"Especializada em plantas medicinais."
Parcelamento em até 6X SEM JUROS!

Digite o que procura abaixo
ou entre em contato conosco.

Gastrite - não aguento mais!

Praticamente todo mundo já sentiu dor de estômago, o que é normal no caso de ingestão de alimentos estragados, contaminados ou muito gordurosos. Mas a gastrite pode ser causada por diversas razões, e até durar por um longo período de tempo, como nos casos crônicos.

O que é a gastrite?

estomago queimando gastriteA gastrite é uma inflamação que ocorre nas paredes do estômago e pode ser aguda (que dura alguns dias ou menos) ou crônica (que dura até meses ou anos).

O principal sintoma é a dor de estômago, que pode surgir quando você fica muito tempo sem comer ou logo após a ingestão de algum alimento ou bebida. Mas outros sintomas também podem ocorrer, como o inchaço do abdome, náuseas, indigestão, mal estar, gases e queimação no estômago.

Mas da onde vem a minha gastrite?

Há diversas causas que podem levar à inflamação do estômago, como:

  • * Abuso de álcool e cigarro
  • * Ingestão de anti-inflamatórios ou analgésicos por um período prolongado
  • * Estresse, nervosismo ou ansiedade
  • * Infecção pela bactéria Helicobacter pylori (que pode levar ao surgimento de úlceras se não for tratada)
  • * Algumas doenças autoimunes, como na gastrite crônica atrófica (quando os próprios anticorpos atacam o revestimento do estômago, diminuindo ou extinguindo as enzimas gástricas)
  • * Ingestão de alimentos muito gordurosos, cafeína e refrigerantes em excesso
  • * Idade avançada (pois é comum aparecerem algumas doenças com o envelhecimento)

Tem como evitar a gastrite?

alimento gordurosos gastriteA melhor forma de prevenir a gastrite é evitar os causadores descritos acima.

Também é muito importante lavar bem os alimentos e as mãos antes de comer, para evitar infecções. Outras formas de evitar a gastrite é mastigar bem, comer devagar e em pequenas porções, fazer a refeição em um lugar tranquilo, não deitar logo após as refeições e não comer de madrugada. Para quem gosta de leite, é bom não exagerar, pois o leite contém cálcio, que estimula a secreção gástrica.

Quando sentir a gastrite, preste atenção no que comeu e, se desconfiar de algum alimento em específico, tente evitar comê-lo e observe se a gastrite volta ou não.

O que eu posso fazer para aliviar a gastrite?

Existem muitas plantas que ajudam na digestão e podem evitar os sintomas da gastrite, como a hortelã, camomila, alecrim, sálvia, mentazedoária, boldo e gengibre.

A espinheira santa é uma das plantas mais indicadas e já age na hora, pois forma uma camada protetora das paredes do estômago. Além dessa ação protetora, ela possui ação analgésica e cicatrizante. Outras plantas podem ser associadas no tratamento da gastrite, como o alcaçuz europeu e a guaçatongaque ajudam a diminuir a acidez e promovem a cicatrização. 

Uma alimentação equilibrada é fundamental para manter e recuperar a saúde. O estilo de vida saudável contribui para a prevenção de doenças, aumentando a vitalidade e disposição.

Está com dúvidas? Fale com o nosso fitoterapeuta clicando aqui.

                    

Outros informativos que podem interessar