"A sua saúde em equilíbrio com a natureza."
Parcelamento em até 6X SEM JUROS!

Digite o que procura abaixo
ou entre em contato conosco.

Cromoterapia e saúde!

A Cromoterapia é uma ciência que utiliza a energia luminosa das cores para harmonização e o equilíbrio nos corpos físico, mental, emocional e espiritual. A palavra Cromoterapia vem do Grego Kromus = Cor e Terapheia = Tratamento. Em 3000 a.C. o uso das cores no Egito já era utilizado para curar doenças e desenvolver os dons espirituais, por meio do uso de pedras preciosas, cristais, cores, mantras, aromas e doação de energia pelas mãos e até mesmo da utilização da água solarizada (garrafas de água envolvidas em papel celofane na cor adequada ao caso).

cromoterapia 1

Na Índia, houve grande desenvolvimento dos princípios energéticos e terapias de cura, fazendo a Cromoterapia parte da Medicina Ayurvédica, utilizando cristais, sons, exercícios respiratórios, alimentos, massagem, mandalas e plantas medicinais que agem sobre os centros de energia do corpo humano. A China, em 2700 a.C., já utilizava as cores na alimentação e no diagnóstico dos desequilíbrios internos.

Atualmente ela utiliza estímulos com determinadas freqüências luminosas para restaurar, manter ou alternar as vibrações do corpo que resultam em saúde, física e mental, bem-estar e harmonia. Quando há o excesso ou ausência de uma determinada cor, ocorre o que os cromoterapeutas chamam de desequilíbrio energético, levando o organismo a responder negativamente, gerando distúrbios físicos, mentais e emocionais.

O cromoterapeuta deve analisar detalhes, buscando associar os sintomas às causas emocionais. Na cromoterapia a cura se dá quando conseguimos ao mesmo tempo: restabelecer o equilíbrio bioenergético do organismo e eliminar a forma pensamento negativa causadora da doença.

cromoterapia 2

Muitas das doenças que afetam o homem tem sua origem na aura, ou seja, as doenças se estabelecem primeiramente nos corpos emocional e psíquico (mental), que mais tarde podem somatizar causando a doença no corpo físico.

A cromoterapia não trata apenas os sintomas, ela dirige-se à causa do desequilíbrio energético, ou seja, ela atinge o campo energético dos órgãos e sistemas.

APLICAÇÃO DAS CORES

Vermelho: Corresponde ao Chacra Básico. O vermelho estimula a circulação do sangue e os nervos, permite a liberação de adrenalina e combate os efeitos nocivos do frio. É altamente revigorante, energético e excitante.

O vermelho atua sobre o sistema nervoso, dando mais confiança, coragem, iniciativa e força de vontade, fazendo superar a depressão e o cansaço. Indicado nos casos de anemia, paralisia, má circulação, pressão baixa, reumatismo, resfriado, bronquites e depressão.

É contra-indicado para temperamentos sangüíneos e coléricos, febre alta e hipertensão.

Laranja: Corresponde ao Chacra Esplênico. O laranja estimula o sistema respiratório e a fixação de cálcio. Aumenta o tônus sexual e proporciona o otimismo. Possui ação antiespamódica, alivia cãibras e dores devidas à tensão e ao estresse.

Do ponto de vista psicológico ajuda a remover repressões e inibições. Amplia a mente e a torna receptiva para novas idéias. Indicado nos casos de problemas com o baço e os rins, cálculos biliares, artrites, reumatismo, bursite, obesidade, torceduras (braço, pé, joelhos, punhos) e problemas respiratórios.

É contra-indicado para pessoas com insônia.

Amarelo: Corresponde ao Chacra Plexo Solar. O amarelo atua nos sistemas nervoso central e autônomo simpático, vitaliza os neurônios favorecendo o raciocínio e a memória. Combate a preguiça funcional dos órgãos internos, estimula o fígado e os intestinos. Vitaliza o coração e todo sistema circulatório. Favorece a defesa imunológica do organismo.

Do ponto de vista psicológico estimula o raciocínio lógico, melhora o autocontrole, favorecendo o equilíbrio e o otimismo. Indicado nos casos depressão, eczema, indigestão, constipação intestinal, problemas no fígado, vesícula biliar e diabetes.

É contra-indicado para insônia, excitação mental, nervosismo, diarréia, gastrite e alcoolismo.

Verde: Corresponde ao Chacra Cardíaco. O verde é a cor da natureza, do equilíbrio, da paz e da harmonia. Age no coração e na pressão sangüínea. Acalma e descongestiona. Neutraliza o excesso do vermelho, alaranjado e do amarelo.

Do ponto de vista psicológico, o verde trás um sentimento de renovação e vida nova. Indicado para baixar a pressão, baixar a febre, insônia, problemas emocionais, ativar o crescimento das crianças, vitalizar os órgãos do sistema digestivo, vitalizar órgãos do sistema urinário, estimular o pâncreas e nos tratamentos de câncer.

O verde não tem contra-indicação, mas devemos usá-lo com prudência e não exagerar.

Azul: Corresponde ao Chacra Laríngeo. O azul é uma cor suavizante e calmante que atua no sistema nervoso central. Possui propriedades antisépticas, refrescante e adstringente. Vitaliza as glândulas tireóide e paratireóides, além dos órgãos da garganta e do sistema respiratório.

Do ponto de vista psicológico, o azul proporciona relaxamento, paz e quietude. Indicado para problemas de garganta em geral, febres, inflamações, dores de cabeça, insolação, disfunções da hipófise e da tireóide, insônia, queimaduras e nervosismo.

É contra-indicado para resfriados, tremores de frio, depressão e fadiga.

Índigo/Anil: Corresponde ao Chacra Frontal. O índigo, assim como o azul, possui propriedade calmante e relaxante. É uma cor anestésica, antiinflamatória, anti-hemorrágica e cicatrizante. Atua no sistema nervoso central, trazendo calma e paz mental. Diminui a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos.

Do ponto de vista psicológico, clareia, limpa as correntes psíquicas da mente e estimula a intuição. Indicado para o tratamento de todas as dores, afecções dos olhos, ouvidos e nariz, insônia, dor de dente, eczema e acne. Não apresenta contra-indicações.

Violeta: Corresponde ao Chacra Coronário. O violeta aumenta o magnetismo pessoal. Atua de modo mais tranqüilizante no sistema nervoso simpático, exerce efeito calmante no coração e purifica o sangue, estimula o metabolismo do cálcio e atua na formação hormonal. É antiinflamatório, desinfeccionante, antiestressante. É a cor da transmutação de energias.

Do ponto de vista psicológico, o violeta possui efeito curativo sobre todas as formas de neurose. Indicado para exercícios de concentração e meditação, no tratamento de todas as moléstias mentais e nervosas, tumores, câncer, raquitismo, perturbações no baço, problemas na bexiga. Não apresenta contra-indicações.

Rosa: Cor que vibra o amor, e o desejo de prazer. Enaltece a beleza feminina. Energiza o sistema nervoso, é tonificante e purificador sangüíneo. Indicado para desintoxicar o centros nervosos, tonificar e vitalizar os nervos, favorecer a circulação de todas as cores. Não apresenta contra-indicações.

Branco: É a união de todas as cores, combinação perfeita das freqüências coloridas. Indicado para energizar todo o corpo. Não apresenta contra-indicações.

Essa é mais uma ferramenta que pode auxiliar na sua busca de equilíbrio e bem-estar!

Espaço Oficina de Ervas

Rua Gildo Ignácio, 300

Nova Ribeirânia

Ribeirão Preto SP

Tel.(16) 2133-4477

E-mail: espaco@oficinadeervas.com.br

                    

Outros informativos que podem interessar