Bardana, Remédio ou Alimento?
A Bardana (Arctium lappa) é originária da Europa, conhecida popularmente como gobô, erva-dos-tinhosos, pegamassa, carrapicho-de-carneiro e carrapicho-grande. A bardana pode crescer de 50 cm a 2 m de altura e produz um caule robusto, com folhas grandes, de coloração verde.
Os gregos já a utilizavam para tratar de inúmeras doenças. As folhas possuem poderes bactericidas e são bastante requisitadas para tratamento de doenças de pele - fama conseguida em um episódio no qual as folhas da bardana salvaram o rei Henrique III, da França, de uma doença cutânea.
Os curandeiros tradicionais da China usavam a raiz da bardana em combinação com outras plantas para curar resfriados, sarampo e dor da garganta. Os chineses também a utilizavam como afrodisíaco, no tratamento da infertilidade e impotência.
Até hoje a Bardana é muito utilizada como alimento. A culinária que mais utiliza e difunde o consumo da planta é a japonesa, na qual podemos encontrar pratos típicos tendo o vegetal como base.
De acordo com nutricionistas, a raiz da bardana apresenta qualidades como o fornecimento de proteínas, glicídios, fibras, cálcio, fósforo, ferro, vitamina A, vitamina B1, riboflavina e niacina, além de ser uma rica fonte de sais minerais.
A riqueza dessa planta está no largo expectro de seu uso, pois além de ser um alimento muito rico, é utilizada como planta medicinal para tratamentos de fígado, nos casos de hepatites e cirrose, além de cálculos biliares.
Seu uso como depurativo, para purificar o sangue também é bastante conhecido, tratando problemas de gota, ácido úrico, pele acneica, furunculoses e seborréias, sendo usadas suas raízes em decocção, cápulas ou extrato. As raízes também tratam doenças reumáticas, sendo excelente anti-inflamatório para artrite, problemas renais e digestivos.
Para o uso externo, o extrato da raiz pode ser usado no preparo de pomadas, cremes, loções capilares e shampoos, pois ela possui ação para eczemas, queda de cabelos, seborréias e outros problemas da pele.
A Bardana é atualmente cultivada no Brasil e suas raízes frescas são comercializadas em feiras e lojas especializadas em culinária japonesa.
Esta é mais uma das plantas com seus inúmeros benefícios, que a natureza nos ofereceu.
"Que seu Alimento seja seu Remédio, que seu Remédio seja seu Alimento" (Hipócrates - Filósofo Grego - 460 a.C. - 370 a.C.)
Por: Eliza Harada
⇒ Oficina de Ervas: Oi Hernani. Essa planta faz parte da culinária japonesa e é chamada também por gobô. As raízes são vendidas em feiras e mercados onde tem população de origem nipônica. Tanto as folhas quanto as raízes possuem propriedades depurativas, mas como alimento, são usadas as raízes. Pode fazer o chá das raízes ou consumir refogado. Essa planta serve para tratar problemas de pele, furúnculos, acnes, ácido úrico elevado e outros problemas de intoxicação. Caso queira orientações de nossos fitoterapeutas, entre em contato conosco pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br ou pelo whats (16)98234-0111. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Soraya. Você não imagina a imensa alegria que senti ao ler o seu depoimento. Não esperava por um presente desse tamanho nessa segunda-feira... Não tenho palavras para expressar a minha gratidão, e sinto mesmo que valeu a pena cada empenho desde que nasceu o nosso sonho. Peço a DEUS que ele abençoe você e todas as pessoas de bem, pois são essas pessoas que dão esperança de tempos melhores ao nosso mundo. Um grande abraço e a minha gratidão como proprietária e de toda a nossa equipe, pois eles dividem comigo essa vontade e esse sonho de um mundo melhor!
⇒ Oficina de Ervas: Oi Thereza. A bardana é muito usada na culinária oriental. Tem algumas receitas que costumo fazer. Vou deixar aqui um link: https://culinaristico.com.br/receitas/kimpira-gobo Além dessa forma, também é usado em ensopados com cenoura, broto de bambu, inhame e algas. Na internet você encontra outras receitas. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Adenir. A parte comestível são as raízes. As folhas são usadas como fitoterápico pela ação depurativa. No cultivo da Bardana como alimento, geralmente você precisa preparar o solo propiciando o crescimento da raiz em profundidade. Tem geralmente para vender em feiras e lojas de produtos orientais. Depois essa raiz pode ser colhida e usada no preparo de alimentos, como refogados e sopas. Ela é muito usada em pratos orientais. Tem algumas receitas que costumo fazer. Vou deixar aqui um link: https://culinaristico.com.br/receitas/kimpira-gobo Além dessa forma, também é usado em ensopados com cenoura, broto de bambu, inhame e algas. Na internet você encontra outras receitas. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá José. Temos a Bardana para uso medicinal aqui em nossa farmácia. Deixo o link: https://www.oficinadeervas.com.br/bardana. Temos na forma de cápsulas, tintura e extrato fluido. Se você quiser usar na alimentação, então procure a raiz em lojas de produtos orientais ou em feira livre. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Dilmar. Ambas possuem o mesma ação.A Bardana possui ação depurativa, indicada para tratamento de ácido úrico, furúnculos, abcessos, acnes e outros problemas de pele.Qualquer duvida entre em contato conosco através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos a disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Andréa. Ficamos muito felizes com seu depoimento. Nós que somos gratos pela confiança é um prazer te-la como cliente . Estamos a disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Leandro. É difícil achar as folhas, mas você pode encontrar as raízes em lojas de produtos orientais, pois são usadas na culinária japonesa. A ação é a mesma.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Fábio. Agradeço pela informação. Abraços
⇒ Oficina de Ervas: Samia, bom dia. Como é bom saber que o chá de Bardana conseguiu aliviar as dores mas é importantíssimo seguir as orientações do seu médico. Ficamos a disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Rita. As folhas e as raízes da bardana possuem o mesmo efeito depurativo. Pode fazer o chá com a parte que encontrar. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Existe plantas que tem uma ação melhor para controlar o açúcar no sangue do que a Bardana como por exemplo a Gimena. Para maiores informações peço que entre em contato pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br
⇒ Oficina de Ervas: Oi Luciene. Realmente essa forma de uso na culinária é uma forma muito boa de se consumir, ao invés de usá-la como medicamento. Seus efeitos benéficos são excelentes. Agradeço por seu comentário e ficamos sempre à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Ana Lúcia. Ela não deve suspender os medicamentos prescritos pelo médico. A bardana não tem ação para expelir pedra. Geralmente pedra na vesícula é só com cirurgia. Ela pode tomar a Carqueja + Boldo Brasileiro para diminuir os sintomas. Para mais informações entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br . Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Sônia. A Bardana aqui na farmácia nós temos na forma de cápsulas, tintura ou extrato fluido.https://www.oficinadeervas.com.br/bardana. Se você está procurando "in natura" para usar as raízes como alimento, geralmente existe em feiras livres ou casas que vendem produtos orientais. Pode procurar como raiz de "gobô" e fazer o uso refogado. Qualquer dúvida, estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Carlos. A Bardana aumenta a secreção biliar e hepática hipoglicemiante. Doses excessivas podem interferir na terapia com hipoglicemiantes. Para maiores orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Elenita. Não entendi a sua pergunta, mas para refluxo, geralmente usamos a Espinheira Santa, Guaçatonga e Alcaçuz. Entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe com detalhes as suas necessidades. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Elson. Agradeço por seu comentário e fico feliz que tenha gostado. Estamos sempre à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Cristina. Pode ter sido sim, pois a bardana é depurativa, então ela "limpa" as lesões. Apesar de se tratar de um alimento e de sua ação não ser imediata, não temos como afirmar se o sangramento foi provocado pelo chá e nem mesmo se essa reação pode ajudar ou não. Existem outras plantas que podem ajudar, mas teremos que avaliar melhor o quadro do paciente. Você pode entrar em contato com nossos fitoterapeutas e informa a idade do paciente, que tratamento faz, que medicamentos toma, como está o estado geral, quais os sintomas que apresenta. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Lycia. A Bardana tem ação desintoxicante e ajuda a tratar as acnes. Geralmente se toma 1 cáps 3 vezes ao dia. No entanto, há casos em que a origem da acne é hormonal, e aí devemos avaliar para o controle dos hormônios. Há casos de origem nervosa também. Então, para que possamos te atender, entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe sua idade, se faz tratamento, se usa medicamentos ou hormônios, como é sua alimentação. Estamos à disposição.