2000-10-01

Inhame, um alimento que proporciona saúde!

 O inhame (Colocasia esculenta) pertence à família Dioscoreaceae, com nove gêneros e cerca de 850 espécies.

O inhame é um alimento de fácil digestibilidade e bastante energético, pois é rico em carboidratos. Contêm quantidade moderada de vitaminas do complexo B, sais minerais como cálcio, fósforo e ferro, tudo isso unido ao seu escasso aporte de gorduras e sua riqueza em potássio. O inhame é um alimento que pode ser consumido por pacientes celíacos, pois sua composição é isenta de glúten.
De acordo com a jornalista e especialista em nutrição Sônia Hirsch, o inhame é um dos alimentos medicinais mais eficientes que se conhece. “Faz muitas impurezas saírem do sangue, através da pele, dos rins e dos intestinos”, explica ela, autora, entre vários outros, de um pequeno livro intitulado Inhame, inhame (Ed. Corre Cotia).  No começo do século já se usava elixir de inhame para tratar sífilis.
Recomenda-se comer inhame para fortificar os gânglios linfáticos, que são os postos avançados de defesa do sistema imunológico.
A presença do inhame no sangue permite uma reação imediata à invasão do mosquito, neutralizando o agente causador da doença antes que ele se espalhe pelo corpo.
Inhame dá com fartura em qualquer lugar úmido. Em vez de apodrecer na cesta, como a batata, ele brota e produz mais inhames. Nas mulheres aumenta a fertilidade porque contém fitoestrógenos, hormônios vegetais, importantes na menopausa e após. Também ajuda no controle da TPM.

O inhame é um alimento de fácil digestibilidade e bastante energético, pois é rico em carboidratos. Contém quantidade moderada de vitaminas do complexo B, sais minerais como cálcio, fósforo, ferro e potássio. O inhame é um alimento que pode ser consumido por pacientes celíacos, pois sua composição é isenta de glúten.

inhame - plantio  inhame - raiz 2  inhame - raiz

De acordo com a jornalista e especialista em nutrição Sônia Hirsch, o inhame é um dos alimentos medicinais mais eficientes que se conhece. “Faz muitas impurezas saírem do sangue, através da pele, dos rins e dos intestinos”, explica ela, autora de um pequeno livro intitulado Inhame(Ed. Corre Cotia).  

No começo do século já se usava elixir de inhame para tratar sífilis. Atualmente é muito usado para tratar problemas de pele, furunculoses e acnes, por seu efeito depurativo.

Recomenda-se comer inhame para fortalecer os gânglios linfáticos, que são os postos avançados de defesa do sistema imunológico.

Nas mulheres aumenta a fertilidade porque contém fitoestrógenos, hormônios vegetais, importantes na menopausa e após. Também ajuda no controle da TPM.

Inhame produz com fartura em qualquer lugar úmido, por isso é facilmente cultivado no Brasil. 

Como medicamento, pode ser consumido na forma de cápsulas, tinturas e extratos. Como alimento ele pode ser consumido na forma de purês, caldos, bolinhos, etc. É muito utilizado em pratos típicos japoneses.

inhame - caldo  inhame - bolo  inhame - cozido

Esta é mais uma planta que pode fazer parte do seu cardápio, promovendo mais saúde e beleza!

Por: Eliza Tomoe Harada

Comentários

Vamos lá, seja o primeiro a comentar sobre: Inhame, um alimento que proporciona saúde!

Deixe seu comentário sobre:
Inhame, um alimento que proporciona saúde!