Ginkgo biloba, símbolo da vida e da longevidade!

O Ginkgo biloba é uma árvore considerada um fóssil vivo, pois existia já no tempo dos dinossauros, há mais de 150 milhões de anos.

ginkgo fossil

As árvores mais antigas ocupam solo chinês, onde chegam a atingir mais de 30 metros de altura e algumas têm aproximadamente 3000 anos. Durante séculos, na China, a árvore parece ter sido objeto de veneração, pois é encontrada junto a mosteiros, lugares de culto, templos e cemitérios. E para algumas autoridades da China antiga as suas folhas serviam também como moeda de troca. Os seus frutos eram usados com o objetivo de prolongar a longevidade, combater problemas respiratórios e auditivos e, até mesmo, para melhorar as performances sexuais.

ginkgo folha

Outro fato curioso é que um ano após a bomba de Hiroshima (1945), no meio de escombros, do tronco calcinado de um ginkgo biloba brotaram novas folhas. Esta árvore renasceu no meio de um ambiente hostil em que dominava a ausência de vida. É símbolo de paz e longevidade por ter sobrevivido às explosões atômicas.

Foi descrita pela primeira vez pelo médico alemão Engelbert Kaempfer por volta de 1690, mas só despertou o interesse de pesquisadores após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando perceberam que a planta tinha sobrevivido à radiação em Hiroshima, brotando no solo da cidade devastada.

Os investigadores de botânica continuam a não saber explicar porque é que a ginkgo biloba sobrevive com características tão semelhantes há milhares de anos. Talvez isso possa estar relacionado com a sua grande resistência, na tradição popular considerada quase mágica. É uma árvore bastante resistente ao frio (suporta até -20°C) e a altas temperaturas. Outro fator igualmente importante é a longevidade da sua maturação sexual, compreendida entre o vigésimo e o milésimo ano de vida, o que faz com que esteja protegida de mudanças genéticas e garante, assim, a estabilidade da espécie. A Ginkgo biloba também tolera bem a poluição atmosférica, as pragas de insetos e os vírus. É por tudo isto que há quem as considere fósseis vivos, uma vez que se encontram folhas fósseis de árvores antepassadas sensivelmente iguais às que apresentam atualmente.

ginkgo outono

No Outono a presença desta árvore impõe-se, uma vez que a folhagem verde clara se torna num amarelo brilhante. As suas folhas têm a forma de um leque, dividido em dois lóbulos por uma incisão crescente, daí a sua designação de biloba. Ao contrário da maioria das espécies vegetais, o ginkgo não floresce.

Em vários estudos esta planta tem sido testada no tratamento da senilidade e da sintomatologia da aterosclerose, uma vez que ao melhorar o transporte de oxigênio ao cérebro facilita a oxigenação dos tecidos cerebrais.

Possui uma grande capacidade vasodilatadora periférica, sendo empregada para a labirintite, zumbido no ouvido, tontura, perda da capacidade de reter informações, dores na perna, retenção de líquidos e até mesmo no tratamento da celulite. Também possui a capacidade de deixar o sangue mais fluido, previne a formação de trombo e é um excelente anti-oxidante. O Ginkgo demonstrou alguma eficácia no tratamento dos primeiros sintomas da doença de Alzheimer.

Como contra-indicação, recomenda-se interromper a utilização alguns dias antes de qualquer tipo de cirurgia, pois pode apresentar problemas de hemorragia. Em geral, é uma planta muito segura, e pode ser utilizada como preventivo de várias doenças, inclusive recebe a denominação de planta da Terceira Idade, pois apresenta excelentes resultados contra o envelhecimento.

Esta planta, por sua resistência, passou a ser o símbolo da vida, da paz e da longevidade!

Por: Eliza Tomoe Harada

Comentários

Vamos lá, seja o primeiro a comentar sobre: Ginkgo biloba, símbolo da vida e da longevidade!

Deixe seu comentário sobre:
Ginkgo biloba, símbolo da vida e da longevidade!