"A sua saúde em equilíbrio com a natureza."
Parcelamento em até 6X SEM JUROS!

Digite o que procura abaixo
ou entre em contato conosco.

Doenças Psicossomáticas: questões emocionais podem causar problemas de saúde

Hoje vamos falar sobre como questões emocionais podem nos causar problemas de saúde. O nome do tema? As doenças psicossomáticas!

Questões emocionais podem sim causar dores no corpo e outros problemas de saúde, isto é, o princípio está na nossa mente, e as manifestações acontecem no nosso corpo.

Vamos saber mais sobre isso?

O que é uma doença psicossomática?

Doencas psicosomaticasAs doenças psicossomáticas são aquelas cujos sintomas físicos não são explicados pela medicina, pois a origem deles está em aspectos psicológicos do ser humano.

Os problemas do trabalho te dão dor de cabeça? Discussões de relacionamento, dor de estômago? Falar em público faz suas mãos tremerem, seu corpo suar e o coração disparar? Isso é a confirmação de que sintomas físicos estão diretamente ligados com as nossas emoções.

Quando passamos por algum trauma ou vivemos muito tempo em situações de grande estresse, depressão, tristeza ou preocupação, a pressão psicológica fica tão difícil de suportar que o corpo começa a apresentar sintomas físicos.

Isso acontece com todos nós, mas, por algum motivo, esse mecanismo acaba criando uma doença em algumas pessoas, que vai além dos sintomas passageiros. Essa patologia tem uma manifestação direta no corpo, mas provocada por problemas emocionais.

Quais são os sintomas da doença psicossomática?

Os sintomas mais comuns são causados pelo aumento da atividade nervosa do cérebro e da produção de adrenalina. São os famosos sintomas de nervosismo e ansiedade, como:

  • Aumento dos batimentos cardíacos;
  • Dor no peito;
  • Palpitações;
  • Respiração rápida;
  • Suor excessivo;
  • Tremores;
  • Boca seca;
  • Náuseas;
  • Dor no estômago;
  • Dor nas costas;
  • Insônia.

Além desses sintomas comuns, que são mais passageiros, há as doenças mesmo, que podem durar até meses se não forem tratadas corretamente:

Como é o diagnóstico da doença psicossomática?

Ainda existe muito preconceito em torno do diagnóstico das doenças psicossomáticas.

Infelizmente, até hoje algumas pessoas têm a ideia errada de que a pessoa com doença psicossomática está simulando ou com “mania de doença”.

É justamente a falta de uma origem física que fez com que a medicina subestimasse esse tipo de doença. Com o passar do tempo, estão surgindo cada vez mais evidências de que o corpo e a mente afetam um ao outro.

Muitas pessoas procuram diversos especialistas mas não conseguem chegar em um diagnóstico, porque, justamente por serem muito especializados, eles não consideram uma visão geral do caso para chegar na causa psicológica. E os próprios pacientes, por apresentarem sintomas físicos, não sabem que a origem pode ser psicológica e, portanto, não procuram um psicólogo ou psiquiatra.

São os profissionais da saúde mental que poderão dar um diagnóstico e um tratamento correto para cada caso. Em algumas pessoas os sintomas podem surgir depois de algum trauma, em outras, os sintomas têm relação com os próprios sentimentos.

Como tratar uma doença psicossomática?

Cerebro Doencas psicosomaticasO acompanhamento é necessário porque nem sempre é fácil superar sozinho todas as frustrações e sentimentos negativos que surgem na rotina. Muitos profissionais também usam medicamentos para aliviar os sintomas físicos, para que o paciente consiga focar na cura pela psicoterapia e se sentir bem durante o tratamento.

Nessa parte de aliviar os sintomas, as plantas podem ajudar bastante. Para saber qual seria a melhor para você, fale com um Fitoterapeuta clicando aqui.

Há também várias opções na medicina alternativa que podem ajudar durante o processo de tratamento, como:

Como prevenir uma doença psicossomática?

Para diminuir as chances de desenvolver uma doença psicossomática, é importante ter uma vida saudável, buscar o equilíbrio emocional e o autoconhecimento.

Mesmo assim, a nossa mente é algo complexo, então não conseguimos ter controle completo de nossas emoções e nada impede de sofrermos traumas psicológicos. Por isso, é importante manter a saúde mental fazendo terapias e indo em psicólogos de tempos em tempos.

Buscar o bem-estar e o equilíbrio são as melhores receitas para a saúde e felicidade!

 

- Fontes que usamos neste informativo:

“Está tudo na sua cabeça”: o preconceito contra doenças cuja causa é emocional e não física

Questões emocionais causam dores no corpo e outros problemas de saúde?

             

Outros informativos que podem interessar