"Deixe a natureza cuidar de você."
Parcelamento em até 6X SEM JUROS!

Digite o que procura abaixo
ou entre em contato conosco.

Café Verde para sua saúde.

O café é originário das terras altas da Etiópia (possivelmente com culturas no Sudão e Quênia) e difundiu-se para o mundo através do Egito e da Europa.

cafe tree

Uma lenda conta que um pastor chamado Kaldi observou que suas ovelhas ficavam mais espertas ao comer as folhas e frutos do cafeeiro. Ele experimentou os frutos e sentiu maior vivacidade. Um monge da região, informado sobre o fato, começou a utilizar uma infusão de frutos para resistir ao sono enquanto orava.

O cultivo do café verde se estendeu primeiro na Arábia, introduzido provavelmente por prisioneiros de guerra, onde se popularizou aproveitando a lei seca por parte do Islã. O Iêmen foi um centro de cultivo importante, de onde se propagou pelo resto do Mundo Árabe.

O conhecimento dos efeitos da bebida disseminou-se e no século XVI o café era utilizado no oriente, sendo torrado pela primeira vez na Pérsia.

Atualmente, o café, é conhecido mundialmente como bebida consumida quente, fria, em receitas de doces e na culinária gourmet.

cafe fruto

O que poucos sabem é que o café verde também é utilizado como fitoterápico, pois o extrato de café verde produzido através do grão possui cafeína, teobromina e teofilina (parentes químicos da cafeína, que agem como estimulantes naturais), taninos e flavonoides (antioxidantes) e ácido clorogênico, onde se destaca o ácido 5 cafeoilquínico.

O Café Verde possui aproximadamente 2% de cafeína. A cafeína tem ação termogênica, dessa forma facilita a queima da gordura localizada (auxilia no emagrecimento). Estudos demonstraram que a cafeína e o ácido clorogênico presentes no Café Verde podem diminuir o acúmulo de gordura nas células. Sua atividade está relacionada ao aumento da taxa metabólica; ao relaxamento da musculatura lisa dos brônquios, trato biliar, trato gastrintestinal e de partes vasculares; estímulo do sistema nervoso central e diurese.

cafe verde

Por possuir altas quantidades de cafestol e kahweol, ele protege o fígado contra o acúmulo de açúcar que se transforma em gordura, podendo ser utilizado na prevenção do fígado gordo.

O ácido 5 cafeoilquínico, reduz a absorção intestinal dos açúcares (glucose), regula os níveis de açúcar no sangue, prevenindo desta forma o acúmulo subseqüente de gordura corporal, e contribui para a libertação e decomposição de triglicérides do tecido adiposo.

Por: Eliza Harada

                    

Outros informativos que podem interessar

  • Equinácea auxilia na prevenção de gripe

    A Equinacea é um fitoterápico utilizado para estimular o Sistema Imunológico, em casos de resfriados ...

  • Momento Resposta

    Pergunta: Ouvi dizer que o Açafrão é uma planta que pode ajudar a combater diversas doenças. Tive câ ...

  • Momento Resposta

    Pergunta enviada em 04 de janeiro de 2012 por Vera Lúcia L. M.  Somões :   Li o artigo sobre o flora ...