Melão de São Caetano para sua saúde.

O Melão de São Caetano, conhecido cientificamente como Momordica charanthia, é uma planta da família Cucurbitaceae e é originária do leste da Índia e sul da China. Em todo o Brasil, também vem a ser reconhecido por nomes populares como erva de São Caetano, fruto de cobra, erva das lavadeiras, Erva de São Vicente, pepino amargo, Bitter melon (inglês), Ku Gua (Chinês) e melãozinho.

melao sao caetano fruto1

É uma trepadeira de cheiro desagradável que possui flores amareladas ou esbranquiçadas, folhas palmatífidas e fruto dourado que abre-se em válvulas espinhosas, possuindo carnosidade mole em seu interior, que torna-se amarelo avermelhada quando madura.

O Melão de São Caetano pode ser facilmente encontrado em locais como pomares, hortas, cafezais, cercas, alambrados e terrenos baldios. Foi largamente utilizado pela medicina popular e pelas tribos do Amazonas. Principalmente pelas lavadeiras para clarear roupas e tirar manchas.

Principais indicações terapêuticas do Melão de São Caetano: Adstringente, afrodisíaca, aperitiva, estomáquica, anti-hemorroidário, antidiabética, antimicótica, antifebrífuga, antileucorréico, anti-reumática, antiflatulenta, anticatarral, antipirética, cicatrizante, colerética, depurativa do sangue, emenagoga, febrífuga, hipotensora, hipoglicêmica, laxante, purgativa, antitumoral e antiviral.

Parte utilizada: Frutos, hastes, folhas e sementes.

melao sao caetano flor

Contra-indicações/cuidados: gestantes, nutrizes e crianças; as sementes contém compostos tóxicos e teratogênicos, não devendo ser ingeridas em grandes quantidades, pois também é abortivo e inibidor da síntese proteica. Também é contra indicada para pessoas que querem ter filhos. Não administrar em diabéticos, pois tem efeitos hipoglicêmicos e portadores de diarreia crônica, pois aumenta o número de evacuações e provoca a diarreia pastosa. As sementes têm compostos tóxicos e não devem ser ingeridas em grandes quantidades. Causa alterações nos testes laboratoriais do sangue - glicosúria falso-negativo em exames que usem fitas oxididantes-reagentes e reagentes de Benedict; embora não tenha efeitos sobre as leveduras e fungos; seu uso prolongado pode prejudicar a flora bacteriana fisiológica levando ao crescimento de certas leveduras oportunistas, como a cândida.

Efeitos colaterais: causa queda drástica da taxa de glicose sanguínea (hipoglicemia) em poucas horas; pode ter ação teratogênica; in vitro, é um inibidor da síntese proteica; pode causar aborto.

Por: Eliza Harada

Comentários


  • LUIZ CARLOS MENEZES
    ESTOU APRENDENDO
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Luiz. Fico feliz. Você pode entrar em contato com nossa equipe se tiver qualquer dúvida.
  • Sônia Vicente
    Como devo usar o melão depurativo do sangue?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Sônia. Existe a planta Salsaparrilha que possui uma melhor ação como depurativa do sangue . Peço que entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br para que possamos orienta-la . Estamos a disposição.
  • Dion
    Se ela é antidiabética, como diz para não administrar em diabéticos?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Dion. Caso a pessoa já faça uso de algum medicamento para controle da diabetes o uso deve ser feito com cautela pois pode haver hipoglicemia. Qualquer duvida entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br . Estamos a disposição.
  • Gilliard
    O melão de são Caetano pra combater o câncer, como é tomado?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Giliard. O Melão de São Caetano pode auxiliar no tratamento juntamente com o prescrito pelo medico por possuir ação antitumoral. Peço que entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br precisamos de algumas informações como idade, peso e onde esta localizado o câncer para auxiliar. Estamos a disposição.
  • Mabel
    Ouvi que o melão de são Caetano é bom pra imunidade. Como deve ser usado?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Mabel. Existem algumas outras plantas mais indicadas para regular o sistema imunológico, como a Equinacea, Unha de gato, Astragalus e a Curcuma . Elas podem ser utilizadas na forma capsulas, chá ou em tintura . Estamos a disposição.
  • Wagner Bezerra Gomes
    o melão de São Caetano pode ser usado como um anti concepcional natural? como?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Wagner. o Melão de São Caetano não é indicado para essa finalidade,caso seja feito o uso dele deve se usar um método contraceptivo. Evitar o uso na gravidez e lactação; pode ser abortiva e teratogênica . Qualquer duvida entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br . Estamos a disposição.
  • Fernanda
    O melão são Caetano faz a menstruação descer??
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Fernanda. Não tem essa ação. Ela é indicada para problemas de diabetes, digestão e controle de colesterol, além de outras ações, mas que não incluem a parte hormonal.
  • Edson Peres Gonçalves
    GOSTARIA DE SABER SE POSSO USAR ESSA ERVA PARA TENTAR COMBATER UM CANCER DE PULMÁO QUE MEU CACHORRO TEM.DESCOBRIMOS AGORA E ESTAMOS TENTANDO DE TUDO PARA SALVA-LO.DESDE JÁ AGRADEÇO A ATENÇÃO.
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Edson. O melão de são caetano pode abaixar a glicemia. então, a escolha da planta antitumoral deverá levar em consideração vários fatores, como sintomas, taxa glicêmica, alimentação, etc. Respondi ao seu email agora mesmo e podemos continuar o atendimento por lá. Fico à disposição.
  • Ivanice
    Queria saber se o chá das folhas de melão de São Caetano ajuda a melhorar os sintomas da sinusite crônica
    ⇒ Oficina de Ervas: Ivanice, bom dia. Não costumamos sugerir as folhas do Melão de São Caetano para sinusite, existem outras formas naturais para auxiliar em conjunto com o tratamento médico. Para maiores informações peço que entre em contato pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br
  • Hello
    Cha da folhas do melao sao caetano ,aborta?
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Hello. Em caso de gravidez, não é aconselhável usar nenhuma planta, seja qual for a ação dela. O Melão de São Caetano não é abortivo, mas não use se estiver grávida. Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Estamos à disposição.
  • Joyce
    O chá de melão são Caetano se for ingerido por uma grávida gera apenas o aborto ou pode acontecer algo mais com o bebê se não o abortar ?
    ⇒ Oficina de Ervas: Joyce, pode acontecer coisas terríveis que ira se arrepender para o resto da vida.
  • Joyse
    Oi além do aborto pode causar mal a minha saúde ou não
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Joyse. O melão de São Caetano é uma planta ótima, mas há algumas contraindicações e cuidados que devem ser tomados durante seu uso. O uso interno é contraindicado para: Grávidas - pois possui ação teratogênica, ou seja, pode causar aborto ou má formação no embrião; Mulheres e homens que estão tentando ter filhos - pois ela diminui a fertilidade de ambos; Mulheres que estão amamentando (lactantes); Crianças de até 10 anos. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.
  • Josmar Pinto
    Tenho resistência insulina e preciso emagrecer como devo usar o Melão de São Caetano juntamente com a dieta Cetogenica?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Josmar. Para poder te orientar, precisamos saber se você já toma algum medicamento para controlar a glicemia. Entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe a sua idade, que medicamentos usa, se a glicemia está alterada, se tem algum problema de saúde, se faz exercícios, dieta. Informe se tem retenção de líquidos e se o funcionamento do intestino é lento. Assim poderemos te orientar com relação ao melão de são caetano ou de outras plantas que podem te ajudar. Estamos à disposição.
  • Fernanda
    Oi . Esse melao sao caetano causa oque em gestantes
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Fernanda. Grávidas - pois possui ação teratogênica, ou seja, pode causar aborto ou má formação no embrião. As sementes do melão de São Caetano têm uma toxicidade maior que o resto da planta, por isso é melhor evitar ingeri-las. Qualquer dúvida, entre emcontato.
  • Simone
    53 anos, em tratamento do cancer de mama com mestastases osseas a 1 ano. Como utizar o melao de sao caetano para impedir o crescimento do tumor?
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Simone. Geralmente se usa 1 cápsula de 300mg 3 vezes ao dia. Existem outras plantas com ação antitumoral, como o crajiru, graviola e unha de gato. Se preferir, fale com nossos fitoterapeutas para maiores informações e orientação. Estamos à disposição.
  • Maria Cristina
    Tenho este melão de s. Caetano,na minha chácara. Como posso usar? A minha taxa de glicemia já chegou até 150 mas, não tomo remédio pra diabetes! Já aboli do cardápio aqui de casa,a farinha branca, o açúcar,etc .Uso mais o adoçante Linea. Porém, a glicose do meu esposo ,que já colocou safena porque teve infarto há 11 anos , fica entre 200 e 280 mesmo tomando o medicamento para controlar! Já não sei mais o que fazer!Como podemos preparar este melão? Como tomar?Existe em cápsulas? Desde já, muito grata pela atenção!
    ⇒ Oficina de Ervas: Maria Cristina, temos na forma para preparar o chá, tintura (gotas) ou em cápsulas. Se for usar em chá pegue uma porção de 1/4 da palma da mão do usuário para um copo de 250 mL, tomar 3 a 4 vezes ao dia. Para maiores informações peço que entre em contato pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br
  • JOVEMARIO DA CONCEICÃO
    Boa tarde. Minha filha tem diabetes do tipo 1, a taxa glicemica dela tem ficado a cima de 200 todos os dias. Precisamos baixar e ouvir falar do melão de São Caetano. Como posso usar o chá da folha?
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Jovemario. Essa planta não é indicada para crianças menores de 10 anos. Pessoas dependentes de insulina precisam tomar cuidado para não ingerir o melão de São Caetano quando estiverem com muita fome ou quando estiver perto do horário de aplicar insulina, pois ele pode causar hipoglicemia. Então, no diabetes tipo 1, se a pessoa já toma insulina, deve-se ter muito cuidado. Entre em contato com nossos fitoterapeutas e passe todas essas informações, com idade, alimentação, sintomas, tratamento que faz, que medicamentos que ela usa. Assim poderemos orientar melhor. Estamos no seu aguardo.
  • Thais
    Olá, estou muito preocupada Não sabia que estava grávida e eu estava tomando todos os dias melão de são caetano porque tenho gordura no fígado.. depois de alguns dias descobri que estava grávida, o que pode acontecer?
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Thais. O risco está no uso das sementes. Gestantes: as sementes contém compostos tóxicos e teratogênicos, não devendo ser ingeridas em grandes quantidades, pois também é abortivo e inibidor da síntese proteica. Se você estava tomando o chá das folhas, não tem problema, é só parar de usar. Durante a gestação não indicamos tomar nenhum fitoterápico, a não ser por indicação do seu médico. Se ele permitir, poderá usar o picão preto para controlar a esteatose. Estamos à disposição para qualquer dúvida.
  • Oneide
    Quem tem pressão alta pode tomar suco ou cha das folhas?
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Oneide. Pode sim. O Melão de São Caetano não interfere na pressão. qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
  • Jorge Luis dos santos
    Quero saber se pode consumir o fruto do melao
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Jorge. O fruto do Melão de São Caetano é comestível. Só evite consumir as sementes. Existe uma variedade com os frutos maiores e ele é muito consumido na forma de refogados na região de Okinawa - Japão. Estamos à disposição para qualquer dúvida.
  • Rayssa
    Estou com duas semanas de gravidez minha vizinha disse que essa planta é boa pra gravidez , estou tomando comecei hj três vezes ao dia , amassei as folhas com um pouco de água e tomo será que pode acontecer algo de ruim com o bebê ??? Pelo que vejo ela me enganou
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Rayssa. Você deve parar de fazer uso do Melão de São Caetano. Antes de tomar qualquer remédio durante a gravidez é necessário consultar seu médico. Estamos à disposição.

Deixe seu comentário sobre:
Melão de São Caetano para sua saúde.