"Especializada em plantas medicinais."

Digite o que procura abaixo
ou entre em contato conosco.

Camomila

Camomila (Matricaria chamomilla)
Matricaria chamomilla / Chamomilla recutita

A Camomila é talvez uma das plantas medicinais mais conhecidas pela população. Em qualquer região do mundo ocidental a camomila está presente, não importando o nível social ou o poder econômico do usuário. Provavelmente foi um dos primeiros chazinhos que nós, quando ainda bebês, tomamos para combater a cólica intestinal.

Planta que cresce espontaneamente em várias regiões da Europa e Ásia, faz parte da cultura destes povos já há muitos séculos. Lembro-me de um colega europeu que, quando menino viveu toda a atrocidade da Segunda Guerra Mundial em seu país, a antiga Checoslováquia. Ele relatava que o Estado pedia para a população da zona rural coletar camomila nativa nos campos. Com muito cuidado, levavam para seca no sótão, e depois de embaladas entregavam para o governo poder preparar medicamentos para os soldados no fronte de batalha. Ao relatar isso, mesmo depois de muitos anos, esta pessoa sentia toda a emoção da época.

O nome matricaria deriva do latim mater, que significa útero, isto por ter sido muito utilizada na antiguidade para problemas ligados ao útero. Planta anual, tem crescimento lento no início e rápido desenvolvimento após algumas semanas da germinação. Prefere ambientes de temperatura amena a fria para seu desenvolvimento. Só irá germinar após suas sementes receberem um choque frio, ou passarem algum período em baixas temperaturas. Sendo assim o seu cultivo se estende a países como Itália, França, Hungria, Rússia, Polônia, Alemanha, Argentina, Edito e um pouco no estado do Paraná, aqui no Brasil.

E dentre estas plantas qual é a melhor?

A do Egito produz flores grandes mas pouco aromáticas, a da Argentina produz flores pequenas, aromáticas mas são muito pulverizadas com agrotóxicos pois são cultivadas em larga escala. Por incrível que pareça, uma das melhores camomilas é produzida por agricultores no Paraná, por pequenos agricultores, em áreas pequenas, sem a aplicação de agrotóxicos e extremamente aromática. É cultivada nos meses de inverno, porém quando o inverno é muito rigoroso pode danificar um pouco sua qualidade.

Mas afinal quais são suas qualidades terapêuticas?

Possui uma excelente ação anti-espasmódica, podendo ser utilizada para cólicas intestinais e até mesmo menstruais. Possui uma excelente ação anti-inflamatória, sendo utilizada externamente na forma de loções, géis, cremes e pomadas. Possui ação anti-séptica, podendo ser empregada em enxaguatórios bucais e pastas dentais. Rica em mucilagens, possui ação protetora de mucosas, podendo ser empregada nas gastrites e colites.

Pode ser indicada como sedativa e até mesmo como auxiliar do tratamento da depressão. Em fitocosméticos é muito empregada em loções, xampus e géis para cabelos, com ação principal de clarear os fios. Normalmente a Camomila é muito empregada pelos fitoterapeutas com muito sucesso, pois é uma planta que pode ser utilizada com muita segurança e eficiência, tanto por recém nascidos quanto por idosos debilitados. O que normalmente as pessoas não se dão conta, é que a eficácia terapêutica da camomila e de outras plantas medicinais depende, quase que exclusivamente, da qualidade da planta. Se esta não for plantada na época certa, não for seca e armazenada adequadamente, grande parte de seus princípios ativos degradam-se, não apresentando, desta forma, o resultado esperado.

Ademar Menezes Junior
      

 

Outros Produtos Naturais