2013-03-18

Benefícios e uso do Eucalipto.

O eucalipto globulus é natural da Austrália e foi divulgado no continente europeu por Jacques de La Billardière que o observou na Tasmânia em 1792. Nos inícios do século XIX, esta espécie foi introduzida em Portugal e, em meados do mesmo século, fomentou-se a cultura de eucaliptos assumindo assim relevância comercial.

O nome “eucalipto” tem origem no grego “Eucalyptus” que significa «bem coberto», a razão desta proveniência relaciona-se com o fato dos órgãos reprodutores da flor serem revestidos por uma membrana que é descartada quando estas brotam. A denominação da espécie, “globulus”, deriva da semelhança dos seus frutos (cápsulas lenhosas) com os botões de vestuário do mesmo nome.

A árvore de Eucalipto é alta e de folhas resistentes, que pode atingir 90 metros de altura. As árvores jovens têm folhas azuis e verdes ovais enquanto que as árvores maduras criam folhas compridas, estreitas e amareladas com flores beges e brancas. O tronco é suave e cinzento pálido.

eucalipto 1 eucalipto 2 eucalipto 3

Este é o alimento dos coalas, ambos nativos da Austrália. Os coalas se encontram em risco de extinção por causa da eliminação das árvores onde vivem, tanto por queimadas quanto por lenhadores. Ao perder a sua casa e alimento, o coala se muda e pode chegar a povoamentos ou cidades, onde morre por atropelamento ou é caçado por cães.

Na medicina aborígene (tribos indígenas nativas da Austrália), o Eucalipto é usado para tratar feridas e infecções. O gargarejo em forma de líquido é usado para limpeza bucal e dor de garganta. A pomada ou óleo de massagem esfregados no tórax agem como descongestionante.

Nas folhas e ramos do Eucalipto se concentram suas propriedades curativas. Durante o último século, os médicos americanos usaram o óleo do Eucalipto para desinfetar o equipamento médico e para fazer a assepsia de feridas. O Eucalipto faz com que o nariz solte muco, facilitando para que o mesmo seja expelido mais fácil. O Eucalipto também possui propriedades antibacterianas.

Na medicina popular, o óleo essencial diluído é usado para tratar herpes e feridas. É uma planta base para a produção de desodorizantes, desinfetantes e repelentes. É usado em banhos a vapor e saunas. É considerado um dos óleos essenciais que possuem as maiores propriedades antissépticas dentre todos os óleos essenciais. O óleo do Eucalyptus globulus tem um aroma muito forte e estimulante.

É indicado para problemas respiratórios, reduzindo o muco, inchaço e a inflamação, além de aliviar dores musculares, reumatismo e dores de cabeça. É amplamente utilizado em remédios comerciais para combater resfriados e preparações para alívio das dores.

Existem muitas espécies diferentes de Eucalipto, mas o Eucalyptus globulus é a espécie usada como terapêutica. O cultivo de várias espécies de eucalipto visa a produção de madeira, além de seus subprodutos como papel, lenha, carvão, etc.

O Óleo Essencial é extraido das folhas e  usado como antisséptico do sistema respiratório e pulmonar. Usado no difusor elétrico, ajuda a desbloquear as vias respiratórias e purifica o ar. Algumas pessoas usam este óleo essencial para repelir pulgas.

Esta é mais uma planta que oferece alimento, abrigo, produtos de uso geral e ainda serve de remédio. 

Podemos aproveitar os recursos que a natureza oferece, desde que saibamos respeitá-la.

Por: Eliza Tomoe Harada

Comentários


  • Esgueira Eduardo
    As folhas de eucaliptos fazendo chá pode trazer efeitos para pessoas que sofrem de doença de impertensao arterial?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Esgueira

    O chá tem que ser feito com o (Eucalyptus globulus), não são todos que pode ser feito o uso.
    De qualquer forma ele pode aumentar a pressão, então fique atenta caso fizer o uso.

    Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.
  • João Miguel Mattye
    No caso do chá, se eu fizesse algum tipo de bebida alcoólica com as folhas de eucalipto, esta bebida traria algum tipo de risco à saúde, sendo que o conceito é o mesmo?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá João. Você pode preparar a tintura da planta, e isso inclui álcool e água para a extração dos ativos. Esse é o princípio das garrafadas e o tempo de maceração deve ultrapassar 30 dias.
  • MATEUS AUGUSTO FERREIRA DA SILVA
    eu queria saber quais os subprodutos de folhas,flores ,casca madeira para celulose e madeira solida
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Mateus. Aqui usamos apenas as folhas como fonte de matéria prima para uso na saúde. Das folhas se extrai o óleo essencial da espécie Eucalyptus globulus. Outras espécies não são medicinais. Essas folhas são usadas também para preparo de infusão para se tomar o chá ou para inalação. As demais espécies são usadas na indústria de celulose e madeira. Estamos à disposição.

Deixe seu comentário sobre:
Benefícios e uso do Eucalipto.