Panacéia
Conheça nossas fórmulas magistrais para Panacéia.
Veja nossa lista de opções:
Tintura 60mL,
Panacéia (Solanum cernuum)
É muito comum as pessoas nos procurarem dizendo: "Você conhece tal planta? Ela é tão boa que serve para tudo". Calmamente nós dizemos: "Veja bem, não é bem assim! Ela até pode ser boa para muitas doenças, mas não podemos dizer que ela é boa para tudo (até existe uma planta com este nome "paratudo"). Se ela fosse realmente boa para todas as doenças, não precisaríamos das outras, não é verdade?"
Mas a população é assim mesmo. Ao mesmo tempo em que é detentora de uma sabedoria infinita, às vezes meio que exagera um pouco, e aí é necessário o bom senso para saber até onde podemos acreditar em suas afirmações.
Na área farmacêutica também existem situações em que se diz que o fitoterápico "serve para tudo": o termo é panacéia. Sendo assim, tecnicamente panacéia é aquele fitoterápico que teoricamente serve para uma infinidade de doenças.
Esclarecido o termo técnico panacéia, vamos agora falar da planta de nome panacéia, a Solanum cernuum e, provavelmente, ela possui este nome devido à grande amplitude de aplicações que possui. Planta arbustiva, medindo cerca de 2 a 3 metros, com caule extremamente piloso, com flores que saem de pequenas cimeiras, com muitos pelos, parecendo uma patinha do bicho preguiça e é por isto que também é conhecida como braço-de-preguiça.
Suas folhas são de um verde escuro intenso e brilhante e no verso do limbo apresenta um verde bem claro, com a presença de muitos pelos.
Seu aroma é muito intenso na hora de preparar o chá e muitas pessoas acabam desistindo do tratamento, reclamando do seu sabor, mas elas não sabem o que estão perdendo.
Está gostando do nosso informativo? Clique aqui e receba nossos informativos mensais.
Mas afinal de contas em que situações podemos empregar a panacéia?
Basicamente as pessoas a utilizam para problemas renais. Possui ação diurética, é muito indicada para pedras nos rins e até mesmo infecção urinária. Como apresenta uma ação depurativa, pode ser empregada para uma série de doenças, como úlceras cutâneas, doenças de pele, urticária e eczemas.
Antigamente também era muito utilizada em doenças venérias e até mesmo no tratamento da gonorréia. Ainda hoje é empregada para reumatismo, distúrbios uterinos, como calmante para pessoas com problemas de coração. Também possui ação para desobstruir o fígado, facilitando os processos digestivos, além de possuir ação hemostática.
Acredito que devido a tantas ações é que as pessoas acabam dizendo que serve para tudo (panacéia). Antigamente pegavam suas folhas, davam uma leve tostada no forno a lenha e preparavam um chá que diziam que era muito saboroso. Provavelmente pelo fato de ser aquecida, seus óleos se evaporavam e o sabor do chá ficava bem melhor.
Mas o que importa é que podemos nos beneficiar muito das qualidades desta planta que é nativa do Brasil e encontrada principalmente na região sudeste e sul.
Quem tiver um espaço em seu jardim ou no fundo do quintal pense em plantar uma mudinha de panacéia que ficará um arbusto bonito e útil para os residentes e a vizinhança.
Ademar Menezes Junior
⇒ Oficina de Ervas: Oi Oscar. Desativamos nossa área de produção de ervas medicinais. Deixo nosso contato para qualquer dúvida. farmacia@oficinadeervas.com.br Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Carla. Temos a panaceia na forma de tintura. Está custando R$ 33,00 o frasco de 60mL. Deixo aqui o link: https://www.oficinadeervas.com.br/panaceia Qualquer dúvida, entre em contato pelo farmacia@oficinadeervas.com.br Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Valecia, somos uma farmácia de manipulação, infelizmente não trabalhamos com mudas de plantas. Mas, se tiver interesse em conhecer nossos produtos, deixo o link de nosso site: https://www.oficinadeervas.com.br/ . Um abraço.
⇒ Oficina de Ervas: Bom dia, Patrícia! Como ela é diurética e ajuda na digestão, pode ajudar no processo de emagrecimento. Mas só ela não vai resolver. Para emagrecer, é preciso seguir uma alimentação balanceada e uma rotina de exercícios físicos.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Maria. Em caso de insuficiência renal, por se tratar de um problema grave e que requer cuidados específicos, é prudente não usar nada, independente de ser um produto natural. A panaceia é uma planta com ação diurética e pode sobrecarregar os rins, já que tem suas funções já reduzidas. Tudo depende do grau do problema, mas somente o seu médico pode te orientar. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Roseli. A panaceia aliviaria as dores se fossem causadas por acúmulo de ácido úrico no sangue. Para dores nas juntas e joelhos, que geralmente são causadas por desgastes, pode usar plantas com ação anti-inflamatória como a Canela de Velho e também o UC II que é um colágeno específico para as articulações. Entre em contato com nossa equipe de fitoterapeutas para explicar o seu caso e podermos avaliar. Nosso contato é farmacia@oficinadeervas.com.br ou (16)98234-0111
⇒ Oficina de Ervas: Oi Jesus. Que bom saber do seu relato. Muito obrigada.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Brenda. Não há nenhum relato sobre o uso para lactantes, mas por ser uma planta diurética, pode ser que diminua a produção de leite, além de afetar o sabor. Passe para nós que idade tem o seu bebê, se você tem boa produção de leite, se toma bastante água, etc. Assim poderemos te orientar melhor. A única opção que pensei ser viável é o Cranberry. Vou deixar o link para você ler: https://www.oficinadeervas.com.br/cranberry. Essa fruta protege as paredes da bexiga e talvez seja a que menos altere o sabor do leite. Deixo aqui o nosso contato para conversarmos melhor: farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Ana. A panacéia pode ajudar por ser uma planta depurativa, mas não é a mais indicada para controlar a glicemia. Temos plantas com comprovação científica para isso, como a Pata de Vaca e o Melão de São Caetano. Qualquer dúvida, fale com nosso fitoterapeuta pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Camila. Nós não recomendamos o uso de nenhum fitoterápico em fase de gestação, e embora não exista restrição, também não há estudo sobre o seu uso nessa fase. O que pode ajudar é tomar água, comer alimentos diuréticos como o melão e a melancia e procurar o seu médico, pois pode acarretar em infecção. Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo nosso email farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Vera. Para manchas desse tipo o indicado é o Betawhite. Pode passar nas manchas toda noite e pela manhã com protetor solar por cima. Deixo o link: https://www.oficinadeervas.com.br/clareador-de-pele. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Josiane. Durante a gestação uso de todo medicamento deve se feito apenas com acompanhamento de seu medico. O ideal é que converse com ele e fale os sintomas que tem sentido,para que assim sugira o melhor tratamento para seu caso. Estamos a disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá José. Ficamos felizes com seu depoimento e tenha tido bons resultados com o uso. Abraços.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Erica. Não tenho essa informação e pelo que sei, esse problema até pode desaparecer com o tempo. O que os médicos indicam variam com os sintomas. Se quiser, temos um creme de babosa, curcuma e confrei, que tem ação anti-inflamatória e cicatrizante, caso esteja aberto. Entre em contato com nossa equipe para passar com detalhes o seu caso. Estamos à disposição pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Natalina. Existem outras plantas mais especificas para auxiliar em pedra na vesícula,mas depende muito do tamanho da pedra caso esteja muito grande, a remoção seria apenas por meio cirúrgico. Entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br para que possamos auxiliar. Estamos a disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Altair. Trabalhamos com algumas outras plantas mais especificas para seu caso. Entre em contato através do e-mail farmácia@oficinadeervas.com.br para que possamos auxiliar. Estamos a disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Aliandra. O preparo correto é colocar 3 a 4 xícaras de água para ferver. ao levantar a fervura, desligue o fogo e coloque um punhado da planta seca que corresponda a 1/4 da palma da sua mão. Abafe e espere uns minutos em infusão. Depois você pode tomar dividindo em 3 a 4 tomadas. Tome tudo no mesmo dia e não deixe a planta ferver. Dessa forma, o sabor será o normal característico de cada planta. A panaceia não é amarga. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Joziane. A planta mais indicada é a Carqueja. No entanto, como você está amamentando, não é aconselhável usar a planta nesse período, por ser uma planta muito amarga. Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Vitor. Não conheço quem tenha muda de panaceia para vender. Aqui é uma farmácia de manipulação e não comercializamos mudas. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Ana. Nessa fase não indicamos tomar nada, para não correr risco de alterar a produção de leite. Se você quiser alguma orientação, entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe com detalhes as suas necessidades, se tem boa produção de leite, etc. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Fabiana. Que bom saber disso. Se você tiver qualquer dúvida, pode falar com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Rafael. Essas duas são plantas diferentes. O que elas têm em comum é a ação diurética. Caso queira mais informações ou orientação, entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Aparecida, pode fazer o uso do chá da Panacéia, coso necessite de maiores informações entre em contato pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br
⇒ Oficina de Ervas: Olá, nas literaturas que temos disponíveis não cita que altera a menstruação mas ajuda nas cólicas menstruais. Ficamos a disposição através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br
⇒ Oficina de Ervas: Olá Carlos. Geralmente se toma 1 dose nas refeições (café, almoço e jantar). Dependendo do caso, pode tomar em intervalos menores. Estamos à disposição para que você entre em contato e explique suas necessidades.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Luiz. A forma correta é fazer a infusão em água quente. A quantidade diária pode ser de 3 a 4 xícaras do chá. Entre em contato com nossos fitoterapeutas para qualquer informação. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Aline, existem fitoterápicos que podem auxiliar nesse quadro como por exemplo a Boswellia e o UCII. Para maiores informações entre em contato pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br
⇒ Oficina de Ervas: Olá Paulo. A Panaceia pode ajudar por ser uma planta com ação desintoxicante e diurética e pode ser usada na forma de chá ou tintura. No entanto, a psoríase é uma doença de origem emocional, e por isso é importante que se trate o equilíbrio emocional. Se você não está fazendo uso de plantas calmantes ou ansiolíticas, converse com nossos fitoterapeutas. Informe sua idade, que tratamento faz, se usa algum medicamento, se tem algum problema de saúde, como estão as lesões de psoríase. Estamos à disposição.