"Especializada em plantas medicinais."
Parcelamento em até 6X SEM JUROS!

Digite o que procura abaixo
ou entre em contato conosco.

Capim Limão: possui efeito calmante e é usada como chá ou aromatizador

Capim limão, calmante naturalCuriosidades sobre Capim Limão (Cymbopogon citratus)

Talvez seja uma das plantas encontradas no Brasil com o maior número de nomes populares. É conhecida também como chá de estrada, capim-cheiroso, erva-cidreira, cidreira, capim-cidreira, capim-santo, capim-de-cheiro, capim-cidró e mais uma dezena de nomes regionais. Isto se deve à grande dispersão desta planta no território brasileiro.
O capim-limão é nativo da Índia, onde é muito empregada pela medicina ayurveda, tanto como medicamento como condimento alimentar, sendo um dos seus efeitos como calmante. Como as condições climáticas da Índia e do Brasil são muito parecidas, o capim-limão se aclimatou muito rápido e se dispersou de uma tal forma em nosso território que grande parte da população não acredita que seja uma planta exótica.

Cultivo do Capim LimãoO óleo do Capim limão acalma e aromatiza o ambiente

Formando uma touceira perene, o capim limão se multiplica por divisão de touceira, não produzindo sementes em nossas condições. Apresenta folhas longas e estreitas, extremamente aromáticas e caule curto, de poucos centímetros de comprimento. Normalmente arrancam-se os rebentos da touceira que são plantados de dois a três em um espaçamento de meio metro na linha de plantio por um metro entre as linhas de plantio. Antigamente, e ainda hoje, os agrônomos orientam o plantio de capim limão para controle de erosão nas faixas de nível e ao redor das estradas para reter o solo.

Como preparar o Capim Limão

O capim-limão pode ser empregado como bebida refrescante e muito saborosa. Pegue cerca de quarenta folhas cortadas em pedaços pequenos e bata no liquidificador juntamente com suco de quatro limões em um litro de água gelada. Coe, adoce e acrescente gelo a vontade. Se quiser pode adicionar algumas folhas de hortelã. Beba à vontade, pois é completamente desprovido de toxicidade. O máximo que pode acontecer é você ficar meio tranqüilo, por ter efeito de um calmante. Você pode preparar este suco com ervas desidratadas, desde que sejam ervas de boa qualidade.
Onde poderíamos servir este suco ou o chá gelado? Em hospitais, clínicas médicas, em repartições públicas, ou seja, locais onde as pessoas normalmente ficam estressadas. Na Índia o caule do capim limão entra em inúmeros pratos, ou para aromatizar ou mesmo para ser consumido juntamente com os outros ingredientes. Experiente pegar os caules bem tenros, fatiá-los finamente e adicionar em alguns pratos, como carnes refogadas ou assadas.

Efeito fitoterápico do Capim Limão

Capim limão alivia cólicasAs qualidades terapêuticas do capim-limão são inúmeras. Possui ação calmante, espasmolítica suave, ou seja, pode ser empregado nos casos de cólicas menstruais e intestinais. Devido ao mirceno, um dos princípios ativos do capim-limão, esta planta também possui ação analgésica. Pode ser indicado nos casos de nervosismo e estados de intranqüilidade. O óleo essencial extraído de suas folhas pode ser empregado em óleos de massagens e spray aromático para ambiente, sempre com o objetivo de acalmar, de sedar. Quando estiver muito cansado, nervoso e irritado, experimente ir até a um massagista e pedir a ele que faça uma massagem relaxante empregando o óleo essencial de capim-limão. Só que seria bom levar alguém para dirigir o carro na volta, pois você vai sair tão mole, tão relaxado que não vai conseguir chegar até a próxima esquina. Não sofra de insônia, de estresse, de tensão muscular. Não há necessidade de tomar medicamentos fortes. Use o que a natureza produziu para você, pois além de eficaz, não tem efeitos colaterais e é muito saboroso.
Confira Capim Limão em cápsula, clicando aqui.
Você pode verificar mais detalhes sobre o Capim Limão, clicando aqui e aqui.

Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre Capim Limão (Cymbopogon citratus)

Clique aqui e fale com o nosso fitoterapeuta.

 


Ademar Menezes Junior

      

 

Outros Produtos Naturais