"Conheça os benefícios que as plantas podem fazer por você."

Digite o que procura abaixo
ou entre em contato conosco.

Centela Asiática

Nome Botânico: Centella asiatica L.

Sinonímia: Gotu Kola, Cairassu, coayrassú, codagem, pata-de-cavalo, pé-de-cavalo, madagascar,  pata-de-mula, cetelha asiática.

Família:Umbelliferae

Parte utilizada:Parte aérea.

Histórico: Originária da Índia e outros países asiáticos. planta invasora de distribuição mundial. A Centella asiatica é uma espécie que cresce em lugares sombreados e úmidos, é encontrada no leste europeu e também em países da América do Sul, como Brasil e Venezuela.

Constituintes:
Alcalóides, saponinas, óleos essenciais, flavonóides, cânfora, cineol, açúcares, sais minerais, aminoácidos, ácidos graxos, resinas, ácidos triterpênicos, vitaminas (A, C).

Ações:
Eutrófico do tecido conjuntivo, atua normalizando a produção de colágeno, promovendo o restabelecimento da trama colágena, ajudando no tratamento de celulite. Antiinflamatória local (traumas e luxações). Reduz a fragilidade dos vasos capilares e estimula a circulação venosa. Pode também ser utilizada no tratmento de eczemas, úlceras varicosas, hematomas e rachaduras da pele. Efeito calmante suave, estimula a memória, atua na fadiga mental.

Propriedades Farmacológicas:
Os constituintes da fração triterpênica da centella atuam normalizando a produção de colágeno ao nível dos fibroblastos, promovendo o reestabelecimento de uma trama normal e flexível e consequente “desencarceramento” das células adiposas, permitindo a liberação de gordura localizada graças a possibilidade de penetração das enzimas lipolíticas. Proporciona portanto, a normalização das trocas metabólicas entre a corrente sanguínea e as células do tecido adiposo. Esta função é ainda auxiliada pela melhora da circulação venosa de retorno, que combate os processos degenerativos do tecido venoso. Também controla a fixação da Prolina e Alanina, elementos fundamentais na formação do colágeno. Sua ação sobre os edemas de origem venosa orientam o tratamento das celulites localizadas. Favorece o processo de cicatrização e age sobre os fibroses de várias origens.
 
Efeitos colaterais:
Em doses habituais, não apresenta efeitos colaterais. Em sobredosagem pode provocar náuseas, vômitos, hipotensão arterial, sonolência, cefaléias e fotossensibilização.

Eliza Tomoe Harada
      

 

Outros Produtos Naturais