicações do Saw Palmetto

Os efeitos colaterais decorrentes do uso da Saw Palmetto são raros, porém algumas pessoas apresentaram alterações no paladar (como, por exemplo, gosto amargo), diarréia ou prisão de ventre, dores de estômago, náuseas, vômitos. O uso desta pequena palmeira é contraindicado para mulheres grávidas, lactantes e pessoas com hipersensibilidade à planta.

Dosagem usual: 160mg do extrato seco 2 vezes ao dia, após as refeições por tempo prolongado (6 a 12 meses), com intervalos de descanso a cada 3 meses.

Sabal

Comentários


  • Alexandre
    Com o uso homeopático do Sabal, o PSA baixou pela metade. Nesse fitoterápico existe algum componente que poderia inibir o real valor do PSA?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Alexandre. Conforme conversamos, o Sabal não altera os resultados do PSA. Ele apenas tem ação para diminuir o tamanho da próstata em caso de hiperplasia benigna. Os exames devem seguir periodicamente para averiguação e controle do PSA. Estamos à disposição.
  • Argemiro Cruz
    Bom dia, depois de muito pesquisar e ler comentários sobre resultados obtidos com o uso de saw palmetto para amenizar os efeitos da HPB, resolvi mandar manipulá-lo em minha cidade. A dosagem era 1 comprimido de Saw Palmetto por dia com 400mg. Depois de uma semana de uso, fui acometido de uma alergia que perdurou por 7 dias ainda que tivesse parado de tomar os comprimidos. Fui tomado por calombos parecidos com picadas de insetos e que provocaram intensa coceira.. Tomei antialérgico (polaramine) por 10 dias quando os sintomas começaram a desaparecer. Não li sobre relatos de alguém com esse problema e achei muito estranho, pois não tenho alergias a praticamente nada. Estou triste porque observei sensível melhora dos sintomas desagradáveis do HPB e agora não poderei continuar o tratamento. O que fazer?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Argemiro. Mesmo sendo fitoterápico cada organismo reage de uma forma. Existem outros fitoterápicos que podem auxiliar no tratamento de Hiperplasia Prostática Benigna .Peço que entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br para que possamos auxilia-lo . Estamos a disposição.
  • Edilaine
    Onde encontro saw palmetto em erva?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Edilaine. Trabalhamos com o Saw Palmetto (Sabal serrulata), em capsulas do pó e o extrato seco e a tintura . Você pode efetuar o pedido em nosso site https://www.oficinadeervas.com.br/saw-palmetto . Estamos a disposição.
  • Ricardo souza
    O saw palmetto combate a ejaculação precoce ?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Ricado, o Saw palmetto contribui mas existem outros fitoterápicos que podem ser utilizados. Para maiores informações peço que entre em contato pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br
  • Alexandre sant
    o sal palmeto e bom mesmo pra ejaculaçao precoce? Estou perguntando porque ainda nao tinha ouvido falar dela. E ate que ponto ela pode mim ajudar nesse caso?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Alexandre. Nesse caso, é melhor conversar diretamente com nosso fitoterapeuta e informar o seu caso, pois esse problema pode estar ligado aos hormônios, e no caso o saw palmetto pode ajudar; ou pode ter origem emocional, e nesse caso não adianta tomar essa planta. Enfim, são fatores diversos que devem ser analisados antes de qualquer tratamento. Estamos à disposição.
  • Ricardo
    Saw Palmeto bloqueia a DHT, combatendo a calvície mesmo ?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Ricardo. Ele tem uma ação semelhante ao finasterida. Mas a calvície pode estar relacionada à vários fatores. Nossa indicação principal do Saw Palmeto é para hiperplasia prostática benigna. Para mais informações entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
  • Ivone
    Boa noite!

    Meu esposo fez uso de Saw Palmeto 160 mg, tomando 1 cápsula após as refeições, conforme orientações da farmacêutica dessa empresa, desde outubro passado.

    Gostaria de saber se já seria bom repetir a ultra da próstata e confirmar se houve diminuição ?

    Geralmente, qual o tempo indicado para este tratamento ?

    Obrigada,
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Ivone. Geralmente o resultado é percebido na própria rotina, pois diminui as vezes de micção noturna e ocorre a melhora do jato urinário. Se ele já percebeu essas melhoras nos sintomas, é sinal que a próstata desinchou. Se quiser fazer o exame não tem problema algum. Caso ainda tenha edema, nos avise, pois podemos acrescentar o uso do Pygeum africanum como coadjuvante no tratamento. Entre em contato conosco. Estamos à disposição.
  • Marcelo
    O Saw palmetto diminui a libido e deixa impotente ?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Marcelo. Essa planta ajuda a diminuir o tamanho da próstata em caso de hiperplasia prostática benigna. Não deve ser usado com outras finalidades. Sendo essa a principal função, pode ocorrer a diminuição da libido sim, mas deve ser sempre avaliado o custo/benefício quando se faz um tratamento. qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
  • Oacyr Farias de Carvalho Filho
    Adquiri Sebal serr 2DH 15 mlvei 70graus liquido. Como devo ingerir, por favor?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Oacyr. Não sei onde você comprou, mas a dispensação correta de homeopatia líquida é no álcool 30%. Se você for tomar esse aí, faça diluição em um pouco de água para tomar. Estamos à disposição.
  • Antonio Torres
    Bom dia ! Observem que tem uma contradição no texto acima
    EFEITOS ADVERSOS
    "Esse fitoterápico pode causar náuseas, dor abdominal, distúrbios gástricos, constipação intestinal e diarreia. Em casos raros, hipertensão arterial, diminuição da libido, impotência sexual, ....."
    PARA QUE SERVE o Saw palmetto
    "É indicado também para queda de cabelos, desordem dos sistemas genital e urinário, impotência sexual e para aumentar a libido. ..."
    Afinal é bom ou não para aumentar a líbido ?
    Antônio Torres

    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Antônio. Agradeço por sua atenção no texto. Eles foram escritos por diferentes autores e eu não tinha percebido a contradição. Reafirmo que não é usado para impotência sexual e nem para aumentar a libido. Sua principal ação é para tratar a hiperplasia prostática benigna. Já fiz a alteração no texto. Muito obrigada.
  • jJose Carlos Camargo
    Estou tomando Saw palmeto, 400mg por dia sem intervalo, percebi que está diminuindo a libido. Se eu suspender o uso, sendo esse o motivo, a libido normaliza?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá José. Se parar de tomar o Saw palmetto, sua próstata volta a aumentar. Para melhorar a libido, pode tomar o Pygeum africanum junto. Entre em contato com nossos fitoterapeutas para orientação. Deixo o link para você ler: https://www.oficinadeervas.com.br/pygeum-africanum
  • PEDRO JARBAS DA SILVA
    Estou tomando saw palmeto 150mg e pyngeum africanum 50mg a mais ou menos uns 5 meses, minha próstata há oito meses estava com 46g e agora, após um exame trans retal, ela está com peso de 20g, isso é maravilhoso, pois tenho 61 anos e já me preparava para uma cirurgia de vaporização com o laser verde, e simplesmente não vou precisar mais fazxer. Deus é fiel.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Pedro. Fico muito feliz com o seu depoimento. Temos muitos casos de pessoas que conseguiram "fugir" de cirurgias como você. Agradeço por compartilhar a sua experiência conosco. Estamos sempre à disposição.
  • Gerson Barbosa
    Fiz exame PSA e deu 2,42 /mg e o tamanho 37 cm3 Fiz o exame de toque e o médico falou que minha próstata está normal , sem alterações.
    Não tenho problemas com a micção e não urino durante a noite, estou assintomático.
    Tenho 57 anos, o que vocês orientam?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Gerson. Você conseguiu esses resultados fazendo o tratamento com o Saw palmeto? Se foi isso mesmo, fico feliz que tenha conseguido bons resultados. Estamos à disposição para qualquer dúvida.
  • CyelJ4
    Boa noite! O Saw Palmetto abre os vasos...Que no caso teridiminuição da pressão arterial. Nos efeitos colaterais fala que pode ter hipertensão (casos raros).
    É uma contradição, não sou hipertenso, mas yenho tedência a ter, devo continuar o tratamento? Comecei agora.
    Aguardo resposta o mais rápido possível por favor.
    Desde já obrigado
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá,

    O Saw Palmeto está indicado em casos de alopécia androgênica, prostatite, hiperplasia benigna de próstata (HBP), em adenomas benignos da próstata, e nos processos
    inflamatórios associados a sintomas urológicos, tais como: retenção urinária, mictúria noturna, e alteração do fluxo urinário, que são características clínicas da HBP.
    Até o presente momento não tivemos relato de alteração de pressão arterial, nem para cima e nem para baixo.
    Quando escrevemos um artigo, fazemos buscas de informações em pesquisas e muitas vezes os resultados que os pesquisadores chegam não são os mesmos, chegando até a ser antagônicos.
    No caso desse efeito colateral raro, o que você pode fazer é um acompanhamento um pouco mais cuidadoso.
    Todo medicamento, independente de ser alopático ou fitoterápico, pode apresentar efeitos adversos. O que deve prevalecer é o bom senso em decidir sobre o risco/benefício.

    Segue abaixo a ficha técnica do fornecedor:
    https://florien.com.br/wp-content/uploads/2017/06/SAW-PALMETO.pdf

    Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Temos o Whatsapp também (16) 98234-0111 ou pelo link abaixo.

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Estamos à disposição.
  • Paulo Thies
    Boa noite, estou tomando 500mg de saw palmetto por dia. Dose única. Posso aumentar a dose? Tem problema em dobrar esta dose, ou seja, tomar dois comprimidos de 500mg, um no almoço e outro no jantar.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Paulo.

    Depende da forma que você usa, isto é, existe o extrato seco de saw palmetto, que é a forma concentrada, e existe o pó da planta. Então a dosagem pode variar, dependendo de qual matéria prima é usada na manipulação da sua cápsula.
    Outro fator a ser considerado é a sua idade e os sintomas.
    A dosagem usual do extrato seco é de 160mg em duas tomadas diárias.

    Entre em contato conosco para esclarecer melhor sobre o produto que você está usando.

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Estamos à disposição.
  • DIRCEU CHAVES JUNIOR
    Comecei a tomar dose diaria de 160 mg.. Meu PSA deu 7,50 ..... posso continuar a tomar ?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Júnior

    Pode tomar sim o Saw palmetto E.S. 160mg 3 vezes ao dia (almoço e jantar). Para um efeito potencializado do Saw palmetto, você pode acrescentar ao seu tratamento o Óleo de Semente de Abóbora 1g, tomando 1 cápsula no almoço e 1 cápsula no jantar.

    Clique nos links abaixo para ver o Sae palmetto e o Óleo de Semente de Abóbora:

    https://www.oficinadeervas.com.br/saw-palmetto

    https://www.oficinadeervas.com.br/oleo-de-semente-de-abobora

    Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas, clicando no link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Estamos à disposição.
  • Junior
    Tomo o serenoa e o africum para prostatite, se eu ficar um dia sem tomar o medicamento, e quiser tomar uma cerveja no final de semana posso fazer isso? Não atrapalha o meu tratamento?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Júnior,

    Não precisa suspender o uso desses fitoterápicos para tomar a cerveja, pois não há risco de cortar o efeito.

    Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Estamos à disposição.
  • PEDRO
    ESTOU QUERENDO FAZER USO DO SAW PALMETTO PORQUE TENHO PROBLEMA DE HPB ESSE MEDICAMENTO DIMINUI A LIBIDO FICO PREOCUPADO EM USAR E TER PROBLEMA DE IMPOTENCIA AS VEZES TEMOS QUE PAGAR O PRECO TOMO TADALAFILA 5 MG SERA QUE TEREI PROBLEMA SE ASSOCIAR ESSES DOIS MEDICAMENTOS? PODEM ME ORIENTAR SOBRE ISTO?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Pedro.

    Para poder orientar, precisamos de mais informação. Entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe a sua idade, que tratamento foi proposto para a HPB, que sintomas apresenta, se toma algum medicamentou e se tem algum problema de saúde além da HPB.

    Deixo o link para contato:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/


    Estamos à disposição.

Deixe seu comentário sobre:
Saw Palmeto