2001-10-10

Constelação Familiar e seus benefícios

Constelação Familiar Sistêmica

É uma abordagem terapêutica transformadora muito atual, baseada nos estudos de Bert Hellinger, que por sua característica essencialmente vivencial e fortemente referenciada em sensações corporais, pode ser empregada em associação ou complementação à abordagem das psicoterapias corporais.

Hellinger descobriu que, além do inconsciente individual, existe um inconsciente familiar engendrado a patir de todos os epsódios que compõem a história de uma família, e que é regido por determinadas "ordens naturais" que, ao serem restauradas, exercem efeito terapêutico sobre o paciente. Quando alguém monta sua constelação, transmite aos representantes uma imagem espacial e energética do campo relacional existente entre os membros da família, permitindo-lhes canalizar esses sentimentos e impulsos. Tais sensações corporais podem ser exploradas pelo terapeuta.

Esta técnica é capaz de identificar pontos de tensão psicológica ou emocional que condicionam comportamentos humanos, que nem sempre revelam suas origens.

Busca na história familiar a origem de dificuldades emocionais e padrões de comportamento que se reproduzem e trazem sofrimentos desenvolvidos pelas pessoas ao longo da vida.

Precisamos entender que a história da nossa família está impressa em nossas células levando a uma ordem que permite que a vida flua através de nós. Esta ordem vai se traduzir em qualidades. Mas nós também herdamos os conflitos não resolvidos que foram gerados dentro de nossas famílias, devido a fatores tais como:

- Disputas por herança

- Separações traumáticas

- Imigração para outros países

- A exclusão de membros da família

- Alteração da hierarquia dentro da família

- Segredos de Família, traição, filhos não reconhecidos, criminalidade, etc.

- Violência intra e extra-familiar (guerras, assassinatos, suicídios, disputas de poder)

- Perda trágica de entes queridos

- Abortos espontâneos e provocados

Para que a terapia tenha êxito, as informações citadas acima sobre o sistema familiar devem ser fornecidas ao terapeuta. Identificando as desordens, exclusões, tragédias e grandes perdas, ele poderá atuar de forma direta proporcionando alívio e liberação ao cliente e ao seu sistema familiar.

Os movimentos de constelação podem ser realizados individualmente, com casais e em grupo.

Atendimento:

Nilse Martins Silva

Espaço Oficina de Ervas

Rua Gildo Ignácio, 300

Nova Ribeirânia

Tel.: (16) 2133-4477

E-mail: espaco@oficinadeervas.com.br

Comentários

Vamos lá, seja o primeiro a comentar sobre: Constelação Familiar e seus benefícios

Deixe seu comentário sobre:
Constelação Familiar e seus benefícios