"Deixe a natureza cuidar de você."
Parcelamento em até 6X SEM JUROS!

Digite o que procura abaixo
ou entre em contato conosco.

Estafa: entenda seus sintomas e veja como tratar esse problema

A estafa pode ter origem emocional ou física, atinge crianças e adultos, compromete o desempenho na escola, no trabalho e na relação com as demais pessoas no dia a dia. Por alterar todo o funcionamento do organismo, pode desencadear outras doenças como hipertensão, fobias, ansiedade, problemas cardíacos e gastrite.

Estafa (cansaco) no TrabalhoA forma mais comum da estafa é a fadiga mental. Caracterizada pela alteração do sistema nervoso central, ocorre em função do excesso de responsabilidades e tensões acumuladas que provocam um desgaste metabólico e mental muito grande. O cansaço mental pode provocar até a dor física pois as pressões psicológicas se refletem no corpo.

Quando a mente é submetida a uma situação de estresse ou precisa de um período prolongado de concentração, um tipo de bloqueio mental ocorre porque não é possível continuar com o mesmo grau de atenção por várias horas. Esse quadro é muito comum em estudantes nas épocas de pré-vestibular, concursos, provas e conclusão de curso.

Sintomas da estafa mental:

- Falha de memória

- Insônia

- Irritabilidade

- Desânimo e desmotivação

- Tristeza e angústia

- Azia, má-digestão e mudanças de apetite

- Palpitação

- Sensação de esgotamento e cansaço constante

- Dores frequentes: cabeça, costas e musculares

- Insegurança e sentimento de fracasso

Atleta cansadoO esgotamento físico é muito presente em algumas atividades desportivas, quando os atletas submetem o corpo a um elevado nível de exigência para a vitória. Em algumas circunstâncias, o cansaço físico se dá devido à doença, a reação a certos medicamentos ou a falta de algum nutriente no corpo (deficiência de ferro que está associado à anemia, provocando exaustão).

Existe também a estafa emocional, que pode ser causada por um relacionamento doloroso, por sentir-se humilhado ou por morte de um familiar. Esse tipo emocional é o mais complexo, uma vez que a restauração pode ser lenta e até mesmo exigir alguma terapia para superar isso.

O desgaste diário pode fazer estragos em nosso organismo. A sensação de que faltam energias e a vontade de passar o dia todo dormindo pode ser o primeiro sinal de alerta. O pior acontece quando, apesar de dormir muitas horas seguidas, você continua cansado ou desgastado.

Como combater o cansaço físico e mental

Relaxar e alimentecao saudavel- Aprenda a relaxar;

- Pratique atividade física com moderação;

- Respeite o ritmo de seu corpo;

- Procure ter uma alimentação balanceada e saudável.

 

Tratamentos naturais contra a Estafa

Frutos secos e sementes - Estes alimentos oferecem uma grande quantidade de triptofano e magnésio. Servem para diminuir o estresse, a ansiedade, a insônia e o cansaço físico e/ou mental.

Ginseng Coreano - Revitaliza o corpo, melhora a quantidade de oxigênio nas células, diminui a concentração de ácido lático nos músculos e aumenta a resistência à fadiga. É muito usado pelos atletas de alto nível.

Bacopa - Potencializa a memória, aprendizagem e concentração. Reduz o estresse.

Geléia Real - Todos os derivados do mel são perfeitos para combater a fadiga. No caso da geleia real, é ideal para as pessoas com uma grande quantidade de tarefas ou atividades por dia. Tem propriedades energéticas, antioxidantes e nutritivas.

Fáfia - Possui ação energética para cansaço físico e mental. Melhora a resistência muscular. Ativa a memória e a concentração.

Aswaganda - Tônico e revitalizante do sistema nervoso, adaptógena. Auxilia no tratamento de estresse e estafa.

Rhodiola rosea - Indicado para melhorar a resistência física, desempenho mental e rendimento do trabalho/estudo. Combate fadiga (cansaço) e impotência. Possui ação adaptógena.

Catuaba - Melhora a concentração e a memória. Energético, tônico, afrodisíaco e estimulante.

Jatobá - Indicado como neurotônico (depressão, esgotamentos, estafas e estresses).

Guaraná - Tônico geral e estimulante. Indicado para combater o estresse, dificuldade de raciocínio e concentração, cansaço, fadiga, sonolência excessiva e estafa.

Chá Verde - Ação estimulante, melhora a atenção e memória e possui ação antioxidante.

Óleo Essencial de Alecrim (aromaterapia) - É estimulante da memória, fortalece e clareia a mente quando há esgotamento.

Faça uma autoavaliação para tomar medidas antes que a estafa se instale. É mais fácil cuidar da saúde de forma preventiva e dessa forma, conseguirá atingir seus objetivos com tranquilidade e sucesso.

Por: Eliza Harada

Relaxar, tranquilidade e sucesso

                    

Outros informativos que podem interessar