"Deixe a natureza cuidar de você."
Parcelamento em até 6X SEM JUROS!

Digite o que procura abaixo
ou entre em contato conosco.

O prazer nosso de cada dia: O café

Café do sitio da mata 3


            Estamos chegando no final de nossa safra de café. Neste ano nossa produção no Sítio da Mata bateu recorde, conseguimos produzir 20 sacas de café em coco, isto significa cerca de 6 sacas de café beneficiado. Perto da produção de muitos agricultores que produzem milhares de sacas de café beneficiado, esta produção chega a ser ridícula, insignificante, não chegando nem a aparecer nas estatísticas. Para um engenheiro agrônomo como eu, poderia parecer até humilhante perante meus colegas de profissão.
            Mas, gostaria de descrever um pouco mais sobre esta bebida tão apreciada por milhões, ou talvez bilhões de pessoas em todo o mundo. Toda manhã começo o dia com meu ritual de preparar o MEU café. O que mais sinto falta quando viajo é não poder preparar o meu café de manhã e sorvê-lo com calma, com tranquilidade para realmente poder começar o dia. O café, além de ser uma bebida mágica em flavor, estimula de uma maneira incrível nosso mental, nos deixando ligados nas coisas ao nosso redor, melhorando a memória e a concentração. Toda manhã dou uma xícara para minha filha, para que melhore seu desempenho na escola. E ela mesma sente que nas últimas aulas do período da manhã, quando o efeito terapêutico do café já está terminando, fica mais difícil a concentração e a memorização das aulas. 
            Mas, o verdadeiro ritual do café não começa em nossas cozinhas, ou nas nossas cafeterias que já se esparramaram por todo o Brasil. Na verdade, começa no campo. Com a escolha da variedade correta, do local adequado, da forma de colher, secar e armazenar os frutos. Passa obrigatoriamente pelo processo de classificação, torra, moagem e aí sim chega em nossas mãos para colocarmos toda nossa paixão no preparo de nossa bebida.
            O nosso café é plantado em uma área que está situada a quase 1.100 metros de altitude, proporcionando uma temperatura amena quase o ano todo, o que é muito importante para uma bebida de boa qualidade. Nosso café é da espécie Coffea arabica, a espécie que produz os melhores cafés, de bebida insuperável. As mudas de novos plantios em pequena escala são produzidas por nós mesmos. A colheita é realizada a dedo, ou seja, colhemos somente os frutos vermelhos, um a um, dando condições ao fruto de expressar seu melhor potencial de sabor e aroma. A secagem é realiza no terreiro, protegida por uma fina camada de tecido que impede o contato do fruto com o chão. O zelo da nossa funcionária Cida na colheita, é algo que realmente enche nosso coração de prazer, de ver a dedicação, o esmero  em querer proporcionar um prazer quase indescritível a uma terceira pessoa ao saborear a nossa bebida. O cuidado do Isau na secagem, no armazenamento das sacarias é algo que nos emociona.
            A colheita dura entre  um e dois meses, dependendo das condições climáticas e da produtividade. Nossa produção é totalmente orgânica, certificada pela empresa francesa ECOCERT (http://www.ecocert.com.br/ ). Mas a venda de nosso café, já torrado e moído não pode ser certificada. Para podermos comercializar nosso café com o selo orgânico, a máquina de beneficiamento deveria ser certificada, e como fazemos nosso beneficiamento em uma pequena máquina em Cajuru-SP, e esta não possui o selo da certificação, perante a legislação, quebra a seqüência, portanto não podemos imprimir o selo de ORGÂNICO. Mas quem experimenta nossa bebida reconhece a grande diferença.
            Convido vocês a experimentarem nosso café. Infelizmente, como a produção é muito pequena, só disponibilizamos a venda em nossa loja de produtos naturais. É muito comum clientes chegarem em nossa loja e pedirem para a Elcie, “você tem o café do Ademar?”. Para mim isto é motivo de muito orgulho, em poder compartilhar um pouco do que tenho com os meus amigos, clientes e pacientes. Quem ainda não experimentou nosso café, acho que deveria experimentar, quem já o consome sabe do que estou falando.
            Somente uma observação seria importante colocarmos. O café praticamente não possui nenhuma contra indicação no consumo usual, sendo este até 3 xícaras ao dia. Pessoas com problema de insônia não devem tomar café à noite, pois a cafeína, um dos princípios ativos presente no café, é estimulante. Pessoas com úlcera ou gastrite nervosa também não devem fazer o uso até terminar o tratamento, depois podem consumir sem maiores problemas. Quem quiser conhecer nosso produto, vá até a loja da Oficina de Ervas – Produtos Naturais, fale com a Elcie, ou podemos entregar em sua residência, fazendo pedido pelo telefone (16) 2133.4466. Uma boa degustação a todos.


Ademar Menezes Junior

Engenheiro Agrônomo

      

Outros informativos que podem interessar

  • Momento Resposta

    Pergunta enviada por Ana Maria B. Tavares em 15/02/2014   Pergunta: Tenho lido muitas reportagens so ...

  • Momento Resposta

    Tenho gastrite e dores de estômago. Tem alguma planta que pode me ajudar?  Resposta: A planta indica ...

  • Café Verde para sua saúde.

    O café é originário das terras altas da Etiópia (possivelmente com culturas no Sudão e Quênia) e dif ...