Envelhecer com qualidade é o desafio da atualidade.

O envelhecimento populacional é responsável pelo aumento da prevalência de doenças osteoarticulares associadas à dor, deformidades articulares e incapacidade funcional.

idoso 2

Em pesquisa realizada na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, entre 2000 e 2006, apontou que a doença articular é responsável por mais de 30% dos casos de comprometimento da funcionalidade de idosos que passaram a apresentar dificuldades de mobilidade e para realizar atividades, como subir um lance de escada, ajoelhar-se, sentar-se, entre outras, e de atividades da vida diária, verificando dificuldade em realizar algumas tarefas como utilizar transporte público, fazer compras, vestir-se e banhar-se.

A doença articular é uma doença crônico-degenerativa, que provoca alterações na articulação e nas suas estruturas adjacentes, que causam dor, rigidez articular e diminuição do espaço intra-articular. Essas alterações e esses sintomas podem provocar a diminuição da amplitude de movimentos e assim causar o comprometimento funcional.

As principais doenças osteoarticulares no idoso são a osteoartrite, artrite reumatoide, artrose e osteoporose, que podem causar dor e, consequentemente, impacto negativo na vida dos idosos. Portanto, o reconhecimento precoce e o tratamento adequado dessas enfermidades são essenciais para a prevenção de deformidades e manutenção da funcionalidade e qualidade de vida destes indivíduos.

terceira idade movimento

Devido ao aumento da população idosa e consequentemente dos problemas de saúde relacionados à mobilidade e dores articulares, muitas pesquisas têm sido desenvolvidas em busca do alívio e cura para esses problemas, pois é uma forma de colaborar com a saúde pública e postergar esse impacto negativo na vida dos idosos.

Um produto desenvolvido recentemente pelo Laboratório Exsymol é o Osteosil. É um suplemento que apresenta ação dupla, uma vez que contém dois dos principais nutrientes necessários à integridade e metabolismo ósseo, o fosfato e o silício.

O fosfato possui atividade na formação do osso e o silício orgânico apresenta atividade importante sobre a formação do osso e ainda aumenta a produção de colágeno tipo I, proteína fundamental para a proteção do tecido ósseo.

Com ação anti-inflamatória e alta biodisponibilidade, Osteosil é indicado para o tratamento coadjuvante da osteopenia, osteoporose, osteoartrite e artrose, além de prevenir o envelhecimento ósseo e articular.

Os dois nutrientes presentes nesse produto aumentam a produção do Colágeno tipo 1 e auxilia também na regeneração da cartilagem e na proteção e formação óssea, além de  auxiliar na fixação de cálcio e na regeneração do tecido conjuntivo.

Com a prevenção e melhora dos problemas de mobilidade, os idosos podem ter mais liberdade e participar de programas que incluem exercícios físicos, lazer, confraternizações e disposição para uma vida feliz, evitando assim a depressão, má circulação e dependência.

terceira idade lazer

Viver é como andar de bicicleta: É preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio. Albert Einstein

 

 

Por: Eliza Harada

Comentários

Vamos lá, seja o primeiro a comentar sobre: Envelhecer com qualidade é o desafio da atualidade.

Deixe seu comentário sobre:
Envelhecer com qualidade é o desafio da atualidade.