Losna, a erva da antiguidade em nossos dias.
Conhecida como Losna ou Absinto, a "Artemisia absinthium L." apresenta substâncias poderosas que tanto podem curar como intoxicar.
A origem do nome científico desta planta é de origem grega, uma homenagem a Deusa Artemis, deusa da caça e da castidade e protetora dos partos.
A artemísia é conhecida por outros nomes populares: losna, absinto, absinto comum, acintro, artemísia-comum, artemijo, losna branca, sintro, vermute.
Desde o antigo Egito já era usada esta planta pelos seu efeitos medicinais. Foram encontrados citações de seu uso em um papiro egípcio que data de 1.600 a.C. O próprio Hipócrates, o Pai da Medicina, fazia uso da Artemisia absinthium para casos de anemia, asma, reumatismo, dor de estômago e cólicas menstruais. Sempre foi usada também por místicos, sendo usada até nos dias de hoje através do conhecimento popular e também científico.
A losna tem em sua composição um componente químico com nome de tujona, que em certas doses pode provocar alguns efeitos colaterais como, por exemplo, alucinações. Por certo período ficou conhecida por este efeito alucinógeno devido a uma bebida alcoólica conhecida como absinto, bebida esta preferida pelo grande pintor Vincent Willem van Gogh. Mas tal bebida não foi criada com este propósito. Era um medicamento criado pelo Dr. Pierre Ordinaire (1741-1821) médico francês. Era uma espécie de remédio “cura-tudo”. O médico francês resolveu potencializá-lo adicionando álcool a 75% e então se descobriu esta propriedade. Descoberto pela população na França, o “licor de absinto” passou a ser usado como alucinógeno e não com finalidades medicinais, e então ficou conhecida mundialmente como um licor que dava grandes inspirações a poetas, músicos, pintores e artistas em geral, até o seu uso ser proibido.
A combinação entre a dosagem de álcool e as substâncias presentes nesta planta pode ser perigosa e, por essa razão, a maioria dos especialistas costuma recomendar o uso da losna ou absinto na forma de infusão (no máximo duas xícaras de chá ao dia) e evitar a extração do sumo por maceração.
Planta pertencente à família das Compostas, originária da Europa, a losna é uma planta herbácea, perene (cultivada muitas vezes como anual), que alcança de 1 a 1,20 m. de altura. Produz folhas recortadas, de coloração verde-acinzentada e flores amarelas, bem miúdas e reunidas em pequenos cachos.
Usos e cuidados
Os componentes responsáveis pelo uso medicinal da losna ou absinto são: um óleo essencial (vermífugo e emenagogo), absintina (responsável pelo sabor amargo), resinas, tanino, ácidos e nitratos. Como planta digestiva e aperitiva, sua ação se dá pelo estímulo à salivação e à produção de sucos gástricos e, por essa mesma razão, não é recomendada para pessoas que apresentam problemas como úlceras e gastrite.
Usada corretamente e sem excessos, a infusão da losna pode aumentar a secreção biliar, favorecendo o funcionamento do fígado e, ingerida meia hora antes da refeição, pode agir como estimulante do apetite e auxiliar da digestão.
Alguns estudos tem mostrado a ação antitumoral dessa planta, mas não há nenhuma evidência científica em relação ao uso humano que definitivamente determine que a Artemisia previna ou cure o câncer.
No uso externo possui ação inseticida para piolhos.
Quanto aos cuidados, não é recomendável o uso por mulheres grávidas e crianças. Além disso, a maceração da planta com álcool, segundo alguns estudos já realizados, apresenta graves perigos, podendo provocar dependência, alucinações e convulsões.
Devemos sempre nos orientar para que possamos usar as plantas de forma correta a nosso favor, para nos trazer benefícios e não efeitos indesejados. Lembramos que a diferença entre o remédio e o veneno está na dose.
Por: Eliza Harada
⇒ Oficina de Ervas: Bom dia, Newton! Se quiser saber mais sobre a Losna, fale com um dos nossos Fitoterapeutas pelo email ou whatsapp: farmacia@oficinadeervas.com.br (16) 98234-0111
⇒ Oficina de Ervas: Olá Helenice. Que bom saber a forma que você usa. Realmente é uma planta amarga, mas apresenta muitos benefícios. Agradeço por seu depoimento!
⇒ Oficina de Ervas: Olá Maria. O uso da Losna deve ser feito com moderação. Não exceder 15 a 20 dias de uso interno.Trabalhamos com alguns fitoterápicos mais específicos para auxiliar no seu caso. Entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br para que possamos orientar. Estamos a disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Sheila. Realmente existem muitas plantas usadas desde a antiguidade que podem ser usadas para nossos problemas atuais. A urgência no caso dessa pandemia do coronavírus é que complica, pois não há tempo hábil para se fazer os testes. O que nos resta, por enquanto, é seguir as orientações de cuidados e saúde, fortalecendo nossa imunidade e protegendo uns aos outros. Espero que passem todos bem. Estamos à disposição para qualquer dúvida.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Adelaide. Agradeço pela sugestão de uso. Estamos sempre à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Midian. Não conhecemos esse produto e nem seu efeito antiviral. Estamos à disposição para qualquer dúvida.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Rita. A Losna é usada há séculos e suas ações são benéficas na maioria dos casos. Só não deve ser usada por tempo prolongado. Qualquer dúvida, entre em contato conosco, pois tem como fazer rodízios entre plantas para continuar o tratamento. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Suzel. As cápsulas são preparadas com o pó desidratado. Mesmo na forma de chá, o uso deve ser criterioso. No entanto, é uma planta com grandes propriedades terapêuticas e por isso ela é usada há muito tempo. Qualquer dúvida, estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Márcia. É bom saber dos seus resultados. Só lembre de fazer pausa no uso, que não é aconselhável passar de 20 dias de uso contínuo. Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá. O uso como antitumoral deve ser cuidadoso e fazer pausas. Existem outras plantas que podem ser usadas para um revezamento como o Crajiru, Graviola e Unha de Gato. Se quiser mais informações ou orientações, entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.