2000-01-01

Salvia

Sálvia (Salvia officinalis)
"Quem pode adoecer quando se possui um pé de sálvia plantado na horta ?" Este ditado é corrente em praticamente toda a Europa desde a antigüidade. Planta de origem européia, principalmente a região mediterrânea, é encontrada em altitudes de até 800m, preferencialmente vegetando em solos pedregosos de origem calcárea e bem expostos ao sol. Atualmente já se encontra difundida em vários países.
Com certeza esta planta é uma das que fazem parte da história européia, pois desde a época dos gregos já era utilizada. Os romanos e as populações que viveram no período medieval a empregavam em grande quantidade e para vários fins. O vinho aromatizado com sálvia era muito empregado em festas romanas.Inclusive esta população a considerava sagrada, pois além do efeito terapêutico possuía também um valor energético muito grande, principalmente para quebra de encantos e malefícios.
O nome de sálvia vem do latim salvare, que literalmente significa salvar, isto devido à sua grande capacidade terapêutica. Possui ação digestiva, diurética, carminativa, hemostática, estimulante, tônica, adstringente e anti-reumática. É indicada para combater o cansaço nervoso, a depressão e o esgotamento. Pode ser empregada com muito sucesso na forma de bochechos para estomatites, como expectorante na forma de xarope e até em casos de suores excessivos. Poucos conhecem sua capacidade de escurecer os fios de cabelos, podendo ser utilizada na forma de tônico e shampoos.
Como erva aromática é muito utilizada na Europa, sendo empregada em pães, molhos, carnes de frango, bovina, suína, peixes, carneiro e caças. Possui a capacidade de quebrar o sabor adocicado de algumas carnes. Possui um aroma de cânfora muito agradável, mas cuidado para não exagerar pois pode ficar com sabor muito forte e até mesmo meio amargo.
Vamos agora preparar um delicioso frango com sálvia. Pegue um frango, de preferência caipira, separe em pedaços e tempere com alho, cebola, pimenta-do-reino, pimenta dedo de moça, limão, sal e folhas bem picadas de sálvia. Deixe marinar de um dia para o outro. Coloque uma caçarola no fogo com óleo e refogue um pouco de cebola e alho socado. Coloque os pedaços de frango e deixe dourar. Coloque um pouco de água, tampe e deixe em fogo brando para cozinhar bem a carne. Quando estiver cozido, verifique se ficou um molho grosso no fundo da panela, caso contrário vá adicionando água aos poucos até formar um pouco de molho. Se quiser pode adicionar um vinho tinto seco e deixar reduzir, vai ficar com outro sabor. Quando o molho já estiver pronto, adicione muita cebola, cebolinha, salsa e folhas de sálvia e deixe murchar. Sirva com uma boa polenta acompanhada de um vinho tinto seco de sua preferência.
Para o preparo de um sal aromático de sálvia e outras ervas pegue 1 kg de sal, 150 g de pimenta-do-reino branca, 50 g de salsa fresca, 50 g de sálvia fresca, 50 g de alecrim fresco e 50 g de orégano fresco. Pique muito bem as folhas frescas até ficar bem miudinho. Misture todos os ingredientes e guarde em um vidro com tampa. Use para temperar bifes, assados, peixe e o que mais lhe apetecer.

Ademar Menezes Junior
Salvia

Comentários


  • Ubiratan Cesar Barbosa
    estou vendo Sálvia o que quer dizer carminativa?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Ubiratan.

    Ação carminativa significa que auxilia no combate de gases intestinais. A nossa Tintura Carminativa é uma combinação de plantas que auxiliam a combater os gases intestinais.

    Clique no link abaixo para adquirir:

    https://www.oficinadeervas.com.br/salvia

    Para maiores orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Estamos à disposição.

Deixe seu comentário sobre:
Salvia