Goiaba, a fruta que é um bom remédio.

A goiaba (Psidium guajava) é a fruta da goiabeira, sendo uma planta medicinal também conhecida como guava, goiabeiro, guave, guayaba (espanhol), dentre outros nomes populares. Pertence a família Myrtaceae.

goiaba fruto

História e curiosidades

Sementes de goiaba armazenadas com sementes de outras plantas como feijão, abóbora e milho foram encontradas em sítios arqueológicos no Peru datados de milhares de anos. A espécie Psidium guajava faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

Benefícios da goiaba

Na casca, fruta e folha da goiaba se concentram as propriedades da planta, que possui uma longa história de usos medicinais. Os índios Tikuna usam tradicionalmente a decocção das folhas e das cascas da goiaba para curar diarreia e disenteria, inclusive, a Farmacopeia da Holanda considera as folhas da goiabeira indicadas para o tratamento da diarreia. Os indígenas também usam para dor de garganta, vômitos, problemas de estômago, vertigem e para ajudar a regularizar períodos menstruais.

goiaba fruto 2

As folhas de goiaba são mastigadas para aliviar o mau hálito e estancar sangramentos na gengiva. O extrato de folhas é usado também como uma ducha para candidíase. As folhas são esmagadas e aplicadas em feridas e contusões. É dito que as folhas de goiaba mastigadas antes de iniciar o consumo de bebidas alcoólicas previnem o aparecimento de ressacas. A decocção da casca ou folhas ou infusão da flor é usada topicamente para úlceras e feridas na pele. As flores esmagadas são aplicadas em inchaços nos olhos, lesões oculares e conjuntivite. A goiaba é amplamente utilizada na medicina popular como um antisséptico natural, inclusive quando interage com outros antissépticos sintéticos e concentrados, potencializa os efeitos em função de suas propriedades hipoalergênicas (diminui as possibilidades da incidência de alergias).

O uso da goiaba para o tratamento da gastroenterite, diarreia e outros distúrbios digestivos tem sido validado em numerosos estudos. Ensaios clínicos em humanos que o extrato vegetal da goiaba é eficaz no tratamento de diarreia em adultos. Os extratos de folhas de goiaba e suco da fruta também tem sido estudado clinicamente para a diarreia infantil.

A goiaba é rica em taninos, fenóis, triterpenos, flavonoides, óleos essenciais, saponinas, carotenoides, lectinas, vitaminas, fibras e ácidos graxos. A fruta é rica em vitamina C e uma boa fonte de pectina – uma fibra dietética. As folhas de goiaba são ricas em flavonoides, principalmente a quercetina, sendo que grande parte da atividade terapêutica da goiaba é atribuída a estes flavonoides, que têm demonstrado atividade antibacteriana. Acredita-se que a quercetina contribui para o efeito antidiarreico da goiaba, sendo capaz de relaxar o músculo liso intestinal e inibir as contrações intestinais. Além disso, outros flavonoides e triterpenos presentes nas folhas de goiabeira mostraram atividade antiespasmódica.

Contraindicações e efeitos colaterais da goiaba

O consumo excessivo de goiabas não é indicado para pessoas com aparelho digestivo frágil ou com problemas intestinais.

Por: Eliza Tomoe Harada

Comentários


  • Edneia Vidal
    Olá! Gostaria de saber se a goiabeira tem algum tipo de interação alimentar ou farmacológico?
    Grata
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Edneia

    Dentro das literaturas disponíveis não há interação. O que pode ocorrer é "prender o intestino".

    Em caso de dúvidas clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos á disposição.
  • Eliana
    A tintura da folha de goiaba serve para diminuir a taxa de glicemia?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Eliana.

    Apesar de apresentar esse efeito que você deseja, a folha de goiabeira possui ação adstringente, podendo provocar uma dificuldade de evacuação. Ela é mais usada em casos de diarreias e infecção intestinal.

    Existem outras plantas mais indicadas para ajudar no controle do diabetes, como a Pata de Vaca, Jambolão, Gimena, Melão de São Caetano, entre outras.

    https://www.oficinadeervas.com.br/pata-de-vaca
    https://www.oficinadeervas.com.br/jambolao
    https://www.oficinadeervas.com.br/gimena
    https://www.oficinadeervas.com.br/melao-de-sao-caetano

    Caso você queira alguma orientação, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.
  • Marlene Esteves
    Gostaria de comprar mudadls só que tem que enviar. Muito obrigada
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Marlene,

    Somos uma farmácia especializada em manipulação de fitoterápicos, não trabalhamos com mudas de plantas.

    Ficamos a disposição.
  • Isabel
    Gostei de responderem .A pergunta que foi feita .Pois geralmente não se obtém resposta .Parabéns
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Isabel. Pode contar sempre com a nossa equipe. Qualquer dúvida, atendemos pelo email e temos também um whatsapp para falar com o fitoterapeuta. (16) 98234-0111. Estamos à disposição.
  • Elenice
    Eu tenho casca de goibeira curtida no vinho de laranja .posso tomar p que tipo de dor
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Elenice. A casca da goiabeira serve para controlar diarreia, dor de garganta e vômitos. Como ela é rica em taninos, seu uso pode provocar constipação intestinal. Estamos à disposição.

Deixe seu comentário sobre:
Goiaba, a fruta que é um bom remédio.