Melissa: resolve problemas de ansiedade e insônia
Conheça nossas fórmulas magistrais para Melissa. Veja nossa lista de opções:
Tintura 60mL, Extrato Fluido 60mL, 90 cápsulas de 250mg, Chá em Sachê Orgânico (10 unid.) Kampo de Ervas, Xarope Composto em mel de Maracujá + Melissa 250mL, Xarope Composto dietético (Xilitol) de Maracujá + Melissa 250mL, Chá Orgânico Kampo de Ervas 30g,
Informações sobre Melissa
Nome Botânico: Melissa officinalis L.
Família: Labiatae
Parte utilizada: Toda a planta, principalmente as folhas.
Histórico da Melissa
A Melissa é cultivada a mais de 2 mil anos na região do mediterrâneo. Foram os árabes que inicialmente usaram como planta medicinal pra tratar a ansiedade e a depressão.
Componentes da Melissa
Óleos essencial – constituído por linalol, nerol, geraniol, citronelol, alfa terpineol, terpineno 1-4-ol, neral, geranial, cariofilenol, farnesol, 10-epi-alfa-cadinol, alfa cubebeno, alfa copaeno, beta bueboneno, beta cariofileno, alfa humuleno, germacraneno D, ocimenos.
Flavonoides – luteolol-7-glucósido, ramnocitrosido, apigenina e quercitrósido.
Outros – resina, taninos, ácidos fenilcarboxílicos.
Indicações da Melissa
A Melissa é indicada para efeito carminativo; efeito sedante suave; ligeiramente hipinótico (Wannmacher L. et al.,1990; Soulimani R. et al., 1991); efeito em desordens nervosas e de ansiedade; atividade antiviral contra herpes simples tipo 1 e rotavírus SA-11 (Dimitrova Z. Et al., 1993 / Lanna M. et al., 1997); pode ser utilizada em casos de hipertireoidismo (Hoffmann D., 1991); atividade antiespasmódica; antidepressiva; angustias; insônia; picadas de inseto.
Contraindicações da Melissa
Durante a gravidez e lactação o seu uso deve ser evitado.
Em casos de hipotireoidismo o seu uso é contra indicado.
Efeitos Colaterais da Melissa
Pode ocorrer hipotensão arterial; em uso tópico pode ocorrer hipersensibilidade e fotossensibilidade; entorpecimento
Interações com a Melissa
Efeito potencializado pelos hipnóticos.
Dosagem / Modo de Usar a Melissa

Na forma de infusão usar 2 a 5 g de Melissa em 100 mL de água aquecida (quando começar a formar bolhas durante o aquecimento), aguardar entre 5 a 10 minutos, coar para consumir por via oral.
Extrato Fluido: 1 gota/kg/dia em 3 tomadas diárias.
Tintura: 2 gotas/kg/dia em 3 a 4 tomadas diárias.
Cápsulas (pó): 20 a 40 mg/kg/dia, em 3 tomadas diárias.
Duração da Administração da Melissa
O uso da Melissa deve ser feita durante o tempo em que se fizer necessário.
Precauções de Armazenamento da Melissa
Armazenar a Melissa em recipiente hermético, ao abrigo de luz, calor e umidade.
Referências Bibliográficas
SCHAUENBERG, P.;PARIS,F. Guia de las plantas medicinales.Barcelona: Omega, 1980. 420 p.
VAN HELLEMONT, J. Compendium de phytotherapie. Bruxelles : AssociationPharmaceutique Belge, 1985. 462 p.
Melissa (Melissa officinallis)
Tratamento de Insônia com Plantas Medicinais

Com a ansiedade controlada, a pessoa começa a relaxar, a musculatura se distende, as dores na coluna e a tensão nos ombros, também são suavizadas e a qualidade do sono melhorará muito. Outra situação muito comum é a insônia devido a problemas de fígado. O fígado congestionado provoca dores no corpo, irritabilidade, insônia, boca amarga, entre outros sintomas. Para ajudar a descongestionar o fígado existe uma planta hipnótica brasileira fantástica - o Mulungu – Erythrina mulungu , uma arbórea nativa dos Cerrados brasileiros, sendo a sua casca empregada na forma de tinturas ou cápsulas. E se ainda não conseguir dormir, experimente o maracujá – Passiflora edulis, lembrando que o remédio são as folhas e não o fruto. Com certeza você irá encontrar uma planta que irá fazer com que se deite "nos braços de Morfeu".
Está com dúvidas sobre a Melissa?
Fale com o nosso fitoterapeuta, clicando aqui.
Ademar Menezes Junior
⇒ Oficina de Ervas: Oi Beatriz. A melissa pode alterar os níveis do hormônio da tireoide. Como você toma remédios e deve estar controlado, pode continuar tomando o chá somente de noite. No entanto, existem outras plantas que podem ajudar a melhorar a qualidade do sono sem esse risco para sua tireoide, como as folhas de maracujá, a lípia e o capim limão. Tente usar essas outras plantas e qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br ou pelo whats (16) 98234-0111. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Bom dia, Anderson! O extrato fluido é mais concentrado que a tintura, então é mais forte. Se sua ansiedade e insônia forem mais intensas, é melhor o extrato fluido. Você também pode perguntar para um dos nossos Fitoterapeutas para saber quais outras plantas vão te ajudar, pelo whatsapp (16) 98234-0111 Qualquer dúvida, ficamos à disposição