"Deixe a natureza cuidar de você."

Digite o que procura abaixo
ou entre em contato conosco.

Porangaba

A Porangaba é uma erva extremamente popular no Brasil, a Porangaba é procurada no verão, quando as pessoas querem estar em forma para ir à praia. Como supressora do apetite, a Porangaba, ajuda a emagrecer. Diurética, cardiotônica e estimulante da circulação, pode ser usada para evitar o depósito de gorduras na parede das veias, e também no combate ao vírus da herpes.

Descrição Botânica da Porangaba

Porangaba: Cordia salicifolia (Família botânica BORAGINACEAE). Também chamada de Chá de Bugre, Cafezinho, Café do Mato ou Chá de Frade, a Porangaba é uma pequena árvore, que atinge de 8 a 12 metros de altura, com 30-40 cm de diâmetro no tronco. Planta nativa do Brasil, a Porangaba pode ser encontrada nos estados de Minas Gerais, Bahia, Acre e Goiás.

O nome Café do Mato se deve aos seus frutos vermelhos, que são torrados e moídos para se preparar um chá que serve como substituto do café. Os frutos contém cafeína. A Porangaba é amplamente comercializada no Brasil na forma de saquinhos de chá, extratos fluidos e tinturas.

Uso popular da Porangaba

Além de ser utilizada como agente de emagrecimento, a Porangaba é popular como diurética, supressora do apetite, e acredita-se que possa evitar ou reduzir os depósitos de gordura nas artérias, e combater a celulite. Também é usada no Brasil para atenuar a tosse. (1)

Constituientes

O extrato de Porangaba contém alantoína, cafeína e potássio.

Propriedades Farmacológica

No seu livro Dicionário das Plantas Úteis do Brasil, o Dr. C.L.Cruz recomenda o chá de Porangaba como excelente diurético e agente de perda de peso, bem corno um cardiotônico que estimula a circulação (2).

Uma universidade japonesa descobriu novas aplicações para a Porangaba. Em 1990, foi demonstrado que 2,5 mcg/ml de um extrato etanólico das folhas reduziu a penetração do vírus da Herpes do Tipo I em 99%, quando células Hela foram pré-tratadas com o extrato (3). Em 1 994 os pesquisadores demonstraram que a ocorrência de vírus da Herpes Tipo I foi reduzida em 33% com urna dosagem de 0,25 mcg/ml, e também descobriram que a Porangaba apresenta efeito citotóxico em células cancerígenas. demonstrando 40% de inibição com um extrato metanólico a 50 mcg/ml dos galhos e folhas (4). Em 1997, pesquisas realizadas com coelhos porquinhos-da-índia indicaram propriedades cardiotônicas e melhoria nas funções cardiovascu1ares (5).

Aplicações

• Como supressor do apetite, auxilia no emagrecimento;
• Cardiotônico, estimulante da circulação sanguínea;
• Previne o depósito de gorduras nas veias, evita doenças cardiovasculares;
• Combate o vírus da Herpes Tipo I;
• Diurético, usado no tratamento de retenção excessiva e líquidos

Dosagem

Recomenda-se o consumo de 500 mg 2 a 4 vezes ao dia.

Toxicologia:

Uma LD50 > 1500 mg/Kg de peso corporal foi determinado com extratos, quando administrados.

Referência Bibliográfica:

1. A Pocket Book of Brasilian Herbs, Antônio Bernardes, Editora Arta Ltda., 1984.
2. Dicionário das Plantas úteis do Brasil, G.L.Cruz, Ed. Bertrand, 1995, 5a ed.,1995, RJ.
3. Antiviral activity of extract of Cordia salicifolia on herpes simples virus type I, K. Hayashi e.t.
al, Planta Med, 56:, 1990, oct, 439-43.
4. Cell growth inhibition of KB Cells by Plant Extracts, M. Arisawa e. al., Natural Medicines,
484; 338-47 (1994);
5. Exxcitator and inhibitory effects of paraguayan medicinal plants Equiseum giganteum,
Acanthasperum australe, Allophylus editis and Cordia salicifolia on contraction of rabbit aortaand guinea-pig left atrium, K.matsumaga et.al., Natural Medicines, 51, 478-81 (1997).

Opção Fênix Distribuidora de Insumos Ltda

      

 

Outros Produtos Naturais