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Pilates na Terceira Idade: Qualidade de vida garantida.

É natural que com o envelhecimento ocorram limitações funcionais devido à diminuição da densidade mineral óssea, da força e da massa muscular, porém existem evidências claras que, com estímulos adequados, os músculos dos idosos se tornam resistentes, e que os idosos dentro da sala de Pilates apresentam ganhos de força muscular considerável, desde que sejam treinados adequadamente.

pilates

O Método Pilates foi idealizado por Joseph Pilates e é um programa completo de condicionamento físico e mental que tem como objetivo melhorar o equilíbrio entre a performance e esforço. Trabalha o corpo como um todo, desenvolvendo a estabilidade corporal necessária para uma vida mais saudável.

Os benefícios deste método são: aumento de força, maior controle muscular, integração corpo e mente, melhora da capacidade respiratória, aumento da flexibilidade, fortalecimento, correção da postura, reestruturação do corpo, prevenção de lesões, aumento da consciência corporal, aumento da autoestima e alívio de dores musculares.

pilates terceira idade

Melhora da função ao caminhar

O Pilates fortalece os músculos de forma adequada e aumenta a mobilidade, diminuindo o aparecimento de artrose por melhorar a lubrificação articular, controlando possíveis dores. Isso aumenta a capacidade em realizar diferentes movimentos da vida diária, principalmente a marcha.

Prevenção de quedas

Os exercícios do método Pilates na terceira idade oferecem outras vantagens incluindo mobilidade na coluna vertebral e articulações, melhora o equilíbrio e coordenação. Melhora a realização de suas atividades diárias, com segurança nos movimentos, maior percepção do corpo, melhor sustentação dos membros e assim, prevenir instabilidades que levam às quedas.

Influência na Postura

A postura incorreta diminui a auto confiança e a autoestima, obstrui a respiração, tensiona os músculos e ligamentos e pode afetar adversamente as articulações da coluna, propensas a artrite, artrose e dor generalizada. Os exercícios fortalecem a musculatura e corrigem a postura de forma natural.

Influência na flexibilidade

Os exercícios de alongamento estimulam a renovação de colágeno, melhoram as funções articulares e diminuem dores, aumentando a amplitude de movimentos.

Influência na Osteoporose

Na osteoporose há muita fragilidade do esqueleto e maior suscetibilidade à fratura e deformidade da coluna e fêmur, principalmente. Nos exercícios de Pilates trabalha-se o fortalecimento dos músculos envolvidos com estas estruturas, visando a melhora da força muscular, condicionamento físico e coordenação.

A maior vantagem do método Pilates é que ele respeita o limite físico de cada pessoa e usa o peso do próprio corpo para o condicionamento.

Venha conhecer e marque uma aula experimental no Espaço Oficina de Ervas, na Rua Gildo Ignácio, 300 ou pelo telefone (16) 2133-4477.

pilates terceira idade 2


“Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem” (Joseph Pilates)

 

Por: Eliza Harada

                    

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