"Deixe a natureza cuidar de você."

Digite o que procura abaixo
ou entre em contato conosco.

Ginkgo

Ginkgo (Ginkgo biloba)
O Ginkgo é uma planta que está presente na Terra a vários milhões de anos. Existem fósseis de folhas de Ginkgo que foram encontradas juntamente com fósseis de dinossauros, e apesar da diversidade climática nestes últimos milhões de anos, o Ginkgo conseguiu resistir e ainda estar presente nos dias de hoje para nos auxiliar em nossa saúde e para nos encantar com sua beleza. Arbórea de grande porte, pode atingir 20 a 30 metros de altura quando já está bem desenvolvida. As folhas são no formato de um leque, lembrando as folhas de avenca. Exemplares nativos ainda são encontrados em pequena quantidade nas florestas da China, desta forma estabeleceu-se este país como local de origem. Planta que acompanha as estações climáticas com verdadeiras apresentações de beleza e elegância. No início da primavera lança suas folhas em pequenos tufos, que crescem e ficam com coloração verde claro. No verão o verde fica com um tom mais escuro, e as folhas ficam mais resistentes. Já no outono, inicia-se uma alteração de cor impressionante, pois o verde começa a dar lugar para o amarelo, e já no final do outono as folhas ficam com coloração dourada, impressionante !

Terminando o ciclo, a planta entra no inverno e suas folhas caem, a planta se recolhe para suportar as adversidades do clima das regiões frias, iniciando-se o processo em que as folhas começam amarelar. Estas folhas é que são colhidas para a produção do medicamento, pois é o momento onde se encontram com o maior teor de flavonoides (classe de princípios ativos de interesse da planta).

Existem muitas histórias sobre o Ginkgo, mas seu plantio sempre esteve ligado a locais nobres. No Japão antigo, era plantado em templos budistas e na entrada de castelos dos senhores feudais. Quando a cidade de Hiroshima foi destruída pela bomba atômica, acreditava-se que demoraria muitos anos para a vegetação voltar a ocupar o terreno destruído, mas para espanto das pessoas os pés que ainda sobraram em poucos dias já estavam brotando, apesar de toda irradiação recebida. Depois deste fato os japoneses começaram a chamá-la de planta da vida, pois perceberam o quanto ela é resistente.

Não existe cultivo comercial no Brasil, portanto todo Ginkgo que utilizamos é importado. Atualmente é a planta mais comercializada no mundo, isto por que as pesquisas tem mostrado sua grande eficácia para uma série de doenças.

Afinal quais são as ações terapêuticas do Ginkgo?

Bem, esta é uma planta fantástica. Possui uma grande capacidade vasodilatadora periférica, sendo empregada com muito sucesso para a labirintite, zumbido no ouvido, tontura, perda da capacidade de reter informações, dores na perna, retenção de líquidos e até mesmo no tratamento da celulite. Também possui a capacidade de deixar o sangue mais fluido, previne a formação de trombo e é um excelente anti-oxidante. Também é utilizada no tratamento da doença de Alzheimer, propiciando uma significativa melhora no quadro clínico.

Como contra-indicação, recomenda-se interromper a utilização alguns dias antes de qualquer tipo de cirurgia, pois pode apresentar problemas de hemorragia. Em geral, é uma planta muito segura, e pode ser utilizada como preventivo de várias doenças, inclusive recebe a denominação de planta da Terceira Idade, pois apresenta excelentes resultados contra o envelhecimento. Enfim, um presente da natureza para nós, em uma idade avançada em que mais precisamos de carinho, atenção e cuidados.

Ademar Menezes Junior
      

 

Outros Produtos Naturais