"Deixe a natureza cuidar de você."
Parcelamento em até 6X SEM JUROS!

Digite o que procura abaixo
ou entre em contato conosco.

Artrite ou Artrose? Veja as diferenças

Você tem dor nas juntas?

Muitas pessoas, quando têm dores nas juntas, dizem que estão com artrite ou artrose, mas geralmente não sabem as diferenças entre as doenças. Saiba os sintomas e diferenças a seguir.

O que é uma articulação?

As articulações são as junções entre um osso e outro, que podem se mover ou não. As articulações móveis, popularmente chamadas de juntas, possuem uma bolsa de líquido sinovial entre os ossos e cartilagens, que protegem as partes dos ossos que sofrem atrito durante a movimentação.

O que é Artrite?

A artrite é uma inflamação em uma ou mais articulações, que podem apresentar dor, inchaço, vermelhidão e dificuldade de movimentação. Quando a inflamação ocorre em mais de uma articulação, é chamada de poliartrite, que geralmente afeta joelhos, quadril, mãos e coluna.

Existem várias doenças que podem causar artrite, como reumatismo, lúpus, gota, psoríase, traumas, etc. Porém, a causa de artrite mais comum é a artrose.

O que é Artrose?

A artrose, ou osteoartrite, acontece quando há desgaste nas cartilagens, fazendo com que os ossos comecem a atritar uns com os outros, gerando a artrite (inflamação). Esse desgaste acontece naturalmente com o decorrer dos anos, mas pode ser acentuado devido a traumas, esportes de alto impacto, genética, obesidade, diabetes e atividades que exigem muito das articulações. Com esse desgaste, é muito comum as articulações começarem a deformar, como acontece muito nas mãos.

Qual é o tratamento para Artrite e Artrose?

Em suma, a artrite é uma inflamação das articulações causada por diversos fatores, como, por exemplo, a artrose, que por sua vez, é um desgaste das cartilagens que protegem os ossos. Portanto, para tratar a artrite, é preciso tratar as doenças que estão causando a inflamação. Já a artrose não tem cura, pois não tem como recuperar totalmente as cartilagens que degeneraram, porém tem como recuperar uma porção e aliviar a dor da inflamação.

Há diversas plantas que podem ajudar a aliviar a dor da artrite e da artrose, como Canela de Velho, Cúrcuma, Arnica, Dilênia, Unha de Gato, Erva Baleeira, Garra do Diabo, Salgueiro, Sucupira, Boswellia, Unha de Gato e Marapuama.

O nosso fito óleo ativo e gel analgésico também podem ser usados, pois são aplicados topicamente para massagear as juntas, agindo direto no local.

Para o desgaste da cartilagem ocorrido na artrose, há o UCII e o Osteosil, que ajudam a regenerar essa cartilagem perdida.

Além disso, a fisioterapia e a terapia ocupacional ajudam bastante no tratamento de ambas.

O ideal é tomarmos cuidado com as nossas articulações, para que esse desgaste natural ocorra de forma mais lenta, fortalecendo os músculos, não forçando as juntas e tomando cuidado com a postura.

Está com dúvidas? Fale com o nosso fitoterapeuta clicando aqui.

Idosos Felizes - artrite artrose

                    

Outros informativos que podem interessar