Conheça a Tanchagem e seus efeitos medicinais.

 

A Tanchagem é um nome popular dado a várias espécies do gênero plantago, tanto espécies brasileiras quanto espécies exóticas. Isto devido a semelhança entre as diferentes espécies, não só com relação à forma externa, quanto também à suas ações terapêuticas.São cerca de 200 espécies, todas com efeitos medicinais. A espécie denominada Plantago lanceolata é originária da Europa, sendo que atualmente já se encontra dispersa por vários continentes. O Plantago major em algumas literaturas é citado como originário da Europa, em outras na Ásia e tem alguns autores que colocam o Brasil como sendo o seu local de origem. Existe ainda o Plantago minor, espécie que encontramos vegetando em grande quantidade na Mata Atlântica, formando um verdadeiro tapete sob a mata. De forma geral as folhas desta planta se assemelham a uma folha de almeirão, possui uma coloração verde escuro, e forma pequenas touceiras que podem atingir cerca de 30 cm de altura. Produz uma inflorescência no formato de espiga que em algumas espécies é a parte mais importante, como é o caso do Plantago psyllium. Neste caso, como as sementes são muito ricas em mucilagens, estas são utilizadas na fabricação de medicamentos para amenizar problemas de constipação intestinal ou prisão de ventre. É encontrado no mercado na forma de cápsulas de psilium ou então em saquinhos da farinha da semente, que as pessoas adicionam em seus alimentos.
De forma geral, utilizam-se as folhas da Tanchagem (P.lanceolata ou P. major) para tratar uma infinidade de doenças, principalmente para aquelas do sistema digestório e respiratório. Como suas folhas também possuem uma quantidade muito grande de mucilagens, é muito usada para proteger a garganta e as cordas vocais, além disso, possui uma ação antitussígena e antibiótica natural. Pode ser usado não só na forma curativa como também na preventiva, pois é uma planta muito saudável, praticamente atóxica, sendo que em alguns lugares são utilizadas na alimentação como saladas.
Também pode-se usar a Tanchagem para aftas, amigdalites, bronquites, gastrite, úlceras, diarreias, fissuras anais e hemorróidas.
Por: Eliza Tomoe Harada


A Tanchagem é um nome popular dado a várias espécies do gênero plantago, tanto espécies brasileiras quanto espécies exóticas. Isto devido a semelhança entre as diferentes espécies, não só com relação à forma externa, quanto também à suas ações terapêuticas.São cerca de 200 espécies, todas com efeitos medicinais.

tanchagem lanceolata tanchagem major tanchagem cultivo

A espécie denominada Plantago lanceolata é originária da Europa, sendo que atualmente já se encontra dispersa por vários continentes. Esta possui as folhas finas (vide foto 1) que dá origem ao seu nome. O Plantago major possui as folhas largas (vide foto 2). Em algumas literaturas é citado como originário da Europa, em outras na Ásia e tem alguns autores que colocam o Brasil como sendo o seu local de origem. Existe ainda o Plantago minor, espécie que encontramos vegetando em grande quantidade na Mata Atlântica, formando um verdadeiro tapete sob a mata.

A foto 3 mostra a área de cultivo de Plantago lanceolata no Sítio da Mata (Cajuru SP) onde as ervas medicinais são produzidas organicamente pela equipe de campo da Oficina de Ervas.

De forma geral as folhas desta planta se assemelham a uma folha de almeirão, possui uma coloração verde escuro, e forma pequenas touceiras que podem atingir cerca de 30 cm de altura. Produz uma inflorescência no formato de espiga que em algumas espécies é a parte mais importante, como é o caso do Plantago psyllium. Neste caso, como as sementes são muito ricas em mucilagens, estas são utilizadas na fabricação de medicamentos para amenizar problemas de constipação intestinal ou prisão de ventre. É encontrado no mercado na forma de cápsulas de psilium ou então em saquinhos da farinha da semente, que as pessoas adicionam em seus alimentos.

Utilizam-se normalmente as folhas da Tanchagem (P.lanceolata ou P. major) para tratar uma infinidade de doenças, principalmente para aquelas do sistema digestório e respiratório. Como suas folhas também possuem uma quantidade muito grande de mucilagens, é muito usada para proteger a garganta e as cordas vocais, além disso, possui uma ação antitussígena e antibiótica natural.

Pode ser usado não só na forma curativa como também na preventiva, pois é uma planta muito saudável, praticamente atóxica, sendo que em alguns lugares são utilizadas na alimentação como saladas. Outras formas normalmente usadas são em chá, tintura, extrato fluido, cápsulas e xarope.

Também pode-se usar a Tanchagem para aftas, amigdalites, bronquites, gastrite, úlceras, diarreias, fissuras anais e hemorróidas.

Por: Eliza Tomoe Harada

Comentários


  • Shirlene Andrade Cunha
    Verdade que e Bom para auxiliar nós sintomas da menopausa obrigada
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Shirlene. A Tanchagem é indica afecções das vias respiratórias, bronquite e gengivite. Hepatoprotetor. Indicado para diarréias infecciosas, colites e hemorróidas. Anti-séptico nas amigdalites, faringites, aftoses e estomatites. Para menopausa são sugeridas outras plantas como a Amora. Qualquer duvida entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br . Estamos a disposição.
  • Diego Sousa
    Olá. Eu gostaria de saber se há algum problema em introduzir chá de tanchagem a crianças de 2 anos
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Diego. Geralmente não tem estudos de uso de fitoterápicos em crianças. No caso da tanchagem, por ser um produto considerado alimento, é muito usado para crianças com tosse e problemas de resfriado, na forma de xarope junto com o guaco. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br e explique o caso com detalhes. Estamos à disposição.
  • Luiz Cláudio Monteiro dos santos
    bom dia esse medicamento melhora o pulmão de fumantes
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Luiz. Seria necessário que entrasse e contato conosco pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br pois precisamos de algumas informações como sua idade, se faz uso de algum medicamento, se tem algum problema de saúde para que possamos auxiliar. Aguardamos seu contato. Estamos a disposição.
  • Mariângela
    Tanchagem é a planta mais divina do planeta Terra. Os humanos desconhecem o poder dessa linda plantinha.
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Mariângela. Ficamos muito felizes com seu depoimento .Abraços.
  • David
    Sera se ela não serve para o covid 19
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi David. Não tem como afirmar, pois os estudos estão sendo feitos com os alopáticos. Pode ser que futuramente venhamos a ter essa informação. Acredito que várias outras plantas serão descobertas para combater esse vírus. A princípio, o que se pode fazer é melhorar a imunidade para não pegar ou não ter grandes problemas quando for infectado. As plantas mais usadas são: Equinácea, Unha de Gato, Alcaçuz e também o própolis. Estamos à disposição.
  • Cláudio
    Qual a tanchagem é boa para limpar os pulmões
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Cláudio. Existem duas variedades para isso. O Plantago lanceolata e o Plantago major. Elas tem igual ação para o sistema respiratório. Outra planta muito indicada é o Guaco. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.
  • Marta
    Gostaria de saber se é bom para tratamento de Sinusite Crônica que leva azpessoa a ter Labirintite
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Marta. Essa não é a planta mais indicada para os casos de sinusite crônica. O tratamento natural para sinusite inclui outras plantas como a sucupira, Curcuma, própolis e outras, tanto para uso interno como para uso nasal. Vou deixar aqui uns links que tem os produtos para você ler: https://www.oficinadeervas.com.br/curcuma, https://www.oficinadeervas.com.br/spray-nasal, https://www.oficinadeervas.com.br/fito-oleo-nasal, Alem dos produtos, vou deixar aqui um link com um informativo sobre sinusite:https://www.oficinadeervas.com.br/conteudo/saiba-tudo-sobre-essa-doenca-que-incomoda-tanto-a-sinusite-vamos-aprender Além do tratamento, existem outras orientações importantes: evitar choque térmico, não tomar friagem, evitar lavar os cabelos e deixar molhados, não tomar nada gelado. Use máscara para dormir, evitando o ar frio e seco. Se quiser mais orientações, entre em contato conosco e informe com detalhes o seu caso, sua idade, se toma algum tipo de medicamento, que tratamento faz, etc. Estamos à disposição.
  • Silvana
    Gostaria de saber se a tanchagem é bom pra diabete pressão alta?vc pode me mandar a receita do xarope,de guaco com tanchagem.?agradeço desde já.bj
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Silvana. A Tanchagem não é indicada para diabete e nem para pressão alta. Para diabete existe a Pata de Vaca, Gimena e Jambolão. Para pressão alta é Sete Sangrias e Embaúba. Qualquer dúvida entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.

Deixe seu comentário sobre:
Conheça a Tanchagem e seus efeitos medicinais.