"Deixe a natureza cuidar de você."
Parcelamento em até 6X SEM JUROS!

Digite o que procura abaixo
ou entre em contato conosco.

Ashwagandha: A Medicina Ayurveda no Ocidente

Importante erva na medicina indiana (Ayurveda) praticada por mais de três mil anos. Seu nome, “ashwaganda” (ou ashwagandha), decorre das semelhanças de odor desta planta com a urina de cavalo. A palavra “Ayurveda” se compõe de duas palavras sânscritas : “AYU”, que significa “vida” e “VEDA” que significa “conhecimento”. Dentro deste conhecimento a Withania é chamada “RASAYANA”, que significa “Poderoso rejuvenescedor”, sendo citada no texto hindú “Charaka Samhita” (1.000 A.C.).

ashwagandha raiz

Historicamente, a raiz é utilizada como um afrodisíaco, tonificador do fígado, agente anti-inflamatório, adstringente e, mais recentemente, para o tratamento de bronquite, asma, úlceras, insônia e demência senil. Tratamento da ansiedade, distúrbios cognitivos e neurológicos, inflamação e doença de Parkinson.

A Ashwagandha (Withania somnifera) também é conhecida por cereja-do-inverno e ginseng indiano.

Pertence à Família Solanácea e cresce cerca de dois metros de altura. Encontrada na África, na região do Mediterrâneo,na Índia e atualmente cultivada no Brasil. As raízes são de uso terapêutico, assim como folhas e toda parte aérea.

ashwagandha fruta

O fruto vermelho brilhante da Ashwagandha é colhido no outono são secos e as sementes servem para o plantio na primavera seguinte. As bagas possuem um efeito emético (capacidade de produzir vômito).

Sua composição é realizada por sintoindosídeos, alcaloides e witanolídeos, portanto, tornando-a uma das ervas mais importantes perante a ciência ayurvédica.

PRINCIPAIS INDICAÇÕES:

Adaptógeno para esgotamento nervoso;

Anticancerígeno (anti-tumoral);

Antioxidante;

Atuação eficiente sobre o sistema imunológico, nervoso e muscular;

Rejuvenescedor;

Sedativo para insônia e estresse;

Incremento de células brancas do sangue.

Estudos mostram que Withania pode ser eficaz no tratamento da osteoartrose, inflamação e AVC. Os estudos revelam também que Withania tem potencial para ser um agente antimicrobiano, com atividade antifúngica e moderada atividade antibacteriana contra Staphyloccus aureus e Pseudomonas aeruginosa.

CONCENTRAÇÃO RECOMENDADA:

As doses variam de 300 a 1.000mg de Ashwaganda por dia do extrato à 2,5% de whitanolídeos.

Dependendo da aplicação as doses podem ser divididas de 1 a 3 tomadas ao dia.

CONTRA INDICAÇÕES:

Contra-indicado para grávidas e lactantes.

Como atua como um depressor do SNC leve, evitar álcool, sedativos e ansiolíticos.

Ashwaganda contém ferro e pode aumentar os níveis de hemoglobina e eritrócitos, então o consumo em grande quantidade deve ser evitado por pacientes com hemocromatose. Pode também aumentar o efeito de barbitúricos e sedativos.

Por: Eliza Tomoe Harada

                    

Outros informativos que podem interessar