2000-01-01

Ginseng

Ginseng (Panax Ginseng)
Há muito tempo atrás, em um remoto vilarejo chinês, morava um caçador experiente com dois filhos que estavam começando a ser treinados para a caça. Era final de outono e os dois jovens resolveram partir para sua primeira caça sozinhos. O pai, aconselhou-os a ir depois do inverno, pois o frio parecia estar se antecipando naquele ano. Mas, sem dar atenção para os conhecimentos dos mais velhos, os jovens resolveram partir assim mesmo. Em poucos dias conseguiram matar muitos animais, até que em uma tarde, o tempo virou repentinamente e começou uma grande nevasca. Rapidamente todas as saídas das montanhas ficaram bloqueadas, e depois de vários dias eles ainda não conseguiam sair de onde estavam. Logo, desesperados, começaram a procurar o que comer, quando um deles arrancou uma planta diferente e se assustou ao reparar o formato da raiz, que parecia a figura de um homem em pé. Experimentaram e verificaram que possuía um sabor agradável, meio doce e levemente amargo, além de ser muito suculenta. Continuaram a comê-la por muitos dias e verificaram que, além de matar a fome, aquela raiz proporcionava mais disposição e energia. Começaram a comer uma quantidade maior pois como o inverno estava piorando acreditavam que iriam precisar de muita energia, mas um deles começou a ter hemorragias nasais. Resolveram então comer apenas o suficiente, uma dose moderada. Desta forma, aquelas raízes sustentaram os dois por todo o inverno, e na primavera, quando a neve derreteu, eles voltaram para o seu vilarejo. Foi o maior susto, pois todos pensavam que já estivessem mortos. O pai, aliviado, perguntou como eles tinham sobrevivido por todo o inverno e eles comentaram que tinham descoberto uma raiz estranha que parecia um homem em pé. O pai em sua sabedoria disse que se tratava da "planta homem".
Esta planta fantástica, aqui apresentada por este conto folclórico chinês, já se encontra a nossa disposição e é conhecida por nós como Ginseng (raiz que em cultivos leva quatro a seis anos para ser colhida e praticamente só se encontra sendo cultivada em países do oriente, como China e Coréia). Por ser uma planta cara, é comumente substituída pela Pfaffia paniculata, planta esta de origem brasileira, também apresentado qualidades adaptógenas, mas sendo muito inferior ao ginseng em termos de rapidez de resultado. De uma forma enganosa, agindo de má fé, algumas farmácias e laboratórios chegam a denominar a Pffafia de "Ginseng brasileiro", levando o mercado a uma grande confusão.
O Ginseng possui uma ação adaptógena, ou seja, faz com que o organismo se adapte melhor aos problemas provocados pelo estresse do dia-a-dia. É uma planta que aumenta a energia vital, tonifica a energia original, auxilia a combater o cansaço, estafa e desânimo. Auxiliar no tratamento da diabetes e de colesterol, aumenta, em nível de aprendizado, melhorando a memória e a percepção. Estimula a produção de hormônios sexuais, aumentando a libido e a excitação, por isso no ocidente é comercializada como um enfoque maior como sendo planta afrodisíaca.
Com todos estes benefícios podemos dizer com toda certeza que é uma planta que proporciona um bem estar muito grande, principalmente para um organismo debilitado, cansado e fraco. No oriente é muito consumida pelos mais velhos, pois proporciona mais vitalidade e também corrige deficiências.
O consumo pode chegar até a cinco gramas diários sem provocar qualquer efeito colateral indesejável. Experimente usar o ginseng por alguns meses e repare no bem estar que ele irá proporcionar ao seu organismo.

Ademar Menezes Junior
Ginseng

Comentários

Vamos lá, seja o primeiro a comentar sobre: Ginseng

Deixe seu comentário sobre:
Ginseng