Guaco, a planta do inverno.

A incidência de gripes e resfriados no inverno, prejudica principalmente a população que sofre de problemas respiratórios, como asma, bronquite, entre outros.

CháO Guaco é uma excelente erva expectorante. Quem nunca ouviu falar em tomar um chá de guaco, ou um xarope de guaco?

Também conhecida como Erva de Serpentes, a planta original da América do Sul habita as regiões sul e sudeste do Brasil, nas matas e cerrados, mas serve bem para o cultivo doméstico.

Com muitas propriedades terapêuticas, o guaco já foi utilizado também em caso de úlcera gástrica. Estudos confirmaram que um simples bochecho com guaco, pode evitar cárie e placa dental.

O guaco é um arbusto lenhoso, um tipo de cipó-trepadeira e está provado que seu chá age dilatando os brônquios. Suas folhas podem ser coletadas em qualquer época do ano, dando-se preferência ao período antes da floração, quando a planta apresenta maior teor de princípios ativos.

Existem várias receitas de xarope de guaco, uma delas, basta colocar em uma panela: 500 ml de água, 300 gramas de açúcar de mascavo, duas ramas de canela e uma xícara de guaco fresco em lascas. Basta levar ao fogo brando em uma panela. Deixar ficar um líquido espesso.

Aproveite o que a natureza te oferece.

Agosto/2011

Comentários

Vamos lá, seja o primeiro a comentar sobre: Guaco, a planta do inverno.

Deixe seu comentário sobre:
Guaco, a planta do inverno.