Importante erva na medicina indiana (Ayurveda) praticada por mais de três mil anos. Seu nome, “ashwaganda” (ou ashwagandha), decorre das semelhanças de odor desta planta com a urina de cavalo. A palavra “Ayurveda” se compõe de duas palavras sânscritas : “AYU”, que significa “vida” e “VEDA” que significa “conhecimento”. Dentro deste conhecimento a Withania é chamada “RASAYANA”, que significa “Poderoso rejuvenescedor”, sendo citada no texto hindú “Charaka Samhita” (1.000 A.C.).

Historicamente, a raiz é utilizada como um afrodisíaco, tonificador do fígado, agente anti-inflamatório, adstringente e, mais recentemente, para o tratamento de bronquite, asma, úlceras, insônia e demência senil. Tratamento da ansiedade, distúrbios cognitivos e neurológicos, inflamação e doença de Parkinson.
A Ashwagandha (Withania somnifera) também é conhecida por cereja-do-inverno e ginseng indiano.
Pertence à Família Solanácea e cresce cerca de dois metros de altura. Encontrada na África, na região do Mediterrâneo,na Índia e atualmente cultivada no Brasil. As raízes são de uso terapêutico, assim como folhas e toda parte aérea.

O fruto vermelho brilhante da Ashwagandha é colhido no outono são secos e as sementes servem para o plantio na primavera seguinte. As bagas possuem um efeito emético (capacidade de produzir vômito).
Sua composição é realizada por sintoindosídeos, alcaloides e witanolídeos, portanto, tornando-a uma das ervas mais importantes perante a ciência ayurvédica.
PRINCIPAIS INDICAÇÕES:
Adaptógeno para esgotamento nervoso;
Anticancerígeno (anti-tumoral);
Antioxidante;
Atuação eficiente sobre o sistema imunológico, nervoso e muscular;
Rejuvenescedor;
Sedativo para insônia e estresse;
Incremento de células brancas do sangue.
Estudos mostram que Withania pode ser eficaz no tratamento da osteoartrose, inflamação e AVC. Os estudos revelam também que Withania tem potencial para ser um agente antimicrobiano, com atividade antifúngica e moderada atividade antibacteriana contra Staphyloccus aureus e Pseudomonas aeruginosa.
CONCENTRAÇÃO RECOMENDADA:
As doses variam de 300 a 1.000mg de Ashwaganda por dia do extrato à 2,5% de whitanolídeos.
Dependendo da aplicação as doses podem ser divididas de 1 a 3 tomadas ao dia.
CONTRA INDICAÇÕES:
Contra-indicado para grávidas e lactantes.
Como atua como um depressor do SNC leve, evitar álcool, sedativos e ansiolíticos.
Ashwaganda contém ferro e pode aumentar os níveis de hemoglobina e eritrócitos, então o consumo em grande quantidade deve ser evitado por pacientes com hemocromatose. Pode também aumentar o efeito de barbitúricos e sedativos.
Por: Eliza Tomoe Harada
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Sílvia.
Não conheço nenhuma farmácia no RJ.
Você pode comprar direto pelo nosso site, pois entregamos em todo o país.
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Tânia. Obrigada por seu depoimento. Estamos a disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Oi Enilda. Essa planta é pouco cultivada no Brasil. Nós temos o extrato dessa planta para preparo de cápsulas, mas é importada. Você pode entrar em contato conosco para comprar, ou direto pelo site.https://www.oficinadeervas.com.br/aswaganda. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Alexandre. Essa planta pode aumentar o efeito de barbitúricos e sedativos. Entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe os medicamentos que você usa e quais as suas necessidades. Pode ser que tenhamos outras opções. Estamos à disposição.