Chapéu de Couro

Conheça nossas fórmulas magistrais para Chapéu de Couro. Veja nossa lista de opções:
90 Cápsulas de 200mg,   Chá 30g ,   Extrato Fluido 60mL,   Tintura 60mL,   Tintura 60mL (Kit com 2 frascos),   
Chapéu de Couro (Echinodorus macrophyllus)
Chapéu-se-Couro, nome estranho para uma planta que nada tem de chapéu e nem de couro. Este nome provavelmente foi dado pela população devido ao seu aspecto áspero, rústico, parecido com o próprio couro. Normalmente encontra-se plantas com folhas grossas e coriáceas (parecida a couro) em locais de pouca água, como caatinga e cerrados, sendo uma defesa da planta para evitar a perda de água excessiva. Mas no caso do Chapéu-de-Couro é estranhamente diferente, pois ele vegeta em locais alagados, ou seja, ele precisa de um filme de água sobre o solo para poder se desenvolver. Acredito que seja justamente isto que tenha chamado a atenção da população, pois apresenta aspectos de vegetação onde normalmente tem pouca disponibilidade de água, sem estranho vegetar em local alagado.
Normalmente o Chapéu-de-Couro se distribuía em várzeas, beiradas de córregos e lagoas por toda a nossa região, mas atualmente, devido ao desmatamento, é praticamente impossível encontrar um exemplar em nossa região. Ainda pode ser encontrado com facilidade na Serra do Mar, sendo que cobre extensões enormes de terrenos alagadiços. Na região de Ubatuba e Caraguatatuba tive a oportunidade de ver o Chapéu-de-Couro tomando conta de áreas enormes, com folhas gigantescas. No Rio de Janeiro ele também vegeta muito bem, e é muito utilizado pela população, sendo que no interior existe até uma fábrica de refrigerante desta planta. Com folhas arredondadas, enormes, podendo atingir mais de meio metro de diâmetro, de coloração verde escuro e pecíolo bem comprido e grosso, ela chama a atenção pela sua beleza, principalmente quando está florida. Não se consegue cultivar em terreno seco, obrigatoriamente deve ser cultivada em local inundado.
Afinal de contas para que serve o Chapéu-de-Couro ?
Possui uma ação incrível no sistema urinário. Possui ação diurética, auxilia na eliminação de pedras, faz uma verdadeira assepsia nas vias urinárias. O Chapéu-de-Couro é o famoso curinga para o sistema urinário, quando existe um problema neste sistema e não se consegue saber exatamente o que é, e qual medicamente empregar, normalmente o Chapéu-de-Couro é o fitoterápico escolhido. Também apresenta um efeito depurativo muito acentuado, sendo empregado normalmente para vários tipos de doenças de pele e com resultado ótimo para o excesso de ácido úrico. Ele pode ser consumido na forma de chá, tintura, cápsulas e extrato fluído. Em casos mais graves, mais agudos, onde se deseja uma resposta rápida, é mais recomendado o uso do estrato fluido. Em casos mais crônicos o uso do chá pode ser uma excelente alternativa.


Ademar Menezes Junior

Comentários


  • Ademilson
    Minha creatinina no exame deu 1.40mg/l ,qual erva natural q posso toma ,já faço uso do chapéu de couro ,fiz ultra som deu uma areia nos rins ,meu ácido úrico deu 6.6 mg/l ,tive dores fortes na virilha e pé da barriga, fiz ultra som da próstata está tudo normal ,meu pra deu 0.80
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Ademilson. Precisamos de algumas informações para auxiliar, como sua idade e se faz uso de algum medicamento, entre em contato conosco através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br . Estamos a disposição.
  • Euripedes Cardoso dos Santos
    Boa tarde! Sabemos que o chapéu de couro tem propriedades terapêuticas que auxiliam pessoas a se tratarem de várias enfermidades. Uma delas, por exemplo, é a insuficiência renal. No momento, temos um amigo que está com os rins muito debilitados e tem feito hemodiálise três vezes por semana. Ele tem mais de cinquenta anos e é diabético, tendo inclusive já perdido a visão de um olho. Gostaria de saber se há alguma receita com chapéu de couro que ele possa usar para fazer algum chá ou, se for o caso, algum remédio que possa ajudá-lo no tratamento dos rins.
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Eurípedes. Ele poderia tomar na forma de chá, mas não sei quantificar a dosagem para o caso dele, pois não podemos forçar o funcionamento dos rins. Talvez seja conveniente o seu amigo perguntar ao médico, ou pelo menos informar qual dieta ele precisa fazer e se pode tomar chás diuréticos. A opção do chapéu de couro é boa, pois se ele puder mesmo tomar, é também uma planta depurativa e pode ajudar a controlar a glicemia. Se el quiser conversar diretamente com nossos fitoterapeutas, pede para ele entrar em contato conosco pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Assim ele poderá informar aos nossos fitoterapeutas todo o quadro com detalhes, inclusive que medicamentos toma. Estamos à disposição.

Deixe seu comentário sobre:
Chapéu de Couro