"A sua saúde em equilíbrio com a natureza."

Digite o que procura abaixo
ou entre em contato conosco.

As Plantas Auxiliares nos Resfriados e Gripes

AS PLANTAS AUXILIARES NOS RESFRIADOS E GRIPES

Estamos entrando em um período onde gripes e resfriados se tornam muito comuns. Em nossa cidade, normalmente muito quente, e com alterações de temperatura muito bruscas, é muito comum  pessoas se resfriarem pelos golpes de ar fresco, ou até mesmo pegar um vírus da gripe, devido muitas vezes a um estado imunológico baixo. Devemos nos atentar a uma alimentação saudável, rica em frutas e verduras, mas estas últimas devendo ser consumidas preferencialmente frescas, pois além das vitaminas e sais minerais, elas também nos fornecerão a vitalidade, tão importante para o aumento de nossa resistência. 
 
Para combater o resfriado, podemos utilizar o que denominamos de plantas amornantes, ou seja, plantas que combatem o frio em nosso corpo, plantas que nos aquecerão. Podemos utilizar por exemplo a canela, na forma de chá e até mesmo na forma de cápsulas. Antigamente era muito comum tomarmos uma gemada enriquecida com canela antes de dormir, justamente para aquecer o nosso corpo. Em Minas é muito comum nas noites de inverno, tomar um chá de folhas de canela . Também podemos utilizar a mostarda em grãos na forma de chá ou cápsulas, o alecrim, cravo-da-índia, gengibre, até mesmo a pimenta do reino. Veja que são plantas que esquentam, combatendo a friagem. 

Já para a gripe, precisamos de plantas para fortalecer nosso sistema imunológico e com ação antiviral. Para fortalecer nossa imunidade existe uma grande variedade de plantas, como por exemplo o ipê-roxo, unha-de-gato, equinácea, chlorella, cogumelo-do-sol, entre outras. Já com ação anti-viral, podemos utilizar a casca verde do coco-da-Bahia, o anis-estrelado, entre outras.
 
Gosto muito de uma formulação composta de tinturas de coco, devido a esta ação anti-viral, a equinácea, que apresenta além desta ação imunoestimulante, apresenta também uma ação antibiótica, e o anis-estrelado, que também apresenta ação anti-viral. Inclusive é do anis-estrelado que um grande laboratório internacional retira alguns princípios ativos para a elaboração de um famoso medicamento para a gripe do vírus H1N1. 

Portanto podemos usar estas plantas na forma preventiva ou até mesmo curativa quando o problema já está instalado.

Ademar Menezes Junior
Fitoterapeuta

      

Outras notícias que podem interessar