Boldo do Chile para proteger seu fígado

O Boldo do Chile (Peumus boldus) é o verdadeiro boldo, muito indicado para se ter em casa nessa época de festas, pois muitos ainda acabam exagerando na ingestão de bebidas alcoólicas e alimentos, congestionando o fígado.

Boldo do Chile para proteger seu fígado

O boldo é originário da região dos Andes do sul, principalmente nos Andes chilenos. Planta arbustiva, podendo alcançar até 6 metros de altura, mas sendo encontrada na maioria das vezes com 2 ou 3 metros. Suas folhas são coriáceas, de uma cor verde acinzentado, com presença de glândulas ricas em óleo essencial de odor bem marcante, lembrando levemente a cânfora. Esta planta gosta de solos pedregosos, com pouca umidade, e com uma altitude em torno de 1.000 a 1.500 metros. Condições esta encontradas em pouquíssimas regiões, sendo portanto, restrito o seu cultivo a Itália, Marrocos e Chile.

O boldo já era utilizado pelas populações indígenas dos Andes Chilenos, sendo denominada de peumo, e foi "descoberta" pelo botânico espanhol D. Boldo, daí a origem do nome Peumus boldus. Esta população empregava o boldo para dores reumáticas e em casos de luxações. Já em 1869 o boldo era empregado na Europa como estomáquico, hepatoprotetor, antissifilítico, antiedematoso e nos casos de otites. Interessante observar o conteúdo de princípios ativos do boldo. A sua riqueza química proporciona uma ampla aplicação terapêutica.

As principais indicações são para hipoacidez e dispepsias (sensação de empanzinamento). Aumenta a produção de bile e promove a proteção hepática. Possui ação desintoxicante do fígado e pode ser usado em casos de ingestão alcoólica exagerada. 

Pode ser usado na forma de chá, cápsulas ou extrato fluido como tratamento ou sempre que tiver problema de má digestão.

Por: Eliza Harada

Comentários


  • Danielli
    Boa noite. Em alguns lugares informam que quem tem problema no fígado não pode tomar o boldo, mas em outros informam que pode tomar o boldo, caso tenha problema no fígado. Qual lugar está certo?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Danielli

    O Boldo indicado para hipo-acidez e dispepsias. Aumenta a produção de bile e promove a proteção hepática. Possui ação desintoxicante do fígado e pode ser usado em casos de ingestão alcoólica exagerada.
    De qualquer forma depende do problema no fígado, informe de qual problema se trata para poder te orientar melhor se pode fazer o uso ou não, clique no link abaixo e nós informe:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.

  • Sergio
    Preciso adquirir o boldo do chile verdadeiro em cápsula.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Sérgio

    você pode pedir pelo WhatsApp (16) 98234.0111 ou diretamente pelo site clicando no link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/boldo-do-chile

    Para dúvidas e orientações, clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.
  • Tanea Maria Carvalho Ferreira
    Quero comprar cápsulas do boldo do chile, mas gostaria de saber como usar.
    Quantas cápsulas por dia, se pode fazer uso contínuo ou deve usar com intervalos. Grata.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Tanea

    Pode tomar 1 cápsula de 350mg 3 vezes ao dia. O uso pode ser por 3 meses com uma pausa de 15 dias antes de repetir o ciclo.

    Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas clicando no link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.
  • RENILDA DO NASCIMENTO CUSTODIO
    SEMPRE TOMO BOLDO E ME SINTO MUITO BEM
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Renilda. Que bom que faz uso de plantas. A gente fica feliz quando alguém dá valor ao tratamento natural. Você pode entrar em contato conosco sempre que quiser alguma informação pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br. Abraços.

Deixe seu comentário sobre:
Boldo do Chile para proteger seu fígado