2013-12-26

Conheça a Tanchagem e seus efeitos medicinais.

A Tanchagem é um nome popular dado a várias espécies do gênero plantago, tanto espécies brasileiras quanto espécies exóticas. Isto devido a semelhança entre as diferentes espécies, não só com relação à forma externa, quanto também à suas ações terapêuticas. São cerca de 200 espécies, todas com efeitos medicinais.

tanchagem lanceolata tanchagem major tanchagem cultivo

A espécie denominada Plantago lanceolata é originária da Europa, sendo que atualmente já se encontra dispersa por vários continentes. Esta possui as folhas finas (vide foto 1) que dá origem ao seu nome. O Plantago major possui as folhas largas (vide foto 2). Em algumas literaturas é citado como originário da Europa, em outras na Ásia e tem alguns autores que colocam o Brasil como sendo o seu local de origem. Existe ainda o Plantago minor, espécie que encontramos vegetando em grande quantidade na Mata Atlântica, formando um verdadeiro tapete sob a mata.

A foto 3 mostra a área de cultivo de Plantago lanceolata no Sítio da Mata (Cajuru SP) onde as ervas medicinais são produzidas organicamente pela equipe de campo da Oficina de Ervas.

De forma geral as folhas desta planta se assemelham a uma folha de almeirão, possui uma coloração verde escuro, e forma pequenas touceiras que podem atingir cerca de 30 cm de altura. Produz uma inflorescência no formato de espiga que em algumas espécies é a parte mais importante, como é o caso do Plantago psyllium. Neste caso, como as sementes são muito ricas em mucilagens, estas são utilizadas na fabricação de medicamentos para amenizar problemas de constipação intestinal ou prisão de ventre. É encontrado no mercado na forma de cápsulas de psilium ou então em saquinhos da farinha da semente, que as pessoas adicionam em seus alimentos.

Utilizam-se normalmente as folhas da Tanchagem (P.lanceolata ou P. major) para tratar uma infinidade de doenças, principalmente para aquelas do sistema digestório e respiratório. Como suas folhas também possuem uma quantidade muito grande de mucilagens, é muito usada para proteger a garganta e as cordas vocais, além disso, possui uma ação antitussígena e antibiótica natural.

Pode ser usado não só na forma curativa como também na preventiva, pois é uma planta muito saudável, praticamente atóxica, sendo que em alguns lugares são utilizadas na alimentação como saladas. Outras formas normalmente usadas são em chá, tintura, extrato fluido, cápsulas e xarope.

Também pode-se usar a Tanchagem para aftas, amigdalites, bronquites, gastrite, úlceras, diarreias, fissuras anais e hemorróidas.

Por: Eliza Tomoe Harada

Comentários


  • Mirian sanches da silva
    Ola gostaria de saber se essa planta ajuda nas informações de acnes adulta?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Mirian

    Existem plantas mais específicas para acne, como a Bardana, Calêndula, Camomila, etc.

    Clique no link abaixo e entre em contato com nossos fitoterapeutas, eles podem sugerir uma formulação personalizada para você:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.

  • Beatriz Nogueira
    Bom dia ,

    Excelente informativo parabéns
    Para prevenir doenças , qual a a quantidade indicada para tomar em capsulas por dia?
    Agradeço desde já
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Beatriz

    Como essa planta é usada como alimento, não tem problema com dosagem por ser atóxica.

    Pode tomar 1 a 2 capsulas ao dia.

    Caso precise de alguma orientação, fale com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.
  • Vera Lúcia de gaspare
    Tenho pressão alta posso tomar o cha de tansagem para outra doenças?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Vera Lúcia

    Você pode sim usar a Tanchagem. De acordo com a lâmina técnica de nosso fornecedor, a Tanchagem "Não apresenta toxicidade nas doses recomendadas. É contraindicado para pacientes
    com hipotensão arterial, obstrução intestinal e mulheres grávidas".

    Fonte:

    https://florien.com.br/wp-content/uploads/2016/06/TANCHAGEM.pdf

    Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas clicando no link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Para ler mais informações e adquirir a Tanchagem clique no link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/tanchagem

    Estamos à disposição
  • Mauro Aguiar
    Olá, gostaria de saber se a Plantago australis também tem esses benefícios e onde eu posso saber mais sobre essa espécie em especifico. Obrigado pelo conhecimento.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Mauro,
    Em nossas literaturas não temos a descrição da espécie Plantago australis você pode estar consultando na internet nos artigos científicos.
  • Dayverson Ramos OVIL
    Achei muito interessante sobre a tanchagem e seus efeitos medicinais; em certa época do ano, essa Plata aparecer com muita facilidade no meu quintal.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Dayverson,

    Realmente a Tanchagem é uma planta muito interessante, eficaz e segura de ser usada. Ela serve para vários problemas de saúde.

    Para esclarecimento de dúvidas e orientações clique no link abaixo para fala com nossos fitoterapeutas:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Para ver mais informações sobre a Tanchagem clique no link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/tanchagem

    Estamos à disposição.
  • Lúcia Cristina Cordeiro
    Sou de recife pé ,onde posso encontrar a tanchagem e seus efeitos medicinais.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Lúcia

    Clique no link abaixo para ver mais informações e adquirir a Tanchagem:

    https://www.oficinadeervas.com.br/tanchagem

    Para esclarecimento de dúvidas e/ou orientações, clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Estamos à disposição.

    Atenciosamente
  • Cristiana
    Posso dar chá de tanchagem para o meu gato???
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Cristiana. Para qual finalidade você quer dar o chá de tanchagem para o seu gato? Para te orientar, entre em contato conosco e informe a idade do seu gato, que problema ele tem, se toma algum medicamento. Estamos no seu aguardo.
  • Renivaldo Alves
    Quais as contra indicações para o chá de tansagem?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Renivaldo. Evitar o uso para pessoas com pressão baixa e com obstrução intestinal. Não é recomendado usar na gravidez e lactação. Em doses elevadas pode causar náuseas e vômitos. Qualquer dúvida, estamos à disposição.
  • Maria José
    Faz6 meses qie quebrei o pe. Quanfo gaço fisioterapia fico com o pé todo moído. Existe alguma planta para aliviar?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Maria José. Você pode usar plantas com ação anti-inflamatória como a Boswellia, Sucupira, Erva Baleeira, unha de gato. Essas você pode tomar na forma de cápsulas durante um ou 2 meses, até que desinflame. Pode usar um gel analgésico para desinflamar também e aliviar a dor. Entre em contato conosco por esse email que podemos te orientar melhor. Informe o que você está usando no tratamento. Talvez seja necessário usar o UC II para melhorar as articulações. Estamos à disposição.
  • Érica
    Sou fumante essa planta pode ajudar no pulmão
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Érica. Essa planta tem ação, caso você tenha algum tipo de tome. No entanto, a mais indicada é o Guaco. Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Estamos à disposição.
  • Jessica
    Boa tarde eu sofro de ovários polimicrocisticos e não consigo engravidar essa planta pode me ajudar ?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Jéssica. A planta que pode ajudar no seu caso é o Vitex. Para poder te orientar, entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe se você já faz algum tratamento, qual a sua idade, que sintomas apresenta, etc. Estamos à disposição.
  • Meyre
    Chá de tanchagem pode ajudar com o utero ?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Meyre, bom dia. Segundo a literatura que temos disponível a Tanchagem atua no sistema reprodutor nas leucorreias fétidas e amareladas (uso interna e externo). Caso tenha dúvidas entre em contato pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br
  • Delvair
    Como Fasso para conseguir mudas da transagem.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Delvair. Não sei te informar onde encontrar mudas. Aqui é uma farmácia de manipulação e compramos a planta desidratada de distribuidores de insumos farmacêuticos. Estamos à disposição.
  • Tatiana Virginia
    Uma certa vez me passaram uma receita com tanchagem.Era colocada num pote de vdro e dixada no sereno no outro dia era tampada e o suor da erva era colhido e pingada nos olhos. Procede?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Tatiana. Essa informação é novidade, pois nunca vi a recomendação da tanchagem para problemas oculares. Essa forma de uso é arriscada, pois não há qualquer desinfecção do produto a ser usado. O uso de qualquer produto nos olhos deve ser feito com muito critério, pois o tecido é muito sensível. Caso queira alguma orientação de nossos fitoterapeutas, entre em contato conosco. Estamos à disposição.
  • Silvana
    Gostaria de saber se a tanchagem é bom pra
    diabete pressão alta?vc pode me mandar a receita do xarope,de guaco com tanchagem.?agradeço desde já.bj
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Silvana. A Tanchagem não é indicada para diabete e nem para pressão alta. Para diabete existe a Pata de Vaca, Gimena e Jambolão. Para pressão alta é Sete Sangrias e Embaúba. Qualquer dúvida entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
  • Marta
    Gostaria de saber se é bom para tratamento de Sinusite Crônica que leva azpessoa a ter Labirintite
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Marta. Essa não é a planta mais indicada para os casos de sinusite crônica. O tratamento natural para sinusite inclui outras plantas como a sucupira, Curcuma, própolis e outras, tanto para uso interno como para uso nasal. Vou deixar aqui uns links que tem os produtos para você ler:
    https://www.oficinadeervas.com.br/curcuma, https://www.oficinadeervas.com.br/spray-nasal,
    https://www.oficinadeervas.com.br/fito-oleo-nasal,
    Alem dos produtos, vou deixar aqui um link com um informativo sobre sinusite:https://www.oficinadeervas.com.br/conteudo/saiba-tudo-sobre-essa-doenca-que-incomoda-tanto-a-sinusite-vamos-aprender
    Além do tratamento, existem outras orientações importantes: evitar choque térmico, não tomar friagem, evitar lavar os cabelos e deixar molhados, não tomar nada gelado. Use máscara para dormir, evitando o ar frio e seco. Se quiser mais orientações, entre em contato conosco e informe com detalhes o seu caso, sua idade, se toma algum tipo de medicamento, que tratamento faz, etc. Estamos à disposição.
  • Cláudio
    Qual a tanchagem é boa para limpar os pulmões
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Cláudio. Existem duas variedades para isso. O Plantago lanceolata e o Plantago major. Elas tem igual ação para o sistema respiratório. Outra planta muito indicada é o Guaco. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.
  • David
    Sera se ela não serve para o covid 19
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi David. Não tem como afirmar, pois os estudos estão sendo feitos com os alopáticos. Pode ser que futuramente venhamos a ter essa informação. Acredito que várias outras plantas serão descobertas para combater esse vírus. A princípio, o que se pode fazer é melhorar a imunidade para não pegar ou não ter grandes problemas quando for infectado. As plantas mais usadas são: Equinácea, Unha de Gato, Alcaçuz e também o própolis. Estamos à disposição.
  • Mariângela
    Tanchagem é a planta mais divina do planeta Terra. Os humanos desconhecem o poder dessa linda plantinha.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Mariângela. Ficamos muito felizes com seu depoimento .Abraços.
  • Luiz Cláudio Monteiro dos santos
    bom dia esse medicamento melhora o pulmão de fumantes
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Luiz. Seria necessário que entrasse e contato conosco pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br pois precisamos de algumas informações como sua idade, se faz uso de algum medicamento, se tem algum problema de saúde para que possamos auxiliar. Aguardamos seu contato. Estamos a disposição.
  • Diego Sousa
    Olá. Eu gostaria de saber se há algum problema em introduzir chá de tanchagem a crianças de 2 anos
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Diego. Geralmente não tem estudos de uso de fitoterápicos em crianças. No caso da tanchagem, por ser um produto considerado alimento, é muito usado para crianças com tosse e problemas de resfriado, na forma de xarope junto com o guaco. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br e explique o caso com detalhes. Estamos à disposição.
  • Shirlene Andrade Cunha
    Verdade que e Bom para auxiliar nós sintomas da menopausa obrigada
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Shirlene. A Tanchagem é indica afecções das vias respiratórias, bronquite e gengivite. Hepatoprotetor. Indicado para diarréias infecciosas, colites e hemorróidas. Anti-séptico nas amigdalites, faringites, aftoses e estomatites. Para menopausa são sugeridas outras plantas como a Amora. Qualquer duvida entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br . Estamos a disposição.

Deixe seu comentário sobre:
Conheça a Tanchagem e seus efeitos medicinais.