Panacéia

Conheça nossas fórmulas magistrais para Panacéia. Veja nossa lista de opções:
Tintura 60mL,   
Panacéia (Solanum cernuum)
É muito comum as pessoas nos procurarem dizendo: "Você conhece tal planta? Ela é tão boa que serve para tudo". Calmamente nós dizemos: "Veja bem, não é bem assim! Ela até pode ser boa para muitas doenças, mas não podemos dizer que ela é boa para tudo (até existe uma planta com este nome "paratudo"). Se ela fosse realmente boa para todas as doenças, não precisaríamos das outras, não é verdade?" Mas a população é assim mesmo. Ao mesmo tempo em que é detento-ra de uma sabedoria infinita, às vezes meio que exagera um pouco, e aí é necessário o bom senso para saber até onde podemos acreditar em suas afirmações. Na área farmacêutica também existem situações em que se diz que o fitoterápico "serve para tudo": o termo é panacéia. Sendo assim, tecnicamente panacéia é aquele fitoterápico que teoricamente serve para uma infinidade de doenças.
.
Esclarecido o termo técnico panacéia, vamos agora falar da planta de nome panacéia, a Solanum cernuum e, provavelmente, ela possui este nome devido à grande amplitude de aplicações que possui. Planta arbustiva, medindo cerca de 2 a 3 metros, com caule extremamente piloso, com flores que saem de pequenas cimeiras, com muitos pelos, parecendo uma patinha do bicho preguiça e é por isto que também é conhecida como braço-de-preguiça. Suas folhas são de um verde escuro intenso e brilhante e no verso do limbo apresenta um verde bem claro, com a presença de muitos pelos. Seu aroma é muito intenso na hora de preparar o chá e muitas pessoas acabam desistindo do tratamento, reclamando do seu sabor, mas elas não sabem o que estão perdendo.
.
Mas afinal de contas em que situações podemos empregar a panacéia? Basicamente as pessoas a utilizam para problemas renais. Possui ação diurética, é muito indicada para pedras nos rins e até mesmo infecção urinária. Como apresenta uma ação depurativa, pode ser empregada para uma série de doenças, como úlceras cutâneas, doenças de pele, urticária e eczemas. Antigamente também era muito utilizada em doenças venérias e até mesmo no tratamento da gonorréia. Ainda hoje é empregada para reumatismo, distúrbios uterinos, como calmante para pessoas com problemas de coração. Também possui ação para desobstruir o fígado, facilitando os processos digestivos, além de possuir ação hemostática. Acredito que devido a tantas ações é que as pessoas acabam dizendo que serve para tudo (panacéia). Antigamente pegavam suas folhas, davam uma leve tostada no forno a lenha e preparavam um chá que diziam que era muito saboroso. Prova-velmente pelo fato de ser aquecida, seus óleos se evaporavam e o sabor do chá ficava bem melhor. Mas o que importa é que podemos nos beneficiar muito das qualidades desta planta que é nativa do Brasil e encontrada principalmente na região sudeste e sul.
.
Quem tiver um espaço em seu jardim ou no fundo do quintal pense em plantar uma mudinha de panacéia que ficará um arbusto bonito e útil para os residentes e a vizinhança.

Ademar Menezes Junior

Comentários


  • Oscar
    Tenho uma horta com ervas gostaria de obter uma muda de Panaceia vcs poderiam me ajudar
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Oscar. Desativamos nossa área de produção de ervas medicinais. Deixo nosso contato para qualquer dúvida. farmacia@oficinadeervas.com.br Estamos à disposição.
  • Carla
    Boa tarde gostaria saber o preço da planta paneceia
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Carla. Temos a panaceia na forma de tintura. Está custando R$ 33,00 o frasco de 60mL. Deixo aqui o link: https://www.oficinadeervas.com.br/panaceia Qualquer dúvida, entre em contato pelo farmacia@oficinadeervas.com.br Estamos à disposição.
  • Valecia
    Gostaria da relação de mudas que vc tem
    ⇒ Oficina de Ervas: Valecia, somos uma farmácia de manipulação, infelizmente não trabalhamos com mudas de plantas. Mas, se tiver interesse em conhecer nossos produtos, deixo o link de nosso site: https://www.oficinadeervas.com.br/ . Um abraço.
  • Patrícia
    É verdade que serve para emagrecer também?
    ⇒ Oficina de Ervas: Bom dia, Patrícia! Como ela é diurética e ajuda na digestão, pode ajudar no processo de emagrecimento. Mas só ela não vai resolver. Para emagrecer, é preciso seguir uma alimentação balanceada e uma rotina de exercícios físicos.
  • GRACIOSA Maria Moreira Borges
    É contra indicado para insuficiência renal.
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Maria. Em caso de insuficiência renal, por se tratar de um problema grave e que requer cuidados específicos, é prudente não usar nada, independente de ser um produto natural. A panaceia é uma planta com ação diurética e pode sobrecarregar os rins, já que tem suas funções já reduzidas. Tudo depende do grau do problema, mas somente o seu médico pode te orientar. Estamos à disposição.
  • Roseli Maria de freitas
    Oi bom dia Tenho mts dores nas juntas Mts dores mesno e meu joelho doi demais seria bom eu tomar panaceia
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Roseli. A panaceia aliviaria as dores se fossem causadas por acúmulo de ácido úrico no sangue. Para dores nas juntas e joelhos, que geralmente são causadas por desgastes, pode usar plantas com ação anti-inflamatória como a Canela de Velho e também o UC II que é um colágeno específico para as articulações. Entre em contato com nossa equipe de fitoterapeutas para explicar o seu caso e podermos avaliar. Nosso contato é farmacia@oficinadeervas.com.br ou (16)98234-0111
  • Jésus Xavier de Lima
    Minha esposa estava com infecção urinária com sangramento, tomou um chá de panaceia e logo parou o sangramento e a dor, tempo suficiente pra mais alguns dias à frente procurasse um médico para tratar da infecção.
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Jesus. Que bom saber do seu relato. Muito obrigada.
  • Brenda Fernanda Braga
    Boa tarde, sou lactante e estou com infecção urinária, gostaria de saber si posso utilizar esse chá durante a amamentação.
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Brenda. Não há nenhum relato sobre o uso para lactantes, mas por ser uma planta diurética, pode ser que diminua a produção de leite, além de afetar o sabor. Passe para nós que idade tem o seu bebê, se você tem boa produção de leite, se toma bastante água, etc. Assim poderemos te orientar melhor. A única opção que pensei ser viável é o Cranberry. Vou deixar o link para você ler: https://www.oficinadeervas.com.br/cranberry. Essa fruta protege as paredes da bexiga e talvez seja a que menos altere o sabor do leite. Deixo aqui o nosso contato para conversarmos melhor: farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
  • Ana
    Sou diabética tipo 2 gostaria de saber se a panacéia pode me ajudar?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Ana. A panacéia pode ajudar por ser uma planta depurativa, mas não é a mais indicada para controlar a glicemia. Temos plantas com comprovação científica para isso, como a Pata de Vaca e o Melão de São Caetano. Qualquer dúvida, fale com nosso fitoterapeuta pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
  • Camila
    Estou gestante de 21 semanas , me apareceu uma pedra nos rins que não me deixa dormir á uns bons dias ! Tomar esse chá seria abortivo ? Estou com receio em tomar !
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Camila. Nós não recomendamos o uso de nenhum fitoterápico em fase de gestação, e embora não exista restrição, também não há estudo sobre o seu uso nessa fase. O que pode ajudar é tomar água, comer alimentos diuréticos como o melão e a melancia e procurar o seu médico, pois pode acarretar em infecção. Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo nosso email farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
  • Vera
    Olá! Serve pra amenizar manchas na pele como melasmas?
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Vera. Para manchas desse tipo o indicado é o Betawhite. Pode passar nas manchas toda noite e pela manhã com protetor solar por cima. Deixo o link: https://www.oficinadeervas.com.br/clareador-de-pele. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.
  • JOSIANE
    Estou gestante com 15 semanas, estou com infecção urinária por streptococcus agalactiae nesse caso é indicado ou teria algo melhor? Também estou com ptiriase rósea seria bom também?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Josiane. Durante a gestação uso de todo medicamento deve se feito apenas com acompanhamento de seu medico. O ideal é que converse com ele e fale os sintomas que tem sentido,para que assim sugira o melhor tratamento para seu caso. Estamos a disposição.
  • José dos Santos veloso
    Usei para uma infecção urinária foi excelente
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá José. Ficamos felizes com seu depoimento e tenha tido bons resultados com o uso. Abraços.
  • Erica
    Creme de panaceia cura granuloma anular ?
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Erica. Não tenho essa informação e pelo que sei, esse problema até pode desaparecer com o tempo. O que os médicos indicam variam com os sintomas. Se quiser, temos um creme de babosa, curcuma e confrei, que tem ação anti-inflamatória e cicatrizante, caso esteja aberto. Entre em contato com nossa equipe para passar com detalhes o seu caso. Estamos à disposição pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br.
  • Nathalia Andrade
    Ela elimina pedra da vesícula tbm ? Como tomar?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Natalina. Existem outras plantas mais especificas para auxiliar em pedra na vesícula,mas depende muito do tamanho da pedra caso esteja muito grande, a remoção seria apenas por meio cirúrgico. Entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br para que possamos auxiliar. Estamos a disposição.
  • Altair Pinto da Silva
    Olá, serve para amenizar dores e tratar úlceras de estase na perna (ferida) ?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Altair. Trabalhamos com algumas outras plantas mais especificas para seu caso. Entre em contato através do e-mail farmácia@oficinadeervas.com.br para que possamos auxiliar. Estamos a disposição.
  • Aliandra de souza marques
    O cha de panacéia tem sabor amargo mesmo?ou pode ter sido a maneira com q foi preparado?
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Aliandra. O preparo correto é colocar 3 a 4 xícaras de água para ferver. ao levantar a fervura, desligue o fogo e coloque um punhado da planta seca que corresponda a 1/4 da palma da sua mão. Abafe e espere uns minutos em infusão. Depois você pode tomar dividindo em 3 a 4 tomadas. Tome tudo no mesmo dia e não deixe a planta ferver. Dessa forma, o sabor será o normal característico de cada planta. A panaceia não é amarga. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.

Deixe seu comentário sobre:
Panacéia