2001-10-10

Reflexologia: da Antiguidade aos dias atuais.

 

As origens da reflexologia remontam á Antiguidade, quando as terapias eram reconhecidas como uma forma de medicina preventiva e terapêutica. Embora não se saiba ao certo quando e como começou, as evidências indicam que a massagem terapêutica nos pés tem sido praticada por diversas culturas ao longo da história.
O documento mais antigo, que descreve a prática da reflexologia foi encontrado em escavações do Egipto. O pictograma foi produzido entre 2500 e 2330 a.C. e este encontrava-se na tumba de um médico egípcio, Ankmahor, em Saqqara.
De acordo com uma teoria fundamentada, a reflexologia nasceu na China há 5000 anos. Muitos reflexologistas respeitados de toda a história defendiam esta teoria. Muito embora as evidências concretas sejam ambíguas. Pois as culturas Egípcia e Babilónia desenvolveram-se antes da Chinesa. E o Egipto contribuiu com uma valiosa prova histórica.
Na Índia há 5000 a.C., foram encontrados símbolos sânscritos nos pés de uma estátua do Deus Vishnu que indiciam também a prática da massagem nos pés.
Existe uma outra teoria, que a reflexologia foi transmitida aos índios da América do Norte, embora, uma vez mais, nenhuma evidência específica apoie a mesma. Há muitas gerações os Índios têm usado a pressão reflexa aplicada nos pés como uma forma de terapia curativa. Há séculos os índios Cherokees, da Carolina do Norte, reconheceram a importância dos pés para a manutenção do equilíbrio físico, mental e espiritual. O Clã Urso, que vive nos montes Allegheny e pertence a essa tribo, pode comprovar isso.
Reflexologia (Pés, Mãos, Coluna e Rosto) 
Esta prática compreende a estimulação dos pontos situados na coluna, no rosto, pescoço, mãos, pés, que estão relacionados a regiões específica do corpo humano, conhecida como áreas de reflexo.
Estes pontos corresponde aos órgãos, vísceras, glândulas, sistema nervoso, músculos, tendões.a partir da pressão desses pontos. o nosso corpo automaticamente relaxa. a circulação sanguínea melhora e a vibração do nosso sistema se equilibra.
Como todos os nossos problemas de saúde,emocional, estão relacionados ao nosso estilo de vida, esta prática de reflexologia se apresenta como uma energia complementar, não invasiva, sem contraindicações, que estimula as nossas energias, fortalecendo o nosso orgaismo e desbloqueando tensões.
Esta prática não é uma terapia e nem tem o objeivo de diagnosticar doeças e menos ainda um tratamento médico, ela não cura, somente o nosso corpo pode fazer isto, ela vai lhe facilitar sua recuperação no que tange as suas emoções, ajudando a equilibrar nossas energias, pois cada tipo e emoção afeta os orgãos e vísceras e nosso sistema nervoso.
Indicado para: Stress; Ansiedade; Insônias; Enxaquecas; Falta de Energia; Má Digestão; Prisão de Ventre; Dores Menstruais; Sinusite; Asmas; entre outros.

As origens da reflexologia remontam à Antiguidade, quando as terapias eram reconhecidas como uma forma de medicina preventiva e terapêutica. Embora não se saiba ao certo quando e como começou, as evidências indicam que a massagem terapêutica nos pés tem sido praticada por diversas culturas ao longo da história.

O documento mais antigo, que descreve a prática da reflexologia foi encontrado em escavações do Egito. O pictograma foi produzido entre 2500 e 2330 a.C. e este encontrava-se na tumba de um médico egípcio, Ankmahor, em Saqqara.

                                       reflexo origem

De acordo com uma teoria fundamentada, a reflexologia nasceu na China há 5000 anos. Muitos reflexologistas respeitados de toda a história defendiam esta teoria. Muito embora as evidências concretas sejam ambíguas. Pois as culturas Egípcia e Babilônica desenvolveram-se antes da Chinesa. E o Egito contribuiu com uma valiosa prova histórica.

Na Índia há 5000 a.C., foram encontrados símbolos sânscritos nos pés de uma estátua do Deus Vishnu que indiciam também a prática da massagem nos pés.

Atualmente a Reflexologia é usada não somente nos pés, mas também nas mãos, coluna e rosto.

Esta prática compreende a estimulação dos pontos situados na coluna, no rosto, pescoço, mãos, pés, que estão relacionados a regiões específica do corpo humano, conhecida como áreas de reflexo.

Estes pontos correspondem aos órgãos, vísceras, glândulas, sistema nervoso, músculos, tendões. À partir da pressão desses pontos, o nosso corpo automaticamente relaxa, a circulação sanguínea melhora e a vibração do nosso sistema se equilibra.

                            reflexo pes reflexo maos

Como todos os nossos problemas de saúde e emocional estão relacionados ao nosso estilo de vida, esta prática de reflexologia se apresenta como uma terapia complementar, não invasiva, sem contra-indicações, que estimula as nossas energias, fortalecendo o nosso orgaismo e desbloqueando tensões.

Esta prática não tem o objetivo de diagnosticar doenças e menos ainda substituir um tratamento médico. Ela vai facilitar sua recuperação no que tange as suas emoções, ajudando a equilibrar nossas energias, pois cada tipo de emoção afeta os orgãos e vísceras e o nosso sistema nervoso.

A Reflexologia é indicada para estresse, ansiedade, insônias, enxaquecas, falta de energia, má digestão, prisão de ventre, dores menstruais, sinusite, asmas, entre outros.

Atendimento:

Manu Ashur
Espaço Oficina de Ervas

Rua Gildo Ignácio, 300
Nova Ribeirânia
Ribeirão Preto SP
Tel.(16)2133-4477
E-mail:espaco@oficinadeervas.com.br 

Comentários

Vamos lá, seja o primeiro a comentar sobre: Reflexologia: da Antiguidade aos dias atuais.

Deixe seu comentário sobre:
Reflexologia: da Antiguidade aos dias atuais.