Quartzo é considerado o mineral mais abundante existente na Terra. Sua forma mais conhecida são as de cristais de quartzo, semelhantes a pedaços de vidros quebrados. As formações dos quartzos fazem parte de um processo geológico que pode levar milhares de anos. O quartzo é considerado um dos minerais comuns mais resistentes, com um alto grau de dureza, ficando atrás apenas de minerais raros como o diamante e o topázio.

Conhecida pelos gregos, o quartzo verde também chamado de Aventurina, era considerada a pedra da sorte, da coragem e do otimismo. Por essa crença e sua beleza, sempre foi usada na forma de adornos, sendo até hoje fonte de produtos como objetos de decoração, brincos, colares, pingentes, entre outros.
Seu uso terapêutico é antigo. É um cristal para ser utilizado no chakra do coração. A cor verde é calmante, desinfetante e desintoxicante. Colocado sobre a altura do coração, acalma o coração, alivia o stress, traz equilíbrio para o organismo, devolve o ritmo cardíaco, proporciona paz mental e espiritual.
Além do uso do próprio cristal, pode-se usar a essência do Quartzo Verde na forma de solução oral, tomando-se algumas gotas ao dia, para tratar alguns sintomas:

Ajuda nas crises de bronquite aguda (associar às essências Jaspe Verde e Citrino Amarelo).
Rinite com muita coriza; tosse com muita produção de catarro; pneumonias; gripes catarrais.
Indicado em qualquer sintoma alérgico respiratório agudo.
Opressão no peito.
Indicado também para alergias de pele: prurido (coceira) em qualquer parte do corpo; eczemas principalmente com descamação; desidrose das mãos e pés; psoríase; assaduras.
Alivia também dor, azia e queimação em gastrite, úlcera gástrica ou hérnia de hiato (refluxo gástrico).
Por: Eliza Harada
⇒ Oficina de Ervas: Oi Mariana. É incrível mesmo, mas poucos conhecem a ação dos cristais. Agradeço pelo seu relato. Abraços.