2018-05-29

Osteoporose: é possível prevenir?

O que é a Osteoporose?

A osteoporose é uma doença caracterizada pela perda de massa óssea, deixando os ossos frágeis e mais propensos a sofrer fraturas. Além da osteoporose comum, que afeta os idosos, também há a osteoporose secundária, que ocorre devido a maus hábitos ou outras doenças, como hipertireoidismo, neoplasia, doenças hepáticas, entre outras.

Homem também tem Osteoporose?

Osteoporose - informativo

Quando a mulher entra na menopausa, os riscos de desenvolver osteoporose aumentam bastante, pois há a diminuição de hormônios, responsáveis por controlar a reabsorção óssea pelo organismo feminino.

Homens também podem desenvolver a doença, mesmo que seja mais difícil e tardia. Depois dos 50 anos, há a diminuição de testosterona, que também pode levar ao início da osteoporose, principalmente se há algum histórico familiar ou quando o homem não cultiva hábitos saudáveis.

Além das diferenças de sexo, a pessoa também pode ter mais ou menos chances de adquirir osteoporose dependendo da sua constituição corpórea e etnia.

Tem como descobrir se tenho osteoporose? Osteoporose tem sintomas?

Normalmente é feito um exame chamado densitometria óssea, que mostra como está a densidade dos ossos, podendo dar o diagnóstico de osteoporose ou osteopenia (início de osteoporose). Além disso, o acompanhamento médico é individualizado, ou seja, o médico vai supervisionar cada paciente de forma diferente, levando em conta todas as variáveis que podem estar agravando a osteoporose.

Esse acompanhamento é muito importante para as mulheres acima de 50 anos, pois são as que têm mais probabilidade de desenvolver a doença e geralmente não apresenta sintoma no início.

Quais as causas e como posso prevenir a Osteoporose? 

Osteoporose - informativo1

Um estilo de vida saudável é essencial para a prevenção de várias doenças, inclusive a osteoporose. É recomendado parar de fumar, diminuir a ingestão de álcool e cafeína, praticar exercícios e manter uma alimentação balanceada e rica em cálcio e Vitamina D.

Os melhores exercícios nesse caso, são os que trabalham o equilíbrio e o fortalecimento dos músculos, podendo prevenir futuras quedas e, consequentemente, fraturas.

Além disso, o uso de medicamentos por períodos prolongados também pode levar à perda de massa óssea, como cortisona, anticonvulsivantes e heparina. Por isso, é muito importante seguir as recomendações de um médico para o uso desses medicamentos.

Osteoporose tem tratamento e cura?

Tem muitas formas de tratar a osteoporose, sendo que aguns médicos recomendam a suplementação de Cálcio e Vitamina D e outros recomendam que essa suplementação seja feita na própria alimentação. Além disso, a Cavalinha e o Osteosil podem ajudar a recuperar a massa perdida. Para ajudar com as articulações e dores, é possível usar o UCII, a Canela de Velho, a Unha de Gato e a Garra do Diabo.

No caso das mulheres na menopausa, é recomendado um tratamento que ajude a regular os hormônios, como o Vitex, a Maca peruana, o Yam mexicano, o óleo de Prímula e a Isoflavona.

Relembrando que, muitas vezes, adotar hábitos saudáveis já é o suficiente para controlar a perda de massa óssea.

 

Está com dúvidas? Fale com o nosso fitoterapeuta clicando aqui.

 

Vitória Emi H M

Comentários

Vamos lá, seja o primeiro a comentar sobre: Osteoporose: é possível prevenir?

Deixe seu comentário sobre:
Osteoporose: é possível prevenir?