2001-10-10

Coaching: Desenvolva sua competência pessoal e profissional.

Coach é uma palavra inglesa, mas de origem húngara (kocsi). Kocs é uma cidade na Hungria que fica no condado de Komárom-Esztergom, às margens do Rio Danúbio e da estrada que liga Viena, na Áustria, a Budapeste. No século XVI, começou a produzir carruagens que se tornaram as mais cobiçadas da época por seu conforto – elas foram as primeiras a ser produzidas com suspensão feita de molas de aço. Assim, as carruagens de Kocs eram chamadas de kocsi szeker. Os nativos dessa cidade também são chamados de kocsi. E é esse vocábulo que os ingleses entendiam como "coach". Portanto, o primeiro significado da palavra coach é “carruagem”.

Com o passar do tempo, surgiu uma metáfora. Do mesmo modo que a carruagem leva as pessoas aos diversos campos geográficos, o coach era a forma como se chamava o tutor que conduzia outras pessoas pelos diversos campos do conhecimento. Conta-se também que as famílias muito ricas, quando em longas viagens pela Europa, levavam servos no interior da carruagem, que liam em voz alta para as crianças o que elas tinham de aprender. Esse servo passou a ser chamado de coach também.

                                           coaching escolhas

Na segunda década do século XIX, os alunos da Universidade de Oxford adotaram a gíria "coach" para designar os professores que lhes auxiliavam nos exames finais. Em seguida, a própria universidade começou a chamar os técnicos das equipes esportivas desse modo. Portanto, o segundo significado da palavra é "técnico".

Assim, a pergunta que deu origem ao que hoje conhecemos como processo de coaching foi: "É possível criar e desenvolver um líder?". E, se isso é possível, como fazê-lo?

A resposta a essa pergunta é: sim, é possível desenvolver um líder. A maioria das pessoas tem condições de se formar em liderança – diga-se de passagem, querendo ou não, todo indivíduo é líder de sua própria vida. Mas, sob qual princípio ocorre esse desenvolvimento?

                      coaching pessoal coaching profissional

Ao longo do tempo, descobriu-se que desenvolver um líder nada mais é que desenvolver um ser humano. Que, por vezes, por acidente, está em um cargo de liderança. Mas, o que se desenvolve são suas dimensões humanas. Essa descoberta levou o processo a se bifurcar em duas grandes áreas:

– Coaching executivo – que é o coaching original, utilizado para desenvolver competências de liderança nos profissionais.

– Coaching de vida – utilizado para desenvolver competências relacionadas a outras áreas da vida do indivíduo. 

Portanto, coach é um profissional especializado no desenvolvimento de competências de liderança e de desenvolvimento humano com conhecimento em áreas que explicam a complexidade humana: psicologia, filosofia, biologia e física quântica.

                                             coaching tranquilidade

Alcançar as metas na vida profissional e/ou pessoal é importante, mas só vale a pena se isso for feito com saúde, satisfação, equilíbrio e alegria!

Atendimentos e informação no Espaço Oficina de Ervas pelo (16) 2133-4477.

Por: Eliza Tomoe Harada

Comentários

Vamos lá, seja o primeiro a comentar sobre: Coaching: Desenvolva sua competência pessoal e profissional.

Deixe seu comentário sobre:
Coaching: Desenvolva sua competência pessoal e profissional.