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O que são os Prebióticos?

Alimentos prebióticos, ao contrário dos probióticos (compostos por microorganismos vivos) são geralmente carboidratos não-digeríveis. Estes alimentos prebióticos estimulam o crescimento e atividade de bactérias benéficas para a flora intestinal. Nesta categoria de alimentos prebióticos encontram-se as fibras alimentares, frutooligossacarídeos e inulina. Todas essas moléculas podem fazer parte da composição intrínseca do alimento ou adicionados a eles (alimentos funcionais).

Os frutooligossacarídeos são prebióticos importantes. São polímeros naturais de frutose que usualmente são encontrados ligados a uma molécula inicial de glicose. São totalmente resistentes à digestão no trato gastrintestinal superior e utilizados quase que inteiramente pelas bifidobactérias do cólon, dessa forma promovem a integridade da mucosa gastrintestinal. 

No intestino grosso, os frutooligossacarídeos além dos efeitos seletivos em bifidobactérias e lactobacillus, influenciam muitos aspectos na função intestinal por  fermentação. 

Eles têm como principais funções intensificar o crescimento da flora intestinal (bifidobactérias), aliviar a constipação, melhorar os lipídios sangüíneos e suprimir a produção de substâncias putrefativas. 

Através da sua atuação como prebiótico, atuando no crescimento das bifidobactérias, os frutooligossacarídeos acabam agindo indiretamente em vários outros aspectos por estimular as funções dessas bactérias (inibição de bactérias patogênicas, redução do pH intestinal, estímulo ao sistema imune, controle da função intestinal e aumento da absorção de minerais, redução dos níveis sangüíneos  de colesterol e amônia, produção de vitaminas B e K e prevenção do câncer). 

O prebióticos, por regularizar o funcionamento intestinal, ajudam nos regimes de emagrecimento e nos casos de constipação intestinal de gestantes.

Por: Eliza Tomoe Harada

      

 

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