"Especializada em plantas medicinais."
Parcelamento em até 6X SEM JUROS!

Digite o que procura abaixo
ou entre em contato conosco.

Erva Baleeira, o antiinflamatório natural do Brasil

Tradicionalmente usada na medicina popular dos caiçaras brasileiros como cicatrizante e, principalmente, como antiinflamatório natural no tratamento de artrites, contusões, dor muscular, reumatismo, etc, a Erva Baleeira (Cordia verbenacea) é uma planta arbustiva perene que atinge até 3 metros de altura.

As principais características para a identificação da Erva Baleeira são suas folhas de coloração verde escura com margens dentadas e flores brancas pequenas, dispostas em espigas laterais que dão origem a frutos pequenos, arredondados e de cor vermelho-escuro.

As folhas da Erva Baleeira, quando masseradas, exalam um cheiro forte e singular proveniente do seu óleo essêncial, que é a  fonte da sua ação medicinal.

erva baleeira- planta   erva baleeira- folhas   erva baleeira- frutos

Popularmente, a Erva Baleeira também é conhecida como Maria-preta, Maria-milagrosa, Catinga de barão ou Pimenteira.

Nativa da Mata Atlântica brasileira, a Erva Baleeira é encontrada em quase todo o litoral,  porém é mais comum no litoral-sul de São Paulo – região de Iguape – e no litoral de Santa Catarina.

Nos anos de 1990 e 1991, o farmacologista Sertié, o bioquímico Sylvio Panizza, ambos da Universidade de São Paulo, juntamente com uma equipe multidisciplinar, publicaram estudos sobre a ação antiinflamatória da Erva Baleeira.

Em 2004, pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de São Paulo, PUC-Campinas e Universidade de Campinas, em parceria com um importante Laboratório Farmacêutico, finalizaram a pesquisa na qual o alfa-humuleno encontrado no óleo essencial foi identificado como ativo responsável pelas propriedades terapêuticas desta planta.

O mecanismo de ação do alfa-humuleno extraído da Cordia é o mesmo de antiinflamatórios e analgésicos produzidos pela indústria farmacêutica, como o diclofenaco, com a vantagem de não existirem efeitos colaterais relacionados ao uso tópico da Erva Baleeira relatados até o momento. 

O uso da Erva Baleeira em Géis, Cremes e Óleos para massagem está diretamente relacionado à ação anti-inflamatória e analgésica  dos ativos presentes no seu óleo essencial. Essas propriedades medicinais são potencializadas quando aplicado na pele do corpo junto a movimentos de massagem. Assim, a massagem feita com cosméticos naturais que contém Erva Baleeira apresenta como vantagens o alívio de dores (coluna, muscular, LER e outras) e inflamações corporais localizadas.

Além do uso tópico, a Erva Baleeira pode ser usada internamente com as mesmas finalidades, na forma de chá, cápsula ou extrato, pois possui também atividade anti-ulcerogência.

Esta é apenas mais uma das plantas brasileiras que a ciência provou sua eficácia, conhecida popularmente há anos, mostrando o potencial que existe em nossa biodiversidade e como ela pode auxiliar na manutenção e recuperação de nossa saúde.

"Toda a felicidade, ao longo da vida, pode-se dizer, resume-se na palavra saúde." (Meishu Sama)


Por: Eliza Tomoe Harada

                    

Outros informativos que podem interessar