"Conheça os benefícios que as plantas podem fazer por você."
Parcelamento em até 6X SEM JUROS!

Digite o que procura abaixo
ou entre em contato conosco.

Protetor solar ajuda a prevenir envelhecimento da pele, confirma pesquisa

Embora uma das indicações do produto seja evitar o envelhecimento cutâneo (envelhecimento da pele), ainda não havia evidências científicas que comprovassem esse efeito.

protetor solar

Pessoas que passam a fazer uso de protetor solar diariamente têm, após um período de quatro anos, uma chance 24% menor de apresentar sinais visíveis de envelhecimento da pele causado pelo sol em comparação às que não se protegem adequadamente. E isso vale mesmo entre quem tem mais de 40 anos, quando a pele já exibe danos causados pela exposição solar a longo prazo. Foi o que concluiu um estudo realizado na Austrália e publicado no periódico Annals of Internal Medicine.

CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Sunscreen and Prevention of Skin Aging. A Randomized Trial

Onde foi divulgada: periódico Annals of Internal Medicine

Quem fez: Adele Green e equipe

Instituição: Universidade de Queensland, Austrália

Dados de amostragem: 903 pessoas de até 55 anos

Resultado: Depois de 4,5 anos, pessoas que passaram protetor solar diariamente foram 24% mais propensas a não apresentar sinais visíveis de envelhecimento da pele provocado pelo sol.

O estudo feito no Instituto de Pesquisa Médica da Universidade de Queensland, na Austrália, avaliou 903 pessoas de até 55 anos. Parte delas foi orientada a aplicar diariamente protetor solar com fator de proteção 15 no rosto, pescoço, braços e mãos. Elas deveriam usar o produto de manhã e após o banho, e reaplicá-lo caso passassem muito tempo no sol. O restante dos participantes foi orientado a usar protetor solar como bem entendessem. Todos os voluntários foram acompanhados ao longo de 4,5 anos.

protetor solar1

Segundo o estudo, as pessoas do segundo grupo usavam protetor solar em três ou quatro dias a menos do que aquelas que foram orientadas a aplicar o produto com frequência. Os pesquisadores observaram que o efeito positivo do uso diário de protetor solar foi observado mesmo entre pessoas que já apresentavam danos na pele causados pelo sol. O produto, em alguns casos, até melhorou o aspecto desses danos.

Talvez a principal recomendação de um dermatologista a seu paciente seja passar protetor solar com a finalidade não só de se proteger contra o câncer de pele, mas também evitar o envelhecimento da pele. No entanto, embora o poder desses produtos em reduzir o risco do câncer de pele seja algo reconhecido por pesquisas científicas, nenhum estudo havia validado até então o efeito sobre o envelhecimento cutâneo.

"Essa é uma daquelas dicas de beleza que se ouve muito, mas, pela primeira vez, podemos apoiá-la com evidências cientificas: proteger-se do câncer de pele usando protetor solar também tem o bônus de deixar uma pessoa com a aparência mais jovem", diz Adele Green, coordenadora do estudo.

Fonte:

http://veja.abril.com.br/noticia/saude/protetor-solar-ajuda-a-prevenir-envelhecimento-da-pele-confirma-pesquisa

                    

Outros informativos que podem interessar