2010-10-10

Astragalus, a planta da longevidade.

Astragalus membranaceus é conhecido na China como “Huang-qi”, que significa “líder amarelo”‘. “Huang” significa amarelo, referindo-se ao interior da raiz amarela. “Qi” significa líder, referindo-se a esta erva como um dos tônicos superiores na medicina chinesa.

astragalus mtc

Conta-se que há cerca de 5000 mil anos, somente os membros da família do Imperador é que eram autorizados a fazer uso desta erva. Aqueles que não eram membros, podiam ser condenados a morte caso fossem pegos fazendo uso da Astragalus. Era conhecida como Elixir da Longevidade!

Sabe-se que a raiz do Astrágalo é usada há mais de dois mil anos pelos chineses e é considerada uma das plantas mais importantes e populares para revigorar a energia vital, a promoção da saúde e reforçar o Qi. No Ocidente, começou a ser usada em 1800 na fabricação de vários tônicos, e a goma extraída do Astrágalo (tragacanth) é ainda hoje usada como emulsionante e agente antidiarreico.

astragalus raiz

O Astragalus é também conhecido como ervilhaca de leite, Huang Qi, huang chi, Ogi, hwanggi, bei qi, radix astrágalos, chifre de cabra, dragão verde, Milk Vetch Root, Huang-qi (Yellow Leader), Astragalus root, Chinese Astragalus, Chinese Milkvetch, Huang Qui, Huang-qi, Membranous Milk Vetch, Yellow Vetch.

astragalus flor

Pertence à família Fabaceae e a parte utilizada como fitoterápico são as raízes. Os componentes e princípios ativos: Astragalosídeos, beta-sitosterol, colina, cobre, d-frutose, astramembranagenina, isoastragalosídeos, ácido linoléico, cálcio, magnésio, ferro, sódio, potássio, saponinas, flavonóides, polisacarídeos e glicosídeos.

Mecanismo de ação do Astragalus:

Astragalus é também associado a outras ervas adaptogênicas como o Ginseng promovendo a segurança contra vários fatores estressantes internos e externos. A combinação de Astragalus com Equinácea é comum contra infecções da membrana mucosa.

Embora astrágalo não seja convencionalmente um tratamento para o câncer, ajuda no suporte da função imunológica e na sensação de bem-estar. Deve ser tomado como um preventivo ou em paralelo com o tratamento convencional, como a quimioterapia. A investigação clínica sugere que o astrágalo reduz os efeitos tóxicos da quimioterapia e, ao mesmo tempo, aumenta a função imunológica. A raiz pode ser consumida durante um longo período de tempo para alcançar melhores resultados.

Principais benefícios:

Astrágalo é amplamente usado como um medicamento imunoestimulante para reduzir a incidência do resfriado comum e gripe.

É usado para reforçar a recuperação e reduzir a fadiga. (“deficiência do chi” - força de vida).

De acordo com a prática da MTC (Medicina Tradicional Chinesa), é amplamente utilizado para revigorar e tonificar o Qi e o sangue, e como um importante adaptogeno.

No sistema de uso da MTC, o Astrágalo não deverá ser usado durante os períodos de infecção aguda.

Parece ser bem tolerado, contudo existem diversas interações teóricas (não usar com supressores do sistema imunitário).

O Astragaloside IV (principal componente estudado) melhorou a função pós-isquêmica e melhorou arritmias de corações de ratos in vitro. O Astragalósideo IV também apresentou propriedades de cardioproteção, imuno-estimulantes, anti-inflamatórias, antibacterianas, antivirais, antioxidantes e neuroprotetoras. Também inibe a formação de AGEs (produtos de glicação avançada) implicados nas complicações neuropáticas dos diabéticos, estimula a produção de imunoglobulinas e macrófagos, protege contra a toxicidade das quimioterapias, dentre outros benefícios e propriedades.

O Astrágalo é benéfico para o wei chi, ou seja, a energia vital protetora inerente do corpo.

Contra-indicações do Astrágalo:

Não são conhecidos contra-indicações com o produto. No entanto, devido ao fato de estimular o sistema imunológico, deve ser usado com cuidado por pessoas em terapia imunosupressiva assim como a administração após um transplante de órgão e por aqueles que sofrem de alguma doença autoimune como lúpus.

Por: Eliza Harada

Comentários


  • Alexandre Antônio da Silveira
    Estas ervas possuem Vitamina k
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Alexandre. Essa planta apresenta traços dos seguintes minerais: Cálcio, Cromo, Cobalto, Ferro, Magnésio, Potássio, entre outros. Não tem vitamina K no Astragalus.
    A Vitamina K é dividida em K1, K2 e K3, ela é encontrada de diferentes maneiras: a segunda é produzida pela própria flora intestinal, enquanto as outras duas precisam ser absorvidas por meios externos - a primeira através de alimentos de origem vegetal (verduras e legumes, principalmente, mas também frutas, como ameixas secas, kiwi e morango) e a terceira por suplementos, já que é feita em laboratórios.
    Ficamos à disposição para qualquer dúvida.
  • Jucira Araújo Silva
    Onde encontrar estragalus planta para comprar?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Jucira, bom dia

    Por ser uma planta importada, creio que não encontre aqui a planta para cultivar. O que temos é o extrato seco, que é uma forma concentrada do pó para preparo das cápsulas.

    Deixo aqui o link:

    https://www.oficinadeervas.com.br/astragalus

    Estamos à disposição para qualquer dúvida.
  • Neli
    Boa tarde gostaria de saber se esta planta faz todo o efeito necessário.Ou tem varias espécies de astragalus. Obrigado.


    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Neli. Só tem uma espécie que é comercializada como planta medicinal (Astragalus membranaceus). Seus benefícios são conhecidos pelos chineses há milhares de anos, e ao longo do tempo, muitos estudos foram realizados em busca dessas confirmações. Caso você queira relatar quais as suas necessidades, pode entrar em contato direto conosco pelo (16) 98234-0111 ou pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br e falar com um fitoterapeuta. Estamos à disposição.
  • Daisy melo
    boa tarde. Quero comprar e preciso saber o preço . grata.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Dayse. Você pode entrar em nosso link e ter todas as informações de preços e formas sugeridas.
    https://www.oficinadeervas.com.br/astragalus
    Caso queira outra dosagem ou orientação, entre em contato com nosso fitoterapeuta pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br ou pelo whats (16)98234-0111
    Estamos à disposição.
  • ROMÉRIO NEVES
    gotaria de saber se as folhas também podem ser usadas pra fazer cha...
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Romério. A parte utilizada do Astragalus é a raiz. Nunca via a folha dessa planta, pois ela não é produzida aqui no Brasil e o distribuidor farmacêutico já importa o pó da raiz.
    Qualquer dúvida, estamos à disposição.
  • Janete Arantes Cabral
    Vou iniciar um tratamento com astragulus para diabetes. Po quanto tempo devo fazer esse tratamento?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Janete. O tratamento para diabetes depende de muitos fatores. Você pode usar o astragalus se não estiver usando insulina, pois o uso dos dois pode dar hipoglicemia.
    Entre em contato com nosso fitoterapeuta para passar todas as informações. Assim poderemos te orientar melhor. Nossos contatos: farmacia@oficinadeervas.com.br ou Whats (16) 98234-0111.
    Estamos à disposição.
  • Rosanita
    olá, estou tomando astragalus há uns 20 dias, e peguei uma gripe muito forte. com quanto tempo de uso ele começa a fazer efeito?

    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Rosanita. O tempo para que comece a fazer efeito depende muito de cada organismo, mas geralmente o tempo minimo é de 4 semanas. Ele não ira ajudar a não ficar mais resfriada mas sim diminuir a intensidade. Qualquer duvida entre em contato conosco através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos a disposição.
  • Antônio Miguel
    Por favor qual a influência do astrágulos na redução dos telômeros
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Antônio. Não conheço nenhum trabalho com relação à ação do Astragalus na redução dos telômeros. Vi alguns estudos comprovando que os exercícios físicos são importantes na diminuição da perda do comprimento dos telômeros, diminuindo assim o processo de envelhecimento, mas também ligados a outros fatores oxidativos.
    As quebras cromossômicas nas regiões teloméricas podem gerar alterações moleculares que causam o câncer, e nesse caso, pode ser que o Astragalus ofereça alguma proteção, mas não posso afirmar. Apenas sabemos que essa planta tem ação preventiva de câncer e aumenta a imunidade.
    Qualquer dúvida, pode entrar em contato com nossos fitoterapeutas pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br.
    Estamos à disposição.
  • Walmir
    Olá, gostaria de saber se é indicado para reativar o organismo em caso de fibrose pulmonar devido a envelhecimento precoce do pulmão ? Ou seria contra-indicado ??? Obrigado.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Walmir. Não conheço nenhum estudo específico relacionado ao uso de Astragalus com a fibrose pulmonar. Também não há contraindicação. Talvez a planta mais indicada seja o Guaco, por ter ação dilatadora dos brônquios.
    Caso queira conversar com nossos fitoterapeutas e informar seu caso com detalhe, deixo aqui o contato: farmacia@oficinadeervas.com.br.
    Estamos à disposição.
  • Carmem Doroteia
    Portadores de artrite Reumatoide pode tomar ?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Carmen. Pode tomar sim, mas converse com nosso fitoterapeuta para informar que medicamentos você usa, que sintomas apresenta, qual a sua idade. Assim poderemos avaliar melhor e te orientar. Estamos àdisposição.
  • JOSUE ROCHA DE FREITAS
    Adquri um frasco de 90 cápsulas, 300mg de astrogalus . Devo tomar uma ou duas por dia?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Josue. O Astragalus na dosagem de 300mg a sugestão de uso é de 1 capsula ao dia. Qualquer duvida entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos a disposição.
  • Gelson Pedron
    Tenho problemas digestivos crônico, muitos alimentos e medicamentos não consigo consumir á muitos anos por efeitos colaterais ou indigestão. Estou em tratamento de depressão com escitalopram, e ainda não me sinto bem. Os sintomas pioram quando tenho qualquer indisposição digestiva com dor no fígado que são frequentes. Fiz vários exames.e não foi diagnosticado nada de anormal. Estava pensando em tentar fazer uso do astragalus

    .

    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Gelson. Peço que entre em contato conosco através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br pois precisamos de algumas informações para auxiliar . Como a quanto tempo esta fazendo uso do medicamento, quais sintomas tem sentido. Aguardamos seu contato.
  • maria cecilia cerroti
    gostaria de saber quanto tempo tem que ficar fervendo a raiz de asdtragalus
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Maria. Quando se trata de fazer chá com partes duras da planta, como semente, casca e raiz, a decocção pode variar de 2 até 10 minutos de fervura, dependendo dos tamanhos das partes e da dureza do material. Em média, de 5 a 7 minutos e depois tampa para abafar até esfriar.
  • Maria Itamar Ferreira
    Por gentileza, por quanto tempo posso fazer uso do astragallus?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Maria. O ideal é que a cada 60 dias de uso do Astragalus, de um intervalo de 20 dias. Nesse período pode substitui-lo por outra planta com ação similar. Qualquer duvida entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br . Estamos a disposição.
  • Anna Ramalho
    Tenho Síndrome de Sjoegren mas não faço uso de nenhum medicamento. Posso usar o Astragallus?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Anna. Fiz uma pesquisa sobre o seu problema e não achei nada com relação ao uso do Astragalus. Não tenho como afirmar se você pode usar, no entanto, se quiser falar com nossos fitoterapeutas e passar todos os sintomas que você tem, poderemos avaliar. Estamos à disposição.
  • Valeria Machado DeCnop Coelho
    li um artigo sobre o astragaloside IV 98%. Gostaria de saber se o que manipulam seria com esse percentual. Obrigada
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Valéria. O produto que você se refere é o princípio ativo isolado. Nosso produto é o extrato seco de Astragalus, que tem 20% em astragaloside. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.
  • Cleidiane
    Ola,gostaria de saber qual benefício essa planta traz para quem está com o baço aumentado ou seja com nódulo no baço
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Ola, o baço aumentado pode ser sinal de outras doenças em seu organismo então digamos que teria que saber qual doença esta causando o aumento do baço e nessa caso não sabemos responder se o Astragalus lhe trará benefícios.
  • Santo Rogério Santos
    Eu quero comprar onde vendem o chá
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Rogério, na forma de chá vai ser difícil de encontrar porem na forma de cápsulas que temos para manipular para você é mais pratico de ser usado, clique no link https://www.oficinadeervas.com.br/astragalus para visualizar em nosso site, caso necessite de maiores informações peço que entre em contato pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br
  • Anselmo
    Gostaria de saber como usar a planta: chá das folhas? chá das flores? ingestão das folhas? ou é a raiz que deve ser consumida?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Anselmo. A parte utilizada dessa planta é somente as raízes. Por ser uma planta importada, você não encontrará outras partes de planta e provavelmente não encontrará a raiz para ser usada na forma de chá. O uso mais comum é na forma de cápsulas de extrato seco da rais, que é a forma mais concentrada para uso.https://www.oficinadeervas.com.br/astragalus. Qualquer dúvida, pode entrar em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
  • Arlindo Mendes
    Amigo,é possível cultivar o Astragalus no Brasil? Mais especificamente em São Luis-MA,cidade de clima tropical, com maiores taxas pluviométricas nos primeiros meses do ano.Obrigado pela atenção.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Arlindo. Como essa planta é originária da Ásia e o que temos aqui é importado, não tenho conhecimento do seu cultivo. Eu vi que na internet tem a venda das sementes para formação de mudas, mas nunca vi o seu cultivo. Talvez seja importante você buscar informações técnicas sobre o cultivo dessa planta em trabalhos científicos internacionais. Estamos à disposição.
  • Valdir
    Associação de austragalus com ginseng, qual deve ser a concentração de cada erva?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Valdir. As dosagem de cada planta pode variar de acordo com a necessidade de cada pessoa. Se você quiser, fale com nossos fitoterapeutas e informe suas necessidades, sua idade, rotina, etc. Assim poderemos sugerir as dosagens. Estamos à disposição.
  • E B Mesquita
    Ola boa noite. Fui receitado tomar a dose 1 capsula 2x ao dia, Astragalus 250mg associado ao Timomodulina 40mg, em capsulas de farmacia.de manipulação. Tenho tomado regularmente a 6 meses. Percebi uma nitida diferenca na coloração de meu cabelos. Antes grisalhos, agora escurecidos naturalmente. Pode me relatar se esse efeito positivo é proveniente do uso desse medicamento?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá. É muito interessante o seu relato, no entanto, não encontrei nenhuma literatura que apresente esse efeito pelo Astragalus ou pela Timomodulina. Creio que seja mais pela ação do Astragalus, pois ela tem uma ação diferente: "Sabe-se que a raiz do astrágalo é usada há mais de dois mil anos pelos chineses e é considerada uma das plantas mais importantes e populares para revigorar a energia vital, a promoção da saúde e reforçar o Qi." Portanto, a recuperação do vigor e energia vital está relacionada a todas as funções do organismo. Estamos à disposição.
  • Lourdes
    Ola'!
    Serve para os sintomas da menopausa? Principalmente os fogachos
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Lourdes. Para menopausa e fogachos temos plantas como a Cimicifuga, Amora, Dong Quai, Vitex, Isoflavona. Mas entre em contato com nossos fitoterapeutas para mais orientações. Estamos à disposição.
  • Antonio
    Gostei muito dos relatos e das respostas apresentadas em todos os questionamentos. Estou cápsulas de astragalus us ext seco 500mg + silício 15mg, pergunto se tomar uma cápsula ao dia.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Antonio, bom dia. Na dosagem que mencionou uma vez ao dia é o suficiente. Para maiores informações entre em contato pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br
  • Antonio
    Bos noite! Posso tomar uma cápsula de astragalus 500mg ao dia?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Antonio, bom dia. Pode tomar uma cápsula do Astragalus de 500 mg por dia.
  • Daisy Diel
    Tenho cólicas intestinais. Seria interessante usar? Já fiz vários exames e nada aparece.
    Esse chá é em erva ou cápsulas?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Daisy o Astragalus que temos é em cápsula. É interessante usar não para cólicas intestinais mas pelas outras propriedades. Poderia usar a Tanchagem e o Ipê roxo, para maiores informações entre em contato pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br
  • Fernanda
    Oi bom dia! Eu quero dar essa planta o minha mãe, pq o baço dela está aumentado e ela TB tem arritmia. Minha mãe toma alguns fármacos o tratar essas enfermidades. Vc sabe me informar se essa planta pode ser usada com fármacos ?
    Muito obrigada
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Fernanda. Sua mãe pode sim fazer o uso do Astragalus. As únicas contraindicações são para pessoas com doenças autoimunes, como o Lúpus ou aquelas que estão realizando tratamentos com imunossupressores. Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
  • Flávia
    Aqui onde eu moro eu só encontrei ele em gotas. Faz o mesmo efeito? Quantas gotas eu devo tomar por quanto tempo?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Flávia. Nós sabemos te responder em forma de cápsula, ela costuma ter bom resultados. Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
  • Isabele Oliveira
    Minha imunidade está baixa e estou suscetível a vírus, posso tomar astragalus 500mg e equinacea 500mg 1 dose de cada por dia?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Isabele. Pode usar as duas plantas sim, no entanto a equinácea pede uso por 60 dias e intervalo de 30 dias para repetição de mais 60 dias. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.
  • Evangelista Rocha
    Por quanto tempo eu posso tomar o astragalus?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Evangelista. Não há tempo determinado para o uso do Astragalus. Como preventivo de doenças, pode usar por 3 meses e fazer uma pausa de 1 mês. Estamos à disposição para qualquer dúvida.
  • Natalia Cardoso
    Por se tratar de ser importado há possibilidade do pó na capsula ser radioativo? Nós meus estudos de Naturologia, meu professor passou informação de que produtos importados pode haver material radioativo. Teria alguma informação pra me dizer?!
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Natália. Não sei te dizer se o produto passa por radiação, pois mesmo no Brasil, há produtos alimentícios, e não somente fitoterápicos, que passam por radiação para esterilização. Nesse caso, a única garantia é fazer seu próprio plantio orgânico e usar plantas que possam ser cultivadas na área. Temos uma indústria de alimentos funcionais com uma linha de chás orgânicos que garantem todo esse cuidado. Entre em nossa página www.kampodeervas.com.br. Estamos à disposição.
  • Milu Diorio
    Fazemos há algum tempo uso de Astragalus. Agira filha grávida. Pode usar? Se não, o que ela pode usar para aumentar imunidade? Grata
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Milu. Não há informação de contraindicação na gravidez, mas aqui adotamos o critério de não usar nada, a não ser com o consentimento do médico. Somente ele poderá avaliar a necessidade de melhorar a imunidade através dos exames de sangue e fazer as prescrições necessárias. Mesmo que ele não saiba indicar plantas, existem outras formas como a vitamina C, aminoácidos, Vitamina D, entre outros. A clorella talvez seja a única opção nesse momento, por se tratar de uma alimento. Deixo o link para você ler: https://www.oficinadeervas.com.br/chlorella. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.
  • Gilberta Alves
    Boa Tarde
    Tomo loxoprel para que não regresse um cancro de mama, mas rouba-se de toda a energia, enfraquece as pernas e braços e dá-me fortes dores nas articulações o que me impede de dormir, a raiz de astragalus poderá ajudar? ou recomenda outro tipo de planta? o astragalus toma-se todos os dias ou deve-se apenas tomar até um periodo de tempo? Obrigada

    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Gilberta. Aconselho que você entre em contato com nossos fitoterapeutas para que possa informar com detalhes o seu caso. Informe a sua idade, há quanto tempo faz uso desse medicamento, se faz uso de algum outro medicamento, como está a sua alimentação, como é sua rotina, o que você faz para tratar as dores articulares, etc. Estamos no seu aguardo.
  • jose adger martins filho
    Preciso de mudas de astragalus. Sementes sao difíceis de germinar
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá José. Não conheço ninguém que tenha o cultivo dessa planta no Brasil. Aqui só temos o extrato seco das raízes para a manipulação e por isso também não conheço as sementes. Estamos à disposição.
  • Carlos Pompéia
    Tenho diabetes tipo 2, e pressão alta (oscilante ), no caso da diabete, se eu não me alimentar á noite por uns 3, 5 dias e ao fazer lanches e tomar o remédio, durante à madrugada tenho "pesadelos, e hipoglicemia a partir das 6hs. da manhã, onde não me lembro de nada do q. aconteceu.... Tive esses problemas por mais de 15 dias. Ao relatar tal problema no Posto de Saúde, fui orientado a fazer as medições todas as noites, e pela manhã por uns 15 dias até eu passar pelo Endócrino do SUS, q. até hj, não me chamaram.... Ah, desde 2007 q. venho tomando Glibenclamida, e Losartana. Pesquei sobre tal erva, e achei interessante, e dizendo q. quem já faz tratamento com o remédio citado, não pode tomar esta erva ! Quantos dias eu teria q ficar sem tomar, pra q. eu viesse á tentar uma possível melhora com o Astragallus ? Tenho 72 anos, E agradeço pela atenção e orientação.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Carlos. No seu caso não é aconselhável parar com o seu medicamento pois pode ocorrer uma hiperglicemia. O que acontece no seu caso é uma oscilação muito grande da glicemia. Para podermos te orientar, entre em contato por este email e fale com nossos fitoterapeutas. Informe as dosagens que você toma dos medicamentos citados, se toma mais algum medicamento, se faz dieta restritiva, que taxas apresenta de glicemia atualmente e se faz exercícios físicos. Estamos no seu aguardo.
  • Márcia Regina Pereira da Silva
    Gostaria de saber se astragálus ajuda no tratamento para osteoporose?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Márcia. Essa não é a planta mais indicada para tratar a osteoporose, apesar de suas inúmeras ações benéficas para a saúde. Vou deixar um link para você ler sobre a osteoporose e os tratamentos naturais que podem ser associados: https://www.oficinadeervas.com.br/conteudo/voce-sabe-quais-sao-os-fatores-de-risco-para-ter-osteoporose-vamos-ver. Além da Cavalinha e do Osteosil que ajudam na reposição de minerais, existem as plantas anti-inflamatórias para controlar as dores. Deixo alguns links : https://www.oficinadeervas.com.br/osteosil-regenerador-cartilagem, https://www.oficinadeervas.com.br/boswellia-serrata, https://www.oficinadeervas.com.br/erva-baleeira. Entre em contato conosco para relatar o seu caso. Assim poderemos orientar melhor. Estamos à disposição.
  • ANA LUCIA BORVOLAN SILVA
    Gostaria de saber que tanto astragalus reduz efeitos tóxicos da quimioterapia no organismo, como usar no tratamento com quimioterapia
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Ana Lúcia.

    Para reduzir efeitos tóxicos no organismo, o mais indicado é usar a Chlorella, que possui ação depurativa. Nesse caso, é mais interessante usar a Chlorella do que o Astragalus. Mas, se quiser tomar o Astragalus pode, vai melhorar a imunidade, só que não será tão eficaz contra reações adversas da quimioterapia.

    Link para visualizar e adquirir o Astragalus:

    https://www.oficinadeervas.com.br/astragalus

    Link para visualizar e adquirir a Chlorella:

    https://www.oficinadeervas.com.br/chlorella

    Para orientações de posologia, entre em contato com nossos fitoterapeutas:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Estamos à disposição.

  • Gladston Mello Camacho
    Boa noite teria um extrato seco de astragalus a 40%
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Gladston,
    Creio que não ira encontrar com teor a 40% pois o padrão é a 20%. Deixo o link https://www.oficinadeervas.com.br/astragalus para visualizar em nosso site.

Deixe seu comentário sobre:
Astragalus, a planta da longevidade.