Remédio à base de mama-cadela pode ajudar pessoas com vitiligo.

Portadores da doença sofrem preconceito devido às manchas brancas.

Planta do cerrado tem substâncias que estimulam a repigmentação da pele.

Paula Resende

Do G1 GO

13/07/2014 14h31

vitiligo 1

 

 

 Medicamento é elaborado tanto na versão em gel quanto em  comprimido (Foto: Paula Resende/ G1)

 

 A diarista Eva Ferreira da Silva, de 56 anos, tem vitiligo, doença  assintomática, mas que causa sofrimento devido ao preconceito,  inclusive por parte de familiares, por causa da despigmentação da pele. Como ela, cerca de 1% da população mundial tem a doença. Com o objetivo de reverter a consequência da enfermidade, um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) buscou no cerrado a planta mama-cadela para formular um novo medicamento que promove a repigmentação da pele, pois o vitiligo não tem cura.

O produto, desenvolvido tanto para uso oral quanto para uso tópico, como gel e creme, está na fase final de elaboração, mas ainda não foi testado em humanos. Iniciada há cinco anos, a pesquisa tem o objetivo de validar cientificamente a utilização caseira da mama-cadela e evitar seu uso indiscriminado. “A planta é muito usada de forma empírica e indiscriminada, seja em forma de chá, com o vinho e diversos outros tipos de preparação. Dependendo da dose pode levar à intoxicação hepática, do fígado, e a queimaduras”, explica o coordenador da pesquisa, professor Edemilson Cardoso da Conceição.

Pacientes confessam que, para combater o avanço do vitiligo, já fizeram receitas caseiras com mama-cadela por recomendação de conhecidos. “Se me mandassem pular no buraco que sarava, eu pulava. Era doida para ser curada. Eu já até queimei a perna com uma creme misturado com mama-cadela”, afirma a diarista Eva.

Outros medicamentos à venda no mercado usam extratos similares ao da mama-cadela, mas são resultantes de síntese química. De acordo com o professor, a diferença é que a nova formulação tem origem natural, à base de extratos retirados da entrecasca da raiz do vegetal.

Além de desenvolver o medicamento, os pesquisadores também se preocupam com a viabilidade agronômica, pois é um trabalho “multidisciplinar”. “O cerrado está sendo destruído de forma indiscriminada e a mama-cadela é uma planta silvestre. Temos que fazer a domesticação com o manejo agronômico para não causar prejuízo ao bioma, explorar o cerrado de forma racional, não destrutiva”, ressaltou Edemilson.

Atualmente, seis pessoas participam da pesquisa farmacêutica da UFG, financiada pelo governo federal. Entre elas está a mestranda Mariana Cristina de Moraes, que também possui vitiligo. “Quando vim fazer o mestrado fui encaminhada para esta pesquisa. Eles não sabiam que eu tinha a doença. É muito gratificante. Trabalho de corpo e alma. Além do título de mestre, tenho a motivação maior de tentar aumentar a qualidade de vida de outros pacientes”, ressalta a farmacêutica.

vitiligo 2

 

 

 

Farmacêuticos retiram extratos da entrecasca da raíz da mama-cadela (Foto: Paula Resende/ G1)

 

Trauma

Além de não ter cura, o vitiligo ainda tem causa desconhecida. A dermatologista Lorena Dourado explica que a maior tendência atualmente é considerar a doença como autoimune, ou seja, as células do sistema de defesa do organismo atacam os melanócitos, células produtoras de melanina (pigmento que dá cor à pele), ocasionando a formação de manchas brancas.

Segundo a médica, a maioria dos pacientes desencadeia a despigmentação após um grande trauma. “Quem possui predisposição ao vitiligo geralmente desencadeia ou piora a doença após passar por fator estressante”, explicou a especialista.

 

vitiligo 3Eva conta que sofreu preconceito do ex-marido, em Goiânia, Goiás (Foto: Paula Resende/ G1)

 

Diagnosticada com vitiligo há 15 anos, Eva acredita que a doença se manifestou após ela defender um de seus quatro filhos do ataque de um cachorro. Logo que soube da enfermidade, a diarista teve muita vergonha, tanto que trocou os vestidos e as blusas de alça por camisas de manga longa e calças compridas. Ela chegou a ficar dois anos sem sair de casa. “Eu vejo que as pessoas param para me olhar. Eu chorava muito, queria saber porquê logo eu fui ‘premiada’ com a doença. Meu sonho é voltar a usar um vestido”, afirma.

As manchas chegaram ao rosto dela há cerca de três anos, quando se separou do marido com quem era casada há 26 anos. Com lágrimas nos olhos, ela se recorda ao contar que o ex-companheiro tinha vergonha dela: “Quando voltei a sair, ele inventava mil coisas para não sair comigo. Falei para ele que ele não era obrigado a viver comigo e ele foi embora”.

Preconceito

A modista Maria Selma de Lima, de 65 anos, que também possui vitiligo, confirma que a população ainda é preconceituosa. “É muita desinformação. As pessoas acham que as manchas são pano branco ou até mesmo lepra. No ônibus sempre vejo as pessoas se afastarem. Uma vez uma mulher estava do meu lado e saiu alertando a pessoa que estava com ela sobre as minhas manchas. As pessoas não entendem que vitiligo não é contagioso”, ressalta.

Como Eva, Maria Selma relata que nos primeiros anos que a doença se desenvolveu ela “tentava se esconder” e, inclusive, chegou a comprar base de pele para passar nas manchas. No entanto, ela garante que mudou totalmente de postura. “Agora, evito usar vestido por causa das varizes e não das manchas”, brinca.

Eva e Maria Selma se tornaram amigas após se conhecerem na sala de espera para fazer fototerapia (estímulo pela luz) no Hospital das Clínicas. Desde então, elas compartilham as experiências e as vitórias no tratamento, que é uma das últimas opões para quem sofre com a doença."Aprendemos uma com as outras. As pessoas chegam desiludidas e saem melhor. Ficamos felizes com as conquistas", afirma a modista.

vitiligo 4

Eva e Maria Selma compartilham experiências relacionadas à doença (Foto: Paula Resende/ G1)

Comentários


  • Fátima Queiroz
    Me ajudem por favor!
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Fátima.

    Existem plantas que podem ajudar no tratamento do vitiligo. Deixo abaixo um informativo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/conteudo/vitiligo-vamos-aprender-sobre-essa-condicao

    Caso você queira orientações dos nossos fitoterapeutas, entre em contato pelo link abaixo e informe sua idade, que tratamento você faz, como estão as manchas, se você faz tratamento para o controle emocional, etc.

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.
  • Fátima Queiroz
    Preciso este tratamento o mais rápido possível, pois é muito ruim andar na rua e as pessoas olharem pra gente com atitudes de rebaixamento, por favor me ajudem, mande pra mim o endereço de algum lugar onde fazem este tratamento, em Brasília ou Goiânia. Obrigada.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Fátima

    Usualmente a sugestão para vitiligo é a Mama Cadela, Flor de São e um creme com Mama Cadela, Flor de São João e Pimenta Preta.

    Clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Informe sua idade, se tem algum problema de saúde, se usa algum medicamentos e quantos Kg tem.

    Estamos à disposição.
  • Maria das Graças Fialho Santanna
    MINHA FILHA USA A ANOS MAMA CADELA, E AGORA VAI ENGRAVIDAR TEM ALGUM PROBLEMA PARA O BEBE , POR FAVOR ME RESPONDEM .OBRIGADA .gRAÇA
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Maria das Graças

    Ela deve suspender o uso ou conversar com o médico que acompanha a gravidez e só continuar o uso se ele autorizar.

    Para mais informações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.
  • Lucas Lima
    Ola boa tarde gostaria de saber os valores dos remedios que voces oferecem para o tratatamento de vitiligo, agarde;o a atencao.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Ola, para orçamentos envie um e-mail para farmacia@oficinadeervas.com.br
    Seguem os links com as informações:
    https://www.oficinadeervas.com.br/mama-cadela e https://www.oficinadeervas.com.br/flor-de-sao-joao
  • Marlindo Linhares
    O vitiligo só acaba quando o seu corpo carnal morre. Seu espírito, quando desencarna, não tem nenhum tipo de doença. Mas não custa nada tentar com o mama cadela, se não te curar do vitiligo pelo menos não vai te fazer mau.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Marlindo. Realmente há casos em que não ocorre a melhora, mas essa planta tem ajudado muitas pessoas com vitiligo. Apesar de ser uma doença sem consequências físicas, ela pode ocasionar problemas emocionais ligados à autoestima. Estamos sempre à disposição.
  • rosilene Evangelista
    Bom dia ... gostaria de saber se mama cadela realmente tem efeito sobre o vitiligo..??
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Rosilene. Sim, há estudos que indicam a sua ação no tratamento do vitiligo. O resultado depende muito do tamanho da mancha, do tom da pele, do tempo que tem as manchas e do estado emocional, pois sabemos que essa doença está relacionada a problemas emocionais. Existem também outras plantas para essa finalidade: Flor de São João e Polypodium leucotomos. Você pode entrar em contato com nossos fitoterapeutas para passar as informações e assim poderemos te orientar. Estamos à disposição.
  • Maria Aparecida
    Gostaria de participar dos testes, tenho vitiligo
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Esses testes já foram realizados. Se quiser fazer o tratamento temos a Mama-Cadela para vitiligo e outras plantas como a Flor de São João e a Polypodium. Caso queira orientação entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
  • Simone
    Falar sobre o medicamento para vitiligo a base de mama cadela.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Simone. A Mamacadela pode ser usada da seguinte forma para Adultos:

    Tomar a tintura na dose de 1gota/kg/dia dividido em 3 tomadas.
    Qualquer dúvida, entre em contato conosco pois tem outras plantas indicadas para esse problema, como a Flor de São João e o Polypodium leucotomos. Estamos à disposição.
    Pó, dose de 10mg/kg/dia, dividido em 2 a 3 tomadas ao dia.

    Fazer intervalo a cada 30 a 60 dias de tratamento.

    Creme: Passar de noite. Lavar a pele pela manhã, tomar sol do início da manhã por alguns minutos antes de passar o protetor solar.

Deixe seu comentário sobre:
Remédio à base de mama-cadela pode ajudar pessoas com vitiligo.