2010-10-01

Erva Baleeira, o anti-inflamatório natural do Brasil

Tradicionalmente usada na medicina popular dos caiçaras brasileiros como cicatrizante e, principalmente, como antiinflamatório natural no tratamento de artrites, contusões, dor muscular, reumatismo, etc, a Erva Baleeira (Cordia verbenacea) é uma planta arbustiva perene que atinge até 3 metros de altura.

As principais características para a identificação da Erva Baleeira são suas folhas de coloração verde escura com margens dentadas e flores brancas pequenas, dispostas em espigas laterais que dão origem a frutos pequenos, arredondados e de cor vermelho-escuro.

As folhas da Erva Baleeira, quando maceradas, exalam um cheiro forte e singular proveniente do seu óleo essêncial, que é a  fonte da sua ação medicinal.

erva baleeira- planta   erva baleeira- folhas   erva baleeira- frutos

Popularmente, a Erva Baleeira também é conhecida como Maria-preta, Maria-milagrosa, Catinga de barão ou Pimenteira.

Está gostando do nosso informativo? Clique aqui e receba nossos informativos mensais.

Nativa da Mata Atlântica brasileira, a Erva Baleeira é encontrada em quase todo o litoral,  porém é mais comum no litoral-sul de São Paulo – região de Iguape – e no litoral de Santa Catarina.

Nos anos de 1990 e 1991, o farmacologista Sertié, o bioquímico Sylvio Panizza, ambos da Universidade de São Paulo, juntamente com uma equipe multidisciplinar, publicaram estudos sobre a ação antiinflamatória da Erva Baleeira.

Em 2004, pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de São Paulo, PUC-Campinas e Universidade de Campinas, em parceria com um importante Laboratório Farmacêutico, finalizaram a pesquisa na qual o alfa-humuleno encontrado no óleo essencial foi identificado como ativo responsável pelas propriedades terapêuticas desta planta.

O mecanismo de ação do alfa-humuleno extraído da Cordia é o mesmo de anti-inflamatórios e analgésicos produzidos pela indústria farmacêutica, como o diclofenaco, com a vantagem de não existirem efeitos colaterais relacionados ao uso tópico da Erva Baleeira relatados até o momento.

O uso da Erva Baleeira em Géis, Cremes e Óleos para massagem está diretamente relacionado à ação anti-inflamatória e analgésica  dos ativos presentes no seu óleo essencial. Essas propriedades medicinais são potencializadas quando aplicado na pele do corpo junto a movimentos de massagem. Assim, a massagem feita com cosméticos naturais que contém Erva Baleeira apresenta como vantagens o alívio de dores (coluna, muscular, LER e outras) e inflamações corporais localizadas.

Além do uso tópico, a Erva Baleeira pode ser usada internamente com as mesmas finalidades, na forma de chá, cápsula ou extrato, pois possui também atividade anti-ulcerogência.

Esta é apenas mais uma das plantas brasileiras que a ciência provou sua eficácia, conhecida popularmente há anos, mostrando o potencial que existe em nossa biodiversidade e como ela pode auxiliar na manutenção e recuperação de nossa saúde.

"Toda a felicidade, ao longo da vida, pode-se dizer, resume-se na palavra saúde." (Meishu Sama)

Por: Eliza Tomoe Harada

Comentários


  • Conceição Barboza
    Quem é cardiopata pode usar chá de erva baleeira ou picão preto? Meu marido toma espironolactona, aas, entresto e bisoprolol.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Conceição.

    O AAS tem interação praticamente com todos o medicamentos, nesse caso poderia ser usado com cautela a Erva baleeira e o Picão Preto.
    O Picão Preto tem ação hipotensora, pode ocorrer uma potencialização dos efeitos anti-hipertensivos dos medicamentos que já faz uso.

    Para maiores informações, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelos links abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
    https://www.oficinadeervas.com.br/zap

    Estamos à disposição
  • Eledir Cunha Vieira
    Bom dia! Minha filha vai fazer uma cirurgia. Gostaria de saber qtos duas antes se deve tomar a ERVA BALEEIRA para evitar inflamação e infecção pós cirurgia . Aguardo retorno. Obrigada.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Eledir

    Para a segurança da sua filha e melhor orientação, clique no link abaixo para falar com um fitoterapeuta e informe a idade e peso:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos á disposição.
  • Tânia Rosângela Gonçalves Rodrigues
    Li os comentários e adorei os benefícios dessa planta. Eu tenho 64 anos e muitas dores ,tenho hérnia de disco, discopatia degenerativa e bico de papagaio. Além da baleeira ,poderiam me sugerir outras plantas que não evoluíssem esse meu quadro. Desde já fico grata.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Tânia.

    A Erva Baleeira é uma planta com ação anti-inflamatória. No entanto, ela não paralisa a evolução da degeneração articular.
    O UC II é o colágeno tipo 2 que ajuda a manter as articulações saudáveis, além de melhorar a flexibilidade.

    https://www.oficinadeervas.com.br/busca/?termo=uc2

    Você pode tomar 1 cáps de 40mg ao dia e usar a Erva Baleeira como coadjuvante no tratamento. Pode usar também o creme de Erva Baleeira composto, passando com leve massagem no local dolorido, 2 a 3 vezes ao dia.

    https://www.oficinadeervas.com.br/erva-baleeira

    É muito importante que você faça exercícios físicos para fortalecimento muscular, pois assim protegerá as articulações contra desgastes. Como já está com comprometimento, procure orientação profissional para isso.

    Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.
  • Gerlice
    Erva baleeira serve pra psoríase?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Gerlice,

    A Erva baleeira tem ação mais para controla reumatismo, artrite, dores musculares, inflamações, fibromialgia e nevralgias.
    Para psoríase recomendo que entre em contato com os nossos fitoterapeutas através do link abaixo.

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.
  • Ricardo
    Belo trabalho.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Ricardo

    Ficamos felizes que gostou do nosso informativo.

    Para dúvidas e orientações clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.
  • Gilda maria martins aquino caldas
    Qual seria melhor planta pra manchas branca (vitiligo).E como usar.
    Obrig.!!
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Gilda.

    Para o tratamento do Vitiligo existem plantas como a Flor de São João, Mamacadela e Polypodium.

    Segue abaixo um informativo sobre o vitiligo:
    https://www.oficinadeervas.com.br/conteudo/vitiligo-vamos-aprender-sobre-essa-condicao

    A escolha e a posologia dependem das necessidades de cada paciente.

    Caso você queira alguma orientação sobre o tratamento, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo e informe a sua idade, quanto tempo tem as manchas, que tratamento você faz, etc.

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.
  • Cristal
    Tenho asma, e estou com bronquiopatia inflamatória, estou tomando azitromicina, aspirando alenia , tomei chá da erva baleira, tem reação ? Faz mal misturar a erva com os remédios? O guapo? Ou a flor colônia? Qual seria melhor? (22)997061631
    Preciso de ajuda, não estou bem
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Cristal.

    Clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Informe usa idade, se tem outros problemas de saúde e quais medicamentos faz uso e o quais outros deseja usar.

    Estamos à disposição.
  • Flavia
    Bom dia, meu pai tem uma ferida na perna oriunda de um câncer, ela nunca cocatriza e ele não pode operar. Como poderia utilizar a erva e em q formato?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Flávia.

    A Erva Baleeira é um bom anti-inflamatório, mas não deve ser usada antes de uma avaliação, pois as feridas são portas de entrada de microorganismos que causam infecções.

    Caso ele sinta dor, poderá tomar o chá das folhas ou outra forma farmacêutica como cápsulas, tinturas e extratos fluidos.

    Quanto ao ferimento, precisamos de mais informações para podermos orientar. Entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe a idade do seu pai, quando teve câncer, que tipo de câncer, que medicamentos e tratamento ele fez ou ainda faz, o que usa no tratamento da ferida, desde quando tem a ferida, como é a rotina e a alimentação dele.

    Se quiser, pode nos enviar a foto do ferimento dele.

    Deixo aqui o contato pelo whatsApp (16) 98234-0111, ou pelo link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.
  • Patricia B Castro
    Estou com dores intensas nas articulação dos quadris ciática e gostaria de saber se o chá será eficaz. Também gostaria de fazer a tintura da Erva. Como posso usar nesse caso?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Patrícia.

    A Erva Baleeira terá ação analgésica e anti-inflamatória, mas se você tem algum desgaste articular, poderá associar o uso do UC II, pois este se trata de um colágeno específico para articulações.
    Se as dores são causadas por algum acidente ou pancada, poderá usar somente a Erva Baleeira, pois com o tempo você voltará a ter as funções normalizadas.

    O uso do chá poderá ser de 3 xícaras ao dia, sendo as mesmas preparadas no mesmo dia para o consumo.

    Caso queira usar na forma de tintura, ela pode substituir o chá se tomar 40 gotas em água 3 vezes ao dia.

    Você poderá optar também por preparar o chá e acrescentar de 15 a 20 gotas de tintura para potencializar o efeito.

    https://www.oficinadeervas.com.br/erva-baleeira

    https://www.oficinadeervas.com.br/ucii

    Caso queira, poderá usar o creme de Erva Baleeira composto 2 a 3 vezes no local da dor.

    https://www.oficinadeervas.com.br/creme-de-erva-baleeira-composto

    Qualquer dúvida, você pode entrar em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos a disposição.
  • Douglas Silva
    Bom dia, tudo bem? Tenho uma ferida na boca que foi feita pela minha dentista numa cirurgia e estou tomando em cápsula para desinflamar e cicatrizar, demora quanto tempo para fazer efeito ou se tem uma outra forma pra agilizar o processo como a tintura e se sim como fazer?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Douglas.

    O uso na forma de cápsulas não vai fazer efeito. Se você tem a tintura da Erva Baleeira, poderá pingar em torno de 20 gotas em um pouco de água morna para evaporar o álcool e fazer bochechos 2 a 3 vezes ao dia.
    Existem plantas mais indicadas para esse tratamento: Enxaguatório Bucal de Malva Composto (Menta, Zedoária, Calêndula, Equinácea e Stevia).
    Outro produto é o chá de casca de romã. Nessa época de fim de ano você consegue encontrar a romã para comprar.
    Separe as cascas em pedaços e coloque para secar. É uma forma de ter a matéria prima para fazer o chá. Faça bochechos com o chá 2 a 4 vezes ao dia. Sua ação adstringente e anti-inflamatória vai cicatrizar seu ferimento rápido.

    https://www.oficinadeervas.com.br/malva

    https://www.oficinadeervas.com.br/roma

    Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição
  • Michelle
    A erva baleeira pode ser utilizada por quem está amamentando?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Michelle

    É sempre bom confirmar com o pediatra de seu filho.

    Para dúvidas clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.
  • Sinesia Solange lopes
    Qual planta pode curar a otite canina
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Sinesia

    Nesse caso verifique com o médico veterinário, pois o ouvido de cães é muito sensível.

    Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.
  • Maria do carmo
    Tenho neuropatia nos pés, ' posso tomar erva balaeera em cápsulas e qual dosagem?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Maria

    A dosagem usual da Erva Baleeira é 1 cápsula de 450mg 3 vezes ao dia.

    Clique no link abaixo para ver mais informações sobre ela:

    https://www.oficinadeervas.com.br/erva-baleeira

    Clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Informe sua idade, se tem algum problema de saúde e se faz uso de algum medicamento.

    Estamos à disposição.
  • Iona
    Bom dia!
    Pessoas alergicas a diclofenaco profenid amoxilina e penisilina podem tomar baleeira?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Iona.

    Não tem como saber se ocorrerá um processo alérgico usando a Erva Baleeira, mas por se tratar de um produto natural, geralmente os riscos de alergia são menores.

    O que se recomenda às pessoas alérgicas é que, caso sinta alguma alteração, suspenda o uso por 1 semana e depois volte a usar a planta. Caso o sintoma alérgico volte a ocorrer, é sinal de que a pessoa tem alergia àquela planta e deve suspender o tratamento. Caso não ocorra o sintoma novamente, poderá continuar o tratamento.

    https://www.oficinadeervas.com.br/erva-baleeira

    Se preferir, poderá fazer o uso na forma de creme, aplicando no local dolorido.

    Entre no link que enviei e você verá as opções de uso desta planta.

    Qualquer dúvida ou orientação, pode entrar em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.
  • Nuci Oliveira
    Bom dia. Amo e agradeço essa erva. Tomava remédios fortes para reumatismo e artrite com efeitos colaterais adversos. Depois que obtive informações pelo prof. Daniel Forjaz, autor da própria saúde, comecei a tomar o chá e as dores diminuíram 90% e sem efeitos colaterais... tem a oficina de ervas que fornece os fitoterápicos, que parabenizo pelo excelente trabalho. Gostaria de saber se pessoas q amamentam e gestantes podem fazer o uso do chá. Obrigada
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Nuci,

    A Erva baleeira controla reumatismo, artrite, dores musculares, inflamações, fibromialgia e nevralgias.
    É muito bom saber que obteve resultados satisfatórios.
    O uso para gestantes e para quem esta amamentando, fica sob responsabilidade do médico.

    Deixo o link https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta para que possa entrar em conato com os nossos fitoterapeutas.

    Ficamos a disposição.
  • Miriam
    Esta erva serve para Tendinite de Glúteo médio e mínimo?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Miriam.

    Essa planta possui ação anti-inflamatória geral e por isso vai auxiliar também na tendinite de glúteo.
    É importante que você faça exercícios de fortalecimento muscular supervisionado e evite as causas do seu problema.
    Caso queira tomar as cápsulas de 450mg, pode ser 3 vezes ao dia. Você pode também acrescentar o uso do creme de Erva Baleeira, aplicando 2 a 3 vezes ao dia no local dolorido, com leve massagem.

    https://www.oficinadeervas.com.br/erva-baleeira

    Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.
  • Eloisa Helena Levy
    Vcs tem whatsapp ?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Eloísa

    Temos sim. Nos adicione: (16) 9.8234.0111.

    Ou clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.
  • Aparecida
    Tenho bursite este cha é bom para isso?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Aparecida

    A Erva Baleeira é ótima para bursite. Você pode usar em forma de cápsula ou em forma líquida (tintura). Além disso, pode usar também o Creme de Erva Baleeira Composto.

    Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.
  • Adelaide Muniz de Castro
    Boa noite!
    No dia 13-/05/2022., eu caí atravessando um pista, mais não bati com o joelho no chão ele só encostou, ao levantar de quatro ficando em pé, ao invés de seguir em frente, virei corpo para a esquerda, mas não virei a perna junto, foi onde senti uma pequena dor quase sem importância. Como estava a pé segui pára onde estava indo e já na volta comecei a sentir o joelho me incomodar, quando cheguei em casa tomei um banho e parei para olhar meu joelho, levei um susto, o joelho estava enorme muito inchado!
    Guando meu sangue esfriou da caminhada começou uma dor horrível e só consegui dormir depois de encher um algodão com tintura de Arnica que eu mesmo havia feito coloquei no joelho e enrolei com uma atadura, depois tomei um Musculares. No dia seguinte fui ao Hospital local fiz um Raio X foi diagnosticado como uma luxação no joelho. Aplicaram duas injeções para dor, apesar de dizer que não estava sentindo nenhuma dor forte, Estou esperando até hoje marcarem a tomografia e Ortopedista que o médico falou pelo SUS,.
    Tenho um pé de erva baleeira em casa e resolvi fazer um chá e tomar, hoje contínuo sem sentir dores, já estou andando sem a muleta e só tem 7 dias que estou tomando o chá de erva baleeira.
    Graças a Deus estou melhorando a cada dia que passa!
    Ando sem a muleta mais caminho bem devagar, pois a única coisa que sinto e falta de firmeza na perna para apoiar o peso do corpo!
    Vou continuar bebendo o chá de Erva Baleeira até fazer a tomografia do joelho!
    Essa erva é maravilhosa.
    atenciosamente Adelaide Muniz de Castro, Magé RJ.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Adelaide.

    Seu depoimento é muito importante, pois mostra o quanto essa planta tem ação anti-inflamatória e analgésica.
    Espero que não tenha ocorrido nada sério e que se estabeleça completamente em breve.
    Agradecemos pelo comentário e ficamos à disposição caso precise de alguma informação.

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.
  • Zoreide
    Fui comprar em uma casa de produtos naturais e veio muitos talos ( mais até do que folhas). É assim mesmo? Posso usar esses talos?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Zoreide

    Nos talos tem menos princípios ativos do que nas folhas. Se tiver certeza mesmo que é a Erva Baleeira até pode usar, mas pode não resolver seu problema.

    Aqui trabalhamos com a Erva Baleeira em chá, cápsula, tintura e extrato fluido. Clique no link abaixo para visualizar:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Para dúvidas e orientações, clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.
  • Angela
    Tenho uma dúvida: lepechina calycina, é muito igual dá baleeira, por favor pode me auxiliar? Achei a baleeira em Garopaba e arroio do sal, mas quando o aplicativo escaneia, nunca da cordea verbenácea, obrigada
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Angela

    Clique no link abaixo para ver mais informações e adquirir a Cordia verbenacea (Erva Baleeira):

    https://www.oficinadeervas.com.br/erva-baleeira

    Para falar com nossos fitoterapeutas clique no link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.

  • Rosa Nunes
    Lendo os comentários à respeito da erva baleeira, observei que algumas pessoas gostariam de obter um pé de erva baleeira, lembrei então, que algumas pessoas que fazem o curso de plantas medicinais comigo, já obtiveram uma muda comprando no MERCADO PAGO pela internet, e já receberam suas mudinhas. Quem quiser tentar obter a sua, fica aqui a indicação. Um abraço.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Bom dia

    Obrigada por compartilhar a informação.
    Se precisar de mais alguma inofrmação fale com um de nossos fitoterapêutas através deo link abaixo:
    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos a disposição.
  • Cassia
    Bom dia me chamo cassia meu filho tá tomando erva baleeira pra limpar umas manchas q saiu no corpo dele ela serve pra isso tb
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Cassia.

    Se as manchas no corpo aparecem devido a algum processo inflamatório, a Erva Baleeira vai ajudar sim.
    Caso seja por outros motivos, podemos avaliar a possibilidade de usar plantas mais específicas.

    Entre em contato com nossos fitoterapeutas para que possam te auxiliar.

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.
  • Bruna Layse
    Ola boa noite, gostaria de saber se ha contraindicações para uma pessoa de 57 anos, com hipertensao, diabetes e glaucoma? E a outra pessoa de 60 anos, com hipertensao, esteatose Hepática e alto nivel de ferro no sangue? Ambos sao meus pais, pirem sentem muitas dores no corpo, meus pai dores na coluna e minha mae joelhos e bracos, eles podem usar? E que tipo recomenda se puderem, capsula, manipulado, chá? Nao conheço sobre e achei essa pagina, com bastante informação bacana sobre, obrigada pela atenção
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Bruna,

    Vai ser interessante conversar com os nossos fitoterapeutas para obter melhores informações. Entre em contato através do link https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.
  • Nilda
    Senti os benefícios da erva baleeira para desinflamar o nervo ciatico e tive ótimos resultados. Conheci a erva em creme e procurei pelas cápsulas. Hoje uso para neuropatias e reumatismo. Tem ajudado bastante.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Nilda.

    Ficamos felizes em saber dos resultados com o uso desta planta. Realmente ela tem ação usado internamente e externamente, pelo seu grande potencial anti-inflamatório.

    https://www.oficinadeervas.com.br/erva-baleeira

    Agradecemos pelo seu depoimento.

    Estamos sempre à disposição.
  • CAMILA
    Bom dia, tenho gordura no figado, colesterol e pressão alta. Posso tomar tintura de erva baleeira? Obrigada.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Camila.

    A Erva Baleeira não é específica para esses problemas que você citou, mas pode tomar a tintura sim. No seu caso, pingue as gotas em um pouco de água morna para evaporar todo o álcool.

    Caso queira tratar a gordura no fígado, é indicado o uso da Silimarina, que também ajuda no controle do colesterol. Para a pressão, tem outras plantas como a Sete Sangrias.

    Deixo os links abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/erva-baleeira

    https://www.oficinadeervas.com.br/cardo-mariano

    https://www.oficinadeervas.com.br/sete-sangrias

    Caso você queira consultar um de nossos fitoterapeutas a respeito das suas necessidades, entre em contato pelo link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.


  • Ana
    Olá. Estou com muita dor no sitático e coluna. Além disso, tenho dormência na mão direita e braço com dor.
    Posso tomar chá de Baleeira?? Estou tomando vários antinflamatórios a bastante tempo e não estou curando.
    Qual a melhor forma de preparar o chá?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Ana.

    Pode tomar o chá de Erva Baleeira. Prepare a medida de 3 xícaras colocando a água para ferver. Depois que levantar a fervura, acrescente 1 colher de sopa das folhas bem picadinhas. Abafe e deixe esfriar. Tome durante o dia em 3 vezes. Não deixe chá preparado para o dia seguinte.

    https://www.oficinadeervas.com.br/erva-baleeira

    Você pode passar o creme composto de Erva Baleeira nos locais de dor.

    É importante procurar um profissional que possa te orientar, principalmente no fortalecimento da musculatura.

    Caso você queira consultar um de nossos fitoterapeutas a respeito das suas necessidades, entre em contato pelo link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.
  • Jane
    EBom dia podem me informar se erva balieira e bom pra tratar micropolicistos
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Jane,

    A Erva baleeira controla reumatismo, artrite, dores musculares, inflamações, fibromialgia e nevralgias.

    Para maiores informações entre em contato com os nossos fitoterapeutas através do link abaixo.

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.


  • Tania
    Boa tarde! Essa erva é indicada pra dor na coluna devido a bico de papagaio?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Tania

    A Erva Baleeira é sim indicada para dores na coluna, articulações, nevralgias, lombalgias e etc. Além de tudo, ela é muito segura de ser usada.

    Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.
  • Raquel Peres
    Olá!
    Gostaria de saber se pessoas em tratamento quimioterapico podem tomar esse chá?
    E qual erva é bom pra desinflamar o esterno?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Raquel

    A Erva Baleeira tem ação anti-inflamatória para o sistema osteoarticular, sendo assim, ela pode ajudar na inflamação do esterno.

    Para mais orientações clique no link abaixo e fale com um de nossos fitoterapeutas:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.
  • Jaqueline
    Bom dia !!! Ppr gentileza gostaria de saber se posso dar tintura de baleeira para meu cacahorro com problemas articulares? Ele e um Labrador de 42 k e qual a posologia para ele ?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Jaqueline.

    Temos como te orientar para esse problema. Entre em contato conosco e informe que tratamento ele faz, que medicamentos usa, que idade ele tem e como ele está com relação à mobilidade, alimentação e saúde em geral.

    Fale com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.
  • PATRICIA
    Bom dia, eu tenho um filho de 1 ano e 4 meses que tem uma síndrome rara, se chama pfapa, ele tem febes recorrentes todos os meses, sem nenhum motivo viral, tem que dar corticóide, mas a reumatologista pediu para dar colchicina, que é um anti-inflamatório, todos os dias pra evitar as febres, será que eu poderia tentar com a erva baleeira?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Patrícia.

    Não temos conhecimento do uso da Erva Baleeira em crianças, por falta de estudos. As pesquisas são feitas em adultos.

    Também nunca tivemos um caso dessa síndrome, mas pelo que vimos, o diagnóstico se baseia em critérios clínicos definidos e sintomas bem característicos, podendo ser hereditário.

    Se você quiser, podemos conversar melhor sobre o problema ou diretamente com o médico dele, para tentarmos alguma terapia complementar.

    Deixo aqui o nosso contato:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.
  • Leozanira Walburn
    Boa noite, por favor vocês podem me informar o nome do òleo de Baleeira que falaram que e um bom cicatrizante para pessoas com diabeticos grata
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Leozanira.

    Não conhecemos a ação cicatrizante da Erva Baleeira. Ela é usada principalmente como anti-inflamatória.

    Entre em contato com nossos fitoterapeutas para mais informações sobre esse tipo de problema. Informe a idade do paciente, que tratamento faz, que sintomas apresenta, que medicamentos usa e a taxa glicêmica.

    Entre em contato com nossos fitoterapeutas clicando no link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.
  • Patricia Tavares
    Olá! Existe contrai indicação da erva baleeira para pessoas com glaucoma?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Patrícia.

    Não conhecemos estudos para esse tipo de problema, mas ela não apresenta nenhuma toxicidade, desde que usada nas dosagens recomendadas.

    https://www.oficinadeervas.com.br/erva-baleeira

    Para qual finalidade você quer usar a Erva Baleeira? O Glaucoma está controlado? Faz uso de algum medicamento?

    Para orientações, clique no link abaixo para falar com um de nossos fitoterapeutas:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Estamos à disposição.

  • Rosângela monteiro
    Bom dia. Queria saber quanto tempo as cápsulas de erva baleeira começa a fazer efeito na inflamação. Estou tomando faz uma semana. Obrigada.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Rosângela.

    Geralmente o efeito ocorre dentro de 10 a 15 dias, mas depende muito do tipo de inflamação e dor. Para dores crônicas, o tempo é maior. Em inflamações agudas, o efeito é mais rápido, mas depende da dosagem usada também.

    Se é feito o tratamento com uso de creme no local, em caso de inflamação em membros, articulações ou pancadas, o efeito é mais rápido.

    https://www.oficinadeervas.com.br/creme-de-erva-baleeira-composto

    Para dúvidas e orientações, entre em contato com nossos fitoterapeutas clicando no link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Estamos à disposição.
  • Fabiani
    Olá. Sinto muitas dores na coluna, lombar, joelho que ataca meu nervo ciático, à 12 Anos já.
    Estou querendo engravidar, pois já tenho 30 anos, mais tenho medo de abortar.
    Faço muito uso de Torcilax e remédios a base de diclofenaco para viver melhor. Mais sei q não pode ser usado na gestação.
    Me indicaram esse chá de baleeira, pode me dizer se é seguro para tentante e gestante?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Fabiani,

    Durante a gestação não é recomendado usar nada sem que o médico autorize.
  • Isabel
    Posso guardar o chá baleeira na geladeira? Obrigada
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Isabel.

    Não é aconselhável guardar chás em geladeira, pois o efeito é melhor em temperatura ambiente.
    Também não deve ser deixado para tomar no dia seguinte. O preparo e o consumo devem ser diários.

    Para mais orientações clique no link abaixo para falar com um de nossos fitoterapeutas:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Estamos à disposição.
  • SILVIA INES JULIANI
    Sheili por favor que região de Itanhaém tem erva baleeira? Grata
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Sílvia,

    Não sabemos dizer especificamente qual região tem. No entanto, sabemos que ela está presente na região litorânea, mais especificamente na Mata Atlântica.

    Sempre muito cuidado na identificação botânica para não utilizar a planta errada. A Erva Baleeira possui um odor característico de tempero, como Sazon ou Caldo Knor.

    Estamos à disposição.
  • Rosilma Marsola Moreira
    Preciso dessa erva com urgência, pois meu filho Está com muitas úlceras no corpo devido a uma doença autoimune , podem me ajudar?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Rosilma,

    Claro, podemos ajudar sim.

    Entre em contato com nossos fitoterapeutas explicando melhor sobre essa doença, idade do seu filho, medicamentos que ele usa. Entre em contato pelo WhatsApp (16) 9.8234.0111 ou clicando no link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Estamos aguardando.
  • Andreza
    Olá, quem toma Furosemida, Enalapril, Propranolol e Espirinolactona, pode fazer uso da erva baleeira? E com a ginkgo biloba, será que pode tomar os dois juntos?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, pode usar a Erva baleeira e o Ginkgo juntos e com os remédios que já faz uso. Para maiores informações entre em contato pelo através do link https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/
  • Luis
    idosa de 91 anos pode tomar chá de baleeira?
    alguma contra indicação?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Luis,

    Ela pode tomar o chá da Erva Baleeira. Use de planta (folhas) uma quantidade referente a 1/4 da palma da mão dela para 250mL de água. Faça em infusão. Pode dar uma dose de 250mL 2 vezes ao dia.

    Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas, clicando no link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Nós temos a Erva Baleeira para fazer chá, em cápsula e tintura, caso queira ver mais informações e adquirir clique no link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/erva-baleeira

    Estamos à disposição
  • Cassia Fernandes
    Bom dia, gostaria de saber se a relatos de tratamento da erva baleeira em cães, no caso especifico para artrite e artrose, obrigada
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Cássia.

    Não encontrei trabalhos científicos acerca do uso da Erva Baleeira em caninos. No entanto, o Mentrasto pode ser usado. Ele também e uma planta anti-inflamatória. Além disso, ele pode usar o UCII (colágeno tipo II, específico para articulação). Clique no link abaixo para falar com um de nossos fitoterapeutas:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Para ver mais sobre e adquirir o Mentrasto e o UCII clique nos links abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/mentrasto

    https://www.oficinadeervas.com.br/ucii

    Estamos à disposição.
  • Geovane Santos
    Comprei baleeira seca em uma loja de produtos naturais ja conhecida minha, e o sabor é extremamente amargo. Normal ou será que fui enganado?
    Muito obrigado!
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Geovane.

    Ela não costuma ser amarga. Mas, possui uma característica marcante que é o odor, que lembra caldo de galinha.

    Para maiores orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas através do link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/?utm_source=site&utm_medium=link-footer&utm_campaign=link&utm_content=footer

    Estamos à disposição.
  • Lilian Bianchi
    Olá tenho ouvido muito sobre a erva baleeira. Meu filho esta com doença inflamatória no intestino delgado, isso faz com quem nao seja absorvidos todos os nutrientes da alimentação por isso ele esta muito debilitado e fraco pq ocorre muita diarreia. Ele esta com 4 fistulas cutâneas na barriga ja faz um ano... Será que o cha da erva baleeira pode ajuda-lo a combater das inflamação no intestino? E será que não vai causar mais diarreia com o uso do chá?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Lilian,
    A Erva baleeira é um fitoterápico muito bom para as dores porem no caso do seu filho existe a Boswellia que atua muito bem nos problemas intestinais. Para maiores informações entre em contato com os nossos fitoterapeutas através do link https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/?utm_source=site&utm_medium=link-footer&utm_campaign=link&utm_content=footer
  • Angel
    Posso passar a tintura de baleeira na pele ou é somente para tomar ?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Angel.

    A tintura também serve para fazer compressa, mas antes de aplicar, pingue a tintura em um pouco de água morna para evaporar o álcool, pois ele pode ressecar a pele.

    Temos um creme de Erva Baleeira que é preparado com o óleo essencial dela e o extrato glicerinado, além de outras plantas na composição, para ajudar na cura do processo inflamatório.

    Deixo o link para você:

    https://www.oficinadeervas.com.br/creme-de-erva-baleeira-composto.

    Qualquer dúvida, clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Estamos à disposição.
  • IVANEUDA COELHO VIANA
    Boa Noite ,gostaria de comprar UC LL Colágeno para usar junto com a erva baleeira no tratamento da artrose tratamento da artrose
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Ivaneuda.

    Clique nos links abaixo para adquirir o UCII e a Erva Baleeira:

    https://www.oficinadeervas.com.br/ucii

    https://www.oficinadeervas.com.br/erva-baleeira

    Para maiores orientações, entre em contato com nossos fitoterapeutas através do link:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Estamos à disposição.

    Atenciosamente

  • EUCILÂNDIA RODRIGUES GUIMARÃES
    Gostei muito dos comentários. Pode tomar o chá de erva - baleeira para prevenção?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Eucilandia. Não há necessidade de tomar anti-inflamatórios de forma preventiva, mesmo que seja uma planta. Estamos à disposição para qualquer dúvida.
  • Eneida Valentim
    Usei a pomada de erva baleeira na mão, pois meu dedo polegar não tinha movimento. E voltou ao normal. Aqui em Brasília, no posto médico do Guará, os médicos receitavam e era fornecida a pomada na própria Farmacia. Por aqui, tanto a pomada como comprimido é manipula em qualquer falácia dessa categoria.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Eneida. Muito bom saber dos seus resultados com a Erva Baleeira. Agradeço pelo seu depoimento e nos colocamos à disposição.
  • Rosa Maria de Faria Nogueira
    Boa tarde. Sou de Minas Gerais e aqui essa erva é conhecida como maria preta. Tenho bastante no meu sítio e uso muito pra defumar carnes. Excelente. Sabor único. Vou começar a usar hoje pra dor. Estou com burcite no ombro. Espero que melhore
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Rosa. A Erva Baleeira tem uma ação anti-inflamatória que pode sim amenizar suas dores decorrentes da burcite. Para maiores orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição. https://www.oficinadeervas.com.br/erva-baleeira
  • Lícia Maria Maia
    Como o homem desconhece o que Deus deixou para nós. Na natureza tem tudo a nosso favor. Precisamos conhecer melhor as plantas medicinais e esquecer o caminho das farmácias.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Lícia. Verdade. O homem chegou até aqui com a ajuda da natureza. Esse conhecimento não deve ser perdido e hoje, com as pesquisas, cada vez mais sabemos que a natureza tem recursos suficientes para a manutenção da saúde e bem estar. Agradeço pelo comentário e estamos à disposição para qualquer dúvida.
  • Valquiria
    Bom dia! Minha mãe já bastante idosa esta com erisipela. Vcs sabem se o uso tópico da erva baleeira é bom? Faço uso para tendinite de quadril e ainda não sei o resultado pois faz pouco tempo que estou tomando. Mas ela tem problemas cardíaco e sempre fico preocupada de dar alguma coisa para tomar. Por isso pergunto uso tópico.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Valquíria. Não vai servir para erisipela. Esse caso é mais grave e se trata de infecção. O tratamento deve ser feito pelo médico. qualquer dúvida, entre em contato conosco. Estamos à disposição.
  • Adriana são João pires
    Bom dia tenho fibromiagia , gostaria de saber se psso fazer uso contínuo dessa erva baleeira? Tomo mts medicações fortes , comecei a tomar a erva baleeira ontem , em cápsulas.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Adriana. Pode fazer o uso da Erva Baleeira continuamente, no entanto, algumas pessoas começam a ter menos efeito com o tempo, pois o organismo tende a "acostumar" com qualquer medicamento. Se quiser, você pode usar por 3 meses e alternar com outras ervas anti-inflamatórias como a Garra do Diabo, Canela de Velho ou Boswellia serrata. Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Estamos à disposição.
  • Avelino cristaldo
    Onde encontro a muda da erva baleeira. ?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Avelino. Não sei onde comprar mudas dessa planta. Nós aqui só compramos a erva na forma de pó de distribuidores de insumos farmacêuticos. Estamos à disposição para qualquer dúvida.
  • Milton
    Boa noite, comecei a tomar a tintura de erva baleeira há uns 4 dias , 12 gotas 2x ao dia, hoje a noite quando tomei senti um tipo de mal estar, será que é o efeito do remédio?
    Eu vi que poderia ser 30 gotas 2x ao dia, mas estou tomando 12 gotas, qual o intervalo para tomar? Seria de 12 em 12hs ou pode ser antes?
    Tenho uma sinuzite crônica e rinite desde os 14 anos , já tomei muito antibiótico, anti alérgico, mas estou há um ano tentando acabar com esta sinusite, mas só vi melhorar um pouco depois que eu comecei a tomar chá de folha de manga com folha de goiaba e assafrao em raiz 2x ao dia.
    Por quanto tempo eu devo tomar o chá e a tintura de Baleeira?
    Tomando estes remédios eu posso tomar umas 2 ou tres latinhas de cerveja no domingo? Ou preciso parar o remédio antes?
    Aguardo uma resposta
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Milton. Para poder te orientar melhor, precisamos que envie um e-mail para farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
  • Cleide
    Tenho síndrome da bexiga dolorosa ...já usei diversos remédios ,nada q seja certo p essa doença,qual seria a utilização dessa erva? Me seria útil?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Cleide. Eu vi que essa doença pode ter vários fatores, desde infecção urinária a estresse. O tratamento deve ser de acordo com o seu diagnóstico e a Erva Baleeira pode ajudar se o problema for inflamatório, mas se for por infecção, não vai adiantar. Se quiser conversar com nossos fitoterapeutas, informe o diagnóstico médico, que tratamento você faz, sua idade, seus sintomas, se tem infecção urinária, se piora com alguns alimentos, etc. Deixo aqui um link sobre esse assunto.
    Estamos à disposição.
  • Ijanete Benedita Mariano
    Conheci a erva através de uma senhora, comecei a tomar ontem, tenho muitas dores na coluna lombar
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Ilanete. Essa planta é muito boa pela ação anti-inflamatória. Se você tem as dores por inflamação, vai sentir muito alívio. Caso tenha desgaste nas vértebras (artrose), ela vai aliviar a dor mas não tem a ação de proteger e diminuir o desgaste. Nesse caso, é bom usar o UC II junto, que é um colágeno específico para isso. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
  • Joel Osmar Ferreira
    Boa tarde!
    Eu uso a erva baleeira é tenho muita facilidade de encontrar se alguém precisar posso conseguir sem problemas ou qualquer custo moro em Florianópolis no sul da ilha qualquer coisa manda um email para josmarferreirajl@gmail.com que consigo.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Joel. Que notícia boa. Vou divulgar para nosso parceiro que está em busca de fornecedores. Muito obrigada pela sua disponibilidade e bondade. Abraços
  • José A. Guimarães
    Tenho lido e ouvido comentários sobre os benefícios da erva baleeira, erva caiçara... Porém, na região do estado da Bahia onde resido não existe. Portanto, gostaria de adquirir ou ganhar sementes para o plantio no quintal onde tenho outras planatas medicinais. Grato.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá José. Nós não temos a plantação. Aqui adquirimos a matéria prima de distribuidores de insumos farmacêuticos na forma de pó ou extrato seco da planta para manipulação. Talvez você encontre em viveiros de mudas. Estamos à disposição.
  • Marcia
    Bom dia, gostaria de saber como se faz o chá, quantidade de água e da erva seca etc Obrigada

    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Márcia. Use 1/4 da palma da sua mão da planta para 200mL de água. Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
  • Marcia
    Boa noite, como faz o chá de baleeira, queria fazer um litro.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Marcia, recomendo que prepare o chá em porção fracionada por copo de 200 mL para ser consumido o mais breve possível para aproveitar o máximo de ativos sem que se degrade com o tempo. Use 1/4 da palma da sua mão das folhas picadas da Erva Baleeira para 200mL de água. Para maiores informações entre em contato pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br
  • Marcia
    Boa noite, meu nome é marcia tenho 40anos tive covid fiquei com tipo bronquite e asma e ardencia no nariz. Tomei erva de santa maria com leite nao me fez bem pois atacou meu figado. Tenho mioma pequeno e cisto na tireoide. O que posso tomar para me livrar desses problemas. Pois tenho receio de tomar remefios de farmacia. Me ajudem por favor. Agradecida.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Márcia. A Erva de Santa Maria que você tomou não é muito indicada para uso interno mesmo, pois é tóxica para o fígado dependendo da dosagem e do tempo de uso. Para o mioma, temos bons resultados com a Unha de gato + Uxi Amarelo. Já para o cisto na tireoide, precisa avaliar o tratamento que o médico te passou, pois se trata de um problema mais sério. Se você quiser falar com nossos fitoterapeutas e explicar tudo com detalhes, informe que medicamentos toma, qual foi a orientação passada pelo médico, quais são os sintomas que apresenta. É só entrar em contato conosco. Estamos à disposição.
  • TERESA CRISTINA AROCA MINETTO
    Boa tarde, assisti a um curso de fitoterápicos pela USP aí de Ribeirão Preto, por médicos que fazem atendimento na Terra de Ismael e nutricionistas, uma das professoras falou sobre um creme à base de córdia e flor de abóbora que, segundo ela, acaba com cistos sinoviais, vocês fazem algum creme com essa formulação?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Teresa. Não conseguimos manipular, pois não temos a flor de abóbora. Para mais informações entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
  • Aline
    Essa erva é a que tem cheiro e sabor de caldo de frango???
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Aline. Isso mesmo. As folhas frescas, quando maceradas, tem cheiro forte de tempero que lembra caldo de frango. É a característica que ajuda a identificar a planta. Qualquer dúvida, estamos à disposição.
  • Adriana Furtado
    Quantas colheres(sopa ou sobremesa)do chá devo usar para cada xícara de água???
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Pode usar uma colher de sopa para uma xícara de água ou uma porção de 1/4 da palma da mão do usuário.
  • Taise Cristina Lipinsky
    Erva baleeira é bom para tratar inflamação do intestino devido colite/Chron?
    Tem algum efeito colateral tomar o chá desta planta? Indicando tomar quanto?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Taise. No caso de colite, a planta Boswellia serrata tem uma ação melhor. Para mais informações entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
  • Ione Wright
    Moro nos Estados Unidos como poderia adquirir através de vcs obgd
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Ione. Por enquanto está difícil mandar produtos para fora do Brasil, por causa da pandemia. Se você tiver algum parente ou amigo aqui no Brasil que possa comprar para você e te mandar, pode ser que o produto chegue. Entre em contato conosco pelo email para podermos avaliar o que pode ser feito. Estamos à disposição.
  • Marcos Modena
    Olá gente eu tenho um sítio e estou preparando mudas dela para vender e também procurando uma maneira de comercialização das folhas secas para chá
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Marcos. Temos uma indústria de alimentos funcionais e chás. Temos a linha de orgânicos com certificação também. Deixo aqui o contato do engenheiro agrônomo responsável da empresa para que você possa falar sobre o seu trabalho. ademar@oficinadeervas.com.br ou pelo (16) 2133-4455. Agradeço pelo contato e ficamos no seu aguardo.
  • Mônica
    Usamos erva baleeira pra todo tipo de dor e picada de insetos em casa. É realmente milagrosa!
    Gostaria de saber se posso fazer o chá de baleeira e canela de velho juntos?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Mônica. Pode fazer sim, já que as duas plantas possuem finalidades semelhantes. Estamos à disposição para qualquer dúvida.
  • Ana Carolina
    A erva-baleeira serve para asma? Tenho muita asma, os remédios tradicionais não estão resolvendo. Parece que é uma inflamação sei lá, muita tosse. Mal consigo caminhar começo a tossir, não sei se é alérgico. Grata pela atenção.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Ana Carolina. A planta mais indicada para asma é o Guaco, pois tem ação broncodilatadora. Você passou a ter esse problema após alguma gripe? Teve Covid? Faz uso de algum medicamento? Qual a sua idade? Tem sintomas de rinite? Responda para que os nosso fitoterapeutas possam te orientar. Estamos no seu aguardo.
  • Maria Angelica mian
    Estou usando o chá da erva baleeira para inflamações do estômago e intestinos por indicação do terapeuta Gilson Giombeli, um profissional muito competente. Estou me sentindo bem melhor .
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Maria. Fico feliz que esteja bem. Agradeço por compartilhar sua experiência. Estamos sempre à disposição.
  • Maria Lúcia
    Olá bom dia, por gentileza como macerar a erva baleeira no vinho, qual a quantidade de ervas para uma garrafa de vinho, tem que deixar repousar? E quantas vezes tomo ao dia? Obrigada
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Maria Lúcia. Na maceração, pode utilizar em torno de 100g das folhas trituradas em 1 garrafa de vinho tinto. Deixar pelo menos por 30 dias, agitando a cada 2 dias. Em seguida, coar a solução. Pode tomar uma colher (sopa) 2 vezes ao dia. Por ser uma forma caseira de preparar não há precisão na dosagem. Estamos à disposição.
  • Maria Lúcia
    Boa tarde, gostaria de saber se quem tem hipotireoidismo pode tomar o chá de erva baleeira?
    E qual o vinho certo para macerar com a planta?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Maria Lúcia. A Erva Baleeira não tem ação na tireoide e a maceração pode ser feita em vinho tinto seco ou qualquer solução hidroalcoólica. Estamos à disposição.
  • Cleusa
    100 ml da tintura de erva baleeira, corresponderia a qtas gotas ?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Cleusa. Você terá em torno de 2000 gotas em 100mL. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.
  • LUCIET
    PODE AUXILIAR NA REDUÇÃO GORDURA ABDOMINAL POR SER ANTI INFLMAT'RIO?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Luciet. Não há essa indicação, mas tem outras plantas que ajudam na redução abdominal, como o óleo de cártamo, Centela, Laranja amarga e Porangaba. Entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe seu caso, suas necessidades, se tem algum problema de saúde, se usa algum medicamento, se faz exercícios físicos. Assim poderemos te orientar. Estamos à disposição.
  • RICARDO AVILA SILVA
    Bom dia, eu busco por sementes da Erva Baleeira, sou do Rio Grande do Sul e por aqui não encontro mudas para vendas, alguém teria a disponibilidade de sementes? Meu contato: Ricardo Avila - 51 999434402. Muito obrigado.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Ricardo. Nós não temos, mas vou deixar sua publicação em nosso site, pois quem sabe apareça algum fornecedor para você. Caso você seja produtor de ervas medicinais, entre em contato conosco pois temos também uma indústria de chás (Kampo de Ervas). Estamos à disposição.
  • Paulo Sérgio Batista da silva Sergio
    boa noite a erva baleeira ajuda no combate pra dores de cabeca constante
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Paulo. a erva baleeira é uma planta com ação analgésica e anti-inflamatória, e por isso pode ser que ajude a diminuir a dor de cabeça. No entanto, o sintoma de dor de cabeça constante é preocupante e deve ser investigado para descobrir a causa. Se você já fez exames e sabe as causas, por favor, entre em contato com nossos fitoterapeutas e relate tudo com detalhes. Estou orientando dessa forma porque devemos tratar a causa, e não o sintoma. As causas mais comuns são problemas de fígado, visão, intestino, nervosismo, estresse, hormonal e fadiga crônica. Estamos no seu aguardo.
  • Dirceu
    Olá em minha cidade Taubaté e cidade litorânea não encontrei saberia me dizer onde posso encontrar.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Dirceu. Aqui nós temos porque adquirimos de fornecedores credenciados pela ANVISA. Entre em nosso site ou converse com nossos fitoterapeutas, pois enviamos em todos os lugares. Estamos à disposição.
  • Sandra
    Chamou atenção a citação de Meishu Sama.
    Grata por compartilhar a informação.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Sandra fazemos o possível para passar as informações que sirvam para o nosso semelhante.
  • Helma
    BomDia ,tenho um rim com calcificação ,somente 15%de função outro rim supera a função , não sinto nada no rim, nao tomo remédio pro rim ,posso fazer uso do Cha erva baleeira para dores musculares e gastrite?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Helma. Pode usar a erva baleeira sim. Ela vai aliviar as dores musculares. No caso da gastrite, a planta mais indicada é a Espinheira Santa. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.
  • CAROLINA DE OLIVEIRA RAMOS VARGEM
    Erva Baleeira é a mesmo coisa que Dente de leao?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Carolina. Não, são plantas diferentes. A Erva Baleeira é um arbusto grande, e o dente de leão é uma erva pequena. Deixo o link que tem a foto do dente de leão:https://www.oficinadeervas.com.br/dente-de-leao-taraxacum-officinalis. Estamos à disposição.
  • Josieli
    Boa noite gostaria de saber se dá para fazer a erva baleeira com cachaça e se der e só pra massagem ou da pra beber?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Josieli. Quando se faz a maceração em cachaça, ocorre a extração dos ativos e é dessa forma que fazem as famosas garrafadas. No caso da erva baleeira, ela é de uso interno e externo. Não dá para calcular a dosagem para ser tomada, pois essa forma de preparo não é quantificada. No entanto, o uso externo não oferece nenhum risco. Estamos à disposição.
  • Carolina
    Gostaria de saber se a erva baleeira pode ser usada para dar banho nos pés, durante a gestação?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Carolina. Pode usar dessa forma sim. Vai ter a ação anti-inflamatória, caso você esteja sentindo dores. Estamos à disposição.
  • jose antonio soares
    gostei muito das informações da erva baleeira e dos comentários. abracos
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá José Antônio. Fico feliz que tenha gostado das informações. Nossa missão é levar conhecimento sobre plantas medicinais. Estamos sempre à disposição.
  • Lidia
    Para quem pergunta por mudas em São Paulo, capital, aqui tem. Junto vai receita.https://sabordefazenda.com.br/erva-baleeira-uma-personalidade-controversia-cara-de-um-gosto-de-outro/
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Lidia. Entrei no seu site e gostei muito. Agradeço por sua colaboração e fico muito feliz de encontrar pessoas com o mesmo carinho e cuidado com as plantas.. Abraços e bom trabalho para vocês.
  • Flávia
    Olá, boa tarde!
    Gostaria de saber se o chá de erva baleeira tem alguma contra indicação para quem tem problemas no coração? Desde já obrigada
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Flávia. Não tem restrição para esse caso, mas entre em contato com nossos fitoterapeutas para esclarecer o seu caso e informar se toma algum medicamento. Estamos à disposição.
  • Lilcemar
    Boa tarde, existe contra indicação para diabetes e hipertensos?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Lilcemar. Pode ser usado por diabéticos e hipertensos sim. Se tiver qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br.
  • Lilcemar
    Boa tarde! Fazendo um litro do Chá, pode-se tomar o mesmo chá várias vezes ao dia , mesmo frio.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Lilcemar. Pode ser usado dessa forma sim. O que não é indicado é deixar para tomar no dia seguinte. Sempre prepare uma quantidade que dê para o dia todo. Qualquer dúvida, estamos à disposição.
  • Cristiane
    Boa noite. Quero deixar um pequeno alerta a todos. Uso a erva baleeira a mais de 20 anos, estava buscando algumas informações para um tia minha que queria dever e encontrei esse site. A erva baleeir é ótima sim, porém deve se ter o cuidado no seu uso.interno, pois em tem. Uma ação hepatotóxica, portanto não se deve abusar na dosagem. Sempre manter a dose.mais baixa possível. Em tinturas e chás que fazemos para tomar. Aviso porque eu já tive problema de hepatotoxicidade com ela.uma vez e não sabia o que havia acontecido.. Aqui em Santa Caatina temos dois mestres , doutor César e Alesio, que dão cursos, fio.xomo eu tive conhecimenro disso...e sempre.nos orientam a ter esse cuidado. Tanto é assim que eles.indicam a usar a erv baleeira como um fito tempero. Colocar uma .folhinha dentro do arroz .para cozinhar junto, depois tira na hora de servir...vai fazendo seu efeito ao longo da vida sem.maiores problemas.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Cristine. Realmente o uso mesmo que de fitoterápicos deve ser feito dentro das dosagens recomendadas e evitar o uso prolongado, deve-se sempre dar uma pausa.Agradecemos seu comentário . Abraços.
  • Claudia Turganti
    Gostaria de saber de existe alguma indicação fitoterápica para o tratamento de neuropatia.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Claudia. Existem algumas plantas que podem auxiliar no tratamento . Peço que entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br, pois precisamos de algumas informações para verificarmos qual seria a mais indicada para seu caso. Estamos a disposição.
  • Eduardo
    Gostaria de saber se a erva baleeira pode tomar o chá para ácido úrico (gota) e se ela é eficaz no tratamento.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Eduardo. Pode tomar para controlar a inflamação e dores da gota. No entanto, para diminuir o ácido úrico, é importante fazer o regime alimentar e tomar a Salsaparrilha, que é depurativa. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.
  • Roseli de Haro Dias
    Gente.. sofro de fibromialgia... e esta planta tem feito um milagre nas minhas dores..super indico.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Roseli. É bom saber que você conseguiu esse resultado com a Erva Baleeira. Realmente ela tem uma ótima ação para dores. Estamos sempre à disposição e agradeço seu depoimento. Abraços.
  • alzair carvalho
    Estou com anemia Meus hematocrito 25.70% hemoglobina: 8.90 g/de. Posso fazer uso do chá da Maria preta.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Alzair. Infelizmente não trabalhamos com essa planta . Mas trabalhamos com algumas que podem auxiliar no tratamento de anemia . Peço que entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br para que possamos orientar. Estamos a disposição.
  • Mirian Pereira dos Santos
    Bom dia,eu gostaria de saber se há efeitos colaterais,se qualquer pessoa pode tomar,tenho arritmia e gastrite,faço uso de proponolol,gostaria de saber se posso fazer o uso do chá.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Mirian. Em sua literatura não consta efeitos colaterais e nem contra indicações, sendo utilizada dentro das dosagens recomendadas. Qualquer duvida entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br . Estamos a disposição.
  • Cristiane
    Encontrei a Erva baleeira próx a Zona cerealista próx ao Pq dom Pedro!!
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Cristiane. Deve se evitar consumir plantas que ficam exposta a poluição, principalmente de veículos, pois pode haver contaminação e com isso comprometer a ação da mesma. Qualquer duvida entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br . Estamos a disposição.
  • Bruno
    Olá bom dia conheço essa planta aqui n minha terra (santo Antônio do Rio abaixo) interior de Minas como Maria preta e aqui parece ser nativa pois as vemos no quintal nos pasto não sabia de suas qualidades pois aqui e considerada com mato qualquer!!! posso colher suas folhas e fazer chá??
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Bruno. Essa planta é muito comum na mata atlântica. Pode fazer o chá das folhas sim. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.
  • Gelson Pereira
    GOSTARIA DE SABER SE ESSA ERVA É INDICADA PARA TRATAMENTO DA PROSTATA
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Gelson. Embora a Erva Baleeira possua ação anti-inflamatória, existem outras plantas mais indicadas para tratamento de problemas na próstata como o Óleo de Semente de Abobora e o Sabal . Qualquer duvida entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br . Estamos a disposição.
  • Sidney Silva
    Essa erva ela atua para sanar problemas de varizes.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Sidney. Ela pode aliviar as dores causadas pelas varizes, mas não é indicada para melhorar a circulação. Há outras plantas mais específicas para varizes, como a Castanha da Índia e o Melilotus. No caso de dores, pode associar a Erva de Bicho. Fale com nosso fitoterapeuta caso queira passar detalhes do seu caso para orientarmos. Estamos à disposição.
  • Rosa Maria Ventorini 9
    Genteeee... Essa erva é maravilhosa. Estou em SC, passeando a dois meses. Já fiz mudas para levar ao RGS onde moro. Duas mudas já deu certo. Estou feliz , pois tinha dores na coluna e comecei a tomar aqui, e não tive mais nada de dor. É uma bela planta. Abençoado pela nossa natureza.

    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Rosa. Que bom ficamos felizes com seu depoimento, e que esta tendo bons resultados. Estamos a disposição.
  • Lúcia
    Boa tarde! A erva baleeira pode ser tomada por quem tem hipertensão, tenho artrite reumatóide e estou numa crise muito grande. Queria dar pra minha mãe TB, ela tem 76 anos.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Lúcia. Pode usar a erva baleeira sim. Ela não altera a pressão arterial e não há restrição para idosos também. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.
  • Elisete
    Uso um gel com a erva baleeira..posso tb tomar a tintura?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Elisete. Você pode associar o uso do gel com a tintura sem problema .Geralmente ela pode ser usada de 30 a 40 gotas da tintura, diluídas em um pouco de água morna, 2 a 3 vezes ao dia, conforme necessidade. Qualquer duvida entre em contato conosco através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos a Disposição.
  • Sonia
    Sofri uma torção no joelho e a três meses sofrendo com dores e fazendo uso de anti-inflamatórios semibreve nenhum resultado. Mesmo sem poder andar muito vim a Santa Catarina passear, não suportando tantas dores sai para comprar algum remédio e encontrei uma loja de ervas e entrei comprei um gel aí a moça me perguntou o que estava sentido, eu contei minha estória para ela e ela me perguntou se eu já tinha usado o chá de baleeira e repondo que nunca tinha ouvido falar nesta erva, ela disse-me que era muito boa para as dores nas juntas e o mais importante que ela cara de dentro para fora,fiquei meio em dúvida é disse e vou experimentar, comprei uma pequena porção, a jovem muito atenciosa me ensinou como fazer e tomar, para finalizar tomei por uma semana o chá de baleeira desinchou meu joelho, as dores sumiram e já estou andando normalmente, mais vou continuar tomando e quando voltar para minha casa vou comprar mais para levar.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Sônia. A Erva Baleeira tem ação comprovada como anti-inflamatória. Pode ser usada até na formulação de cremes para passar no local. Fico feliz que tenha melhorado. É sempre bom saber dos relatos reais. Se precisar, fazemos também em cápsulas e em gotas (tintura). Estamos à disposição.
  • Mônica
    Gostaria de saber se a tintura e o chá tem o mesmo efeito?
    Como devo tomar a tintura?
    Vocês têm a pomada? Ela alivia as dores no joelho?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Mônica. A tintura é o extrato com os princípios ativos já extraídos na solução e por isso os efeitos são os mesmos que do chá. Geralmente pode tomar de 30 a 40 gotas da tintura, diluídas em um pouco de água, 2 a 3 vezes ao dia, conforme necessidade. Podemos preparar a Erva Baleeira em creme também, pois possui ação anti-inflamatória tópica. Se as dores são causadas por algum tombo ou acidente, pode usar dessa forma que melhora com o tempo. Se a dor é causada por desgaste na articulação, é importante complementar o tratamento com o colágeno UC II para ajudar a proteger a cartilagem e recuperar a flexibilidade. Temos uma fórmula de Gel analgésico que também é muito bom para passar no local. Deixo o link para você ver: https://www.oficinadeervas.com.br/gel-analgesico. Qualquer dúvida, pode entrar em contato conosco e detalhar as suas necessidades. Estamos à disposição pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br.
  • Ivani
    Grávidas com dores de cabeça podem fazer uso?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Ivani.Em sua literatura não consta essa informação. Peço que entre em contato conosco
    através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br para que possamos auxiliá-a . Estamos a disposição.
  • Genilsa
    Comprei umas sementes onde diziam que era erva baleeira ,de todas as sementes só uma muda achamos que é a verdadeira já faz alguns meses ,já cresceu cerca de um metro mas não tem flores ainda isso é normal? Ou será que pode não ser a legítima? Folhas são iguais as que vejo nas imagens e cheiro forte ,mas faltam as flores,se puder me responder eu agradeço de coração.

    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Genilsa. Essa planta é um arbusto que fica grande, e ainda está pequena. Vai demorar um pouco mais para dar flores, pois está em fase vegetativa.
    Uma característica marcante é o cheiro das folhas, que se você amassar e cheirar, o seu aroma lembra o cheiro do caldo Knorr. Faça esse teste, pois não conheço outra planta com esse cheiro de tempero.
    Qualquer dúvida, estamos à disposição pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br
  • Fátima
    Primeiramente Feliz 2020 pra todos!! Lendo as perguntas acima me senti a vontade para dizer que moro em Bertioga praia paulistana e com certeza digo que: a erva é nativa da mata atlantica, portanto, impossível acha la em outros lugares. Não sei nem se sementes germinam longe do litoral. Abraço
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Fátima, Feliz Ano Novo! Bem, a Erva Baleeira é nativa da mata Atlântica sim, mas se adaptou bem em outras regiões. Temos essa planta inclusive em nosso sítio, que fica em Cajuru, perto de Ribeirão Preto, onde temos altitudes e clima bem diferentes da praia.
    As plantas tem facilidade em adaptação e é por isso que temos uma diversidade grande de espécies exóticas, que são as espécies nativas de outras regiões do mundo, mas que se adaptam em nossas condições edafoclimáticas.
    Fico feliz que tenha lido o nosso informativo. Estamos sempre à disposição para qualquer dúvida. Abraços.
  • Fátima Ferreira
    Boa noite!!
    Tufo bem com você??
    Eu estou precisando da aquisição desta erva,.
    Qual é o procedimento para aquisição ou compra??
    Gratidão pelo seu retorno!!
    Boas festas!!
    2020 com muitas prosperidade!!
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Fátima. Trabalhamos com a Erva Baleeira na forma de chá, tintura(gotas)e capsula. Você pode efetuar a compra através de nosso site ou pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br . Estamos a disposição.
  • Teresa Ludgero
    Boa tarde, trouxe uma muda de baleeira de Iguape, Barra de Jureia, ganhei de uma senhora dona de uma pousada e que cultiva diversas plantas medicinais. Me falou dos benefícios, mas gostaria de maiores informações para o consumo em forma de chás. O meu arbusto está ,a com cerca de um metro de altura, saudável, lindo.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Teresa. O chá da Erva Baleeira pode ser preparado por infusão das folhas, pode ela se consumida 3x/dia. Qualquer duvida ficamos a disposição.
  • SIDNEI Oliveira
    Foi excelente para mim.
    Quebrei o calcanhar e sentia muita dor e inchaco,essa erva foi muitooo boa.
    Fiz como fui ensinado,numa garrafa escura coloquei ramos da erva ate que deu,completei com cachaca e deixei por 5 dias em local escuro.
    depois,com um pulverizador passava demanha e a noite.....fiz por 3 meses.EXCELENTE!!!!!!
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Sidnei. Ficamos Felizes que teve bons resultados. A erva baleeira possui ação anti-inflamatória entre outras. Estamos sempre a disposição.
  • Terezinha Braz
    Boa noite. Fiquei conhecendo o poder da Erva Baleeira em um vídeo no YouTube. Já procurei em muitos lugares aqui em Juiz de Fora, mas não encontro. Só consegui a tintura. Minha filha tem 16 anos e fez um artrose total na coluna, colocando 22 parafusos e duas hastes, devido escoliose . Sente dores que os remédios prescritos não ajudam , fazendo piorar o quadro, pois atacam o estômago, pele, sistema nervoso,etc. Ela está tomando 30 gotas duas vezes ao dia e começou hoje,(13/11). Vai dar tudo certo. Gostaria muito de comprar uma muda. Vocês vendem? Obrigada ❤️❤️❤️
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Terezinha.
    Essa erva é muito boa. Existem outras com ação similar que ela poderá usar, caso o organismo se acostume, pois o uso contínuo pode diminuir a ação. Tem a Boswellia serrata, Canela de Velho, Garra do Diabo para fazer um rodízio, se precisar.
    Como ela usa a tintura, pingue as gotas em um pouco de água morna, para que todo o álcool evapore antes de tomar. Quanto à dosagem, não sei te falar se está correta ou não, pois não tenho a informação da concentração da tintura que você comprou.
    Não comercializamos mudas, pois aqui é uma farmácia de manipulação. Procure em viveiros de mudas. Ela cresce bem, então precisa de um bom espaço, pois é um arbusto grande.
    Estamos à disposição.
  • Adenilva
    Gostaria de saber se a erva baleeira serve para desmanchar pequeno nódulo na mama?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Adenilva. Não costumamos sugerir a Erva baleeira para essa finalidade. Trabalhamos com alguns outros fitoterápicos que podem auxiliar,porem precisamos de algumas informações para verificar qual seria melhor para seu caso. Peço que entre em contato conosco através de nosso e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br. Ficamos a disposição.
  • Sheili
    Eu amo a erva baleeira, aqui em Itanhaém litoral de São Paulo, tem muitas. Até perto das praias.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Sheili. A Erva baleeira é nativa dessa região também, e por isso você encontra na forma nativa. É o remédio da natureza à disposição!
    Agradeço pelo seu comentário.
    Estamos sempre à disposição.
  • Rose
    Boa noite...Eu posso utilizar o chá para paciente acamado com escara?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Rose. Não há contra indicação, mas poderá tirar suas dúvidas com nossos fitoterapeutas pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br.
    Explique o caso com mais detalhes. Estamos à disposição.
  • gladis
    boa noite! qual a dosagem a ser tomada no caso da tintura?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Gladis. A dosagem pode varias de 2 a 4 gotas/kg/dia, dividido em 3 tomadas. Então, para uma pessoa de 60kg, pode tomar de 120 a 240 gotas ao dia. No geral, 35 gotas 3 vezes ao dia já é suficiente para um bom resultado.
    Pingue as gotas em um pouco de água morna, caso queira que o álcool evapore. Aguarde uns minutinhos antes de tomar.
    Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br ou pelo whats (16)98234-0111. Estamos à disposição.
  • Rosangela
    Pode_se fazer a garrafada da baleeira c/ vinho?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Rosângela. Pode fazer sim. Coloque as folhas picadinhas para macerar no vinho e deixe por pelo menos 20 dias antes de começar a tomar. Não há dosagem específica, por se tratar de um preparo caseiro.
    Estamos à disposição.
  • ELIAS NOGUEIRA
    Onde conseguir sementes de erva baleeira?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Elias, a erva baleeira trabalhamos apenas na forma de chá ,capsula e tintura(gotas) ela possui a ação de controlar reumatismo, artrite, dores musculares e nevralgias.Caso tenha alguma duvida basta entrar em contato conosco pelo whatsapp (16) 98234-0111 ou em nosso e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br . Ficamos a disposição.
  • Catarina Rodrigues Ferreira
    Bom dia! Gostaria de saber se posso beneficiar os meus rins com esse chá pois tenho cálculos em ambos os rins ,obrigada!
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Catarina. Em caso de cálculos renais, é importante averiguar se eles tem tamanhos pequenos, menor que 7mm, para que possam ser expelidos. Se forem mesmo pequenos, as folhas de abacateiro são mais diuréticas, além de ter ação dilatadora das vias urinárias.
    Entre em contato com nosso fitoterapeuta e passe seu caso, informando com detalhes seu problema, se toma algum medicamento, se tem algum problema de saúde, se já expeliu algum cálculo anteriormente, etc.
    Assim poderemos te orientar melhor.
    Deixo nossos contatos: farmacia@oficinadeervas.com.br ou whats (16) 98234-0111.
    Estamos à disposição.
  • Laercio mendes rodrigues
    Bom dia só fui conhecer a Erva Baleeira, no Espírito Santo, onde ela abinda em vegetação d restinga, hoje moro em São Paulo, em Praia Grande, onde tambem encontrei a planta...
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Laércio, tudo bem ? Que bom que você teve a oportunidade de conhece-la, se tiver alguma duvida a respeito dela é só entrar em contato conosco pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br ou pelo whatsapp (16) 98234-0111 . Estamos a disposição.
  • Adriana
    Oi gostaria de saber se posso fazer o uso do chá de erva de baleeira fazendo tratamento com homeopatia, oq me disseram que chás corta o efeito do remédio de homeopatua .
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Adriana, tudo bem ? O chá de erva baleeira não corta o efeito da homeopatia,o ideal seria apenas evitar uso de produtos com canfora. Qualquer duvida pode entrar em contato conosco pelo nosso e-mail : farmacia@oficinadeervas.com.br ou pelo pelo whatsapp (16) 98234-0111. Ficamos a disposição.
  • Ana Cristina Thomaz Cabral
    Bom dia! Estou utilizando o chá da erva Baleeira para dor nas articulações provenientes de efeitos da Zika. É impressionante , estou melhorando rapidamente.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Ana Cristina. Que bom saber dessa sua informação, pois a Zika é uma doença que deixa muitas dores pelo corpo. Desejo melhoras rápidas para você! Qualquer dúvida, estamos à disposição.
  • JOSE A V DE SIQUEIRA
    Gostaria de saber se posso manter a utilização do chá da Erva Baleeira indefinidamente ou se devo tomar por algum tempo e depois parar de tomar.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá José. Essa planta é de baixa toxicidade e pode ser de uso contínuo. Se quiser, faça uma pausa de 15 dias a cada 3 meses. Qualquer dúvida, fale diretamente com nosso fitoterapeuta pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br.
  • Sandra Augusto
    Boa tarde.
    Procurando por informacoes sobre a Erva Baleeira, me deparei com esta pagina, a qual me ajudou muito.

    Alguem teria informacao de onde encontrar as folhas, ou mesmo uma muda na capital de Sao Paulo?
    Minha irma que mora na Vila Mariana ja' andou em todos os jardins possiveis, mas ninguem parece conhecer essa erva,

    A necessidade e; que nosso pai tem umas dores horriveis nas pernas e, um quilombola sugeriu Erva de Baleeira para a cura.

    Obrigada.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Sandra, boa tarde

    Nós somos uma farmácia de manipulação, estamos na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, também não sei te falar onde possa encontrar muda dessa planta.
    Nós trabalhamos com ela já em forma de medicamento, chá, cápsula e gotas ( extrato fluido e tintura), se tiver interesse, deixo link do site: https://www.oficinadeervas.com.br/erva-baleeira

    Qualquer dúvida, fico a disposição.

    Atenciosamente,
    Letícia Zanin
  • Otilia
    Bom dia1 além do comentário que enviei , o mais importante é o resultado que tivemos e com minha neta .Minha neta tem anemia falciforme. Vivia com dores nas juntas, imunidade baixa , um pequeno resfriado já fazia pneumonia.Muitas internações ocorreram. Resolvi a três anos a trás dar o cha de erva bakeeira .As dores nas juntas não aparecem, não fica resfriada com frequência. .Quanto vejoxq ela está ficando resfrada foi o chá ele expectora não fazendo pneumonia.Desde que comecei a dar o chá nunca mais ficou internada. . Vai ao médico para revisões e acompanhamento.O médico ja até pediu o exame de falciforme novamente por esta ótima minha neta. Obrigada Santa erva balleeira.
    ,
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Nossa Otília. Esse depoimento é muito valioso. Fico muito feliz com os resultados obtidos com a sua neta. A gente não tem ideia de quantas pessoas são beneficiadas com plantas simples como essa. E a maioria da população brasileira ainda é dependente de um sistema de saúde ruim porque não tem conhecimento de coisas simples como essa. Parabéns Otília!
  • Otilia
    Bom dia, planta dos milagres, faço uso constante, como chá a noite ela acalma , sono gostosa, purifica os rins, alivia as dores. Uso no álcool as folhas para arranhões, higiene da mão , picadas de insetos. ,nas juntas e costas..
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Otília. Realmente essa planta é muito boa. Nosso trabalho é de divulgar o quanto essa e outras plantas existentes podem ajudar na saúde. Fico muito feliz com seu relato.

Deixe seu comentário sobre:
Erva Baleeira, o anti-inflamatório natural do Brasil