"Novidade na Oficina de Ervas
Parcelamento em 6X SEM JUROS no cartão!"

Digite o que procura abaixo
ou entre em contato conosco.

Camomila

CAMOMILA

NOME BOTÂNICO

Matricaria recutita

FAMÍLIA

Compositae

PARTE UTILIZADA

Sumidades floridas

HISTÓRICO

A camomila nasce espontaneamente na Europa e em algumas regiões da Ásia. Os egípcios dedicavam a camomila ao sol e adoravam-na mais do que a qualquer outra erva pelas suas propriedades curativas.

Na Grécia a camomila florescia abundantemente, distinguindo-se desde a antiguidade pelo seu aroma peculiar. O nome Matricária deriva do latim “mater” ou talvez de “matrix” - utero, por ser utilizada em doenças femininas.

A temperatura e a umidade possuem maior influência sobre o teor de óleo do que o solo, sendo ideal o clima temperado, com temperatura média abaixo de 20°C e elevada umidade relativa do ar. Não tolera excesso de calor, nem secas prolongadas, mas tem boa resistência a geadas no período vegetativo.

CONSTITUINTES

óleo essencial (0,3 – 1,5%), composto de sesquiterpenos cíclicos como o alfa bisabolol (45 %); pró camazuleno; matricina; flavonóides (apigenina); colina; aminoácidos; ácidos graxos; sais minerais; terpenos; cumarinas como a herniarina e umbeliferona; mucilagens; ácidos orgânicos

AÇÃO

Antiespasmódica; Carminativa; Calmante; Cicatrizante; Tônica; Emoliente; Refrescante; Antisséptica; Antialérgica.

PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS

O camazuleno possui reconhecida atividade anti-inflamatória, que é reforçada pela presença da matricaria e alfa bisabolol.

O alfa bisabolol possui atividade antiflogística, antibacterianas, antimicóticas e protetora de mucosas agindo assim contra úlceras.

Sua atividade espasmolítica musculotrópica é equivalente a da papaverina.

A colina apresenta propriedade antiflogística.

As mucilagens retém água, levando a uma ação emoliente e protetoras de peles secas e delicadas, pela formação de uma fina película sobre a pele.

Os flavonóides não são apenas adsorvidos pela superfície da pele após aplicação cutânea, mas penetram nas camadas mais profundas da pele, o que é importante para o seu uso como antiflogístico.

INDICAÇÕES

Sistema digestivo – cólicas (intestinais,biliares e menstruais), digestiva, estomáquica, protege a mucosa do estômago, antiespasmódica.

Sistema nervoso – ansiedade, insônia e antidepressiva.

Sistema respiratório – gripes com cefaleia, bronquite asmática de origem alérgica.

Pele e anexos – picadas de inseto, dermatites, bacteriostático tópico.

CONTRA INDICAÇÕES

Evitar uso em gestantes;

Evitar compressas do infuso nos olhos.

EFEITOS COLATERAIS

Em pessoas sensíveis pode causar dermatite de contato;

Em doses elevados pode causar vômitos.

PRECAUÇÕES

Usar as dosagens recomendadas.

INTERAÇÕES

Pode potencializar o efeito dos anticoagulantes.

DOSAGEM / MODO DE USAR

Pó: 20 a 40 mg/Kg/dia

Tintura 1:5 - 2 a 4 gotas/Kg/dia

DURAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO

Pelo tempo que se fizer necessário.

PRECAUÇÕES DE ARMAZENAMENTO

Conservar em lugar seco, ao abrigo de luz e longe de insetos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SOUZA, M.P. et al. Constituintes químicos ativos de plantas medicinais brasileiras. Fortaleza: Ed. UFC, 1991. 416 p.

TORRES, K.R.; LEONART, R.; SANTOS, C.A.M. Herbarium flora et scientia. Curitiba : S.n, 1987. 111 p.

ALMEIDA, Edivaldo R. de. Plantas medicinais brasileiras: conhecimentos populares e científicos. São Paulo : Hemus, 1993. 341 p.

__________________________________________________________

Camomila (Matricaria chamomilla)

Matricaria chamomilla / Chamomilla recutita

A Camomila é talvez uma das plantas medicinais mais conhecidas pela população. Em qualquer região do mundo ocidental a camomila está presente, não importando o nível social ou o poder econômico do usuário. Provavelmente foi um dos primeiros chazinhos que nós, quando ainda bebês, tomamos para combater a cólica intestinal.

Planta que cresce espontaneamente em várias regiões da Europa e Ásia, faz parte da cultura destes povos já há muitos séculos. Lembro-me de um colega europeu que, quando menino viveu toda a atrocidade da Segunda Guerra Mundial em seu país, a antiga Checoslováquia. Ele relatava que o Estado pedia para a população da zona rural coletar camomila nativa nos campos. Com muito cuidado, levavam para seca no sótão, e depois de embaladas entregavam para o governo poder preparar medicamentos para os soldados no fronte de batalha. Ao relatar isso, mesmo depois de muitos anos, esta pessoa sentia toda a emoção da época.

O nome matricaria deriva do latim mater, que significa útero, isto por ter sido muito utilizada na antiguidade para problemas ligados ao útero. Planta anual, tem crescimento lento no início e rápido desenvolvimento após algumas semanas da germinação. Prefere ambientes de temperatura amena a fria para seu desenvolvimento. Só irá germinar após suas sementes receberem um choque frio, ou passarem algum período em baixas temperaturas. Sendo assim o seu cultivo se estende a países como Itália, França, Hungria, Rússia, Polônia, Alemanha, Argentina, Edito e um pouco no estado do Paraná, aqui no Brasil.

E dentre estas plantas qual é a melhor?

A do Egito produz flores grandes mas pouco aromáticas, a da Argentina produz flores pequenas, aromáticas mas são muito pulverizadas com agrotóxicos pois são cultivadas em larga escala. Por incrível que pareça, uma das melhores camomilas é produzida por agricultores no Paraná, por pequenos agricultores, em áreas pequenas, sem a aplicação de agrotóxicos e extremamente aromática. É cultivada nos meses de inverno, porém quando o inverno é muito rigoroso pode danificar um pouco sua qualidade.

Mas afinal quais são suas qualidades terapêuticas?

Possui uma excelente ação anti-espasmódica, podendo ser utilizada para cólicas intestinais e até mesmo menstruais. Possui uma excelente ação anti-inflamatória, sendo utilizada externamente na forma de loções, géis, cremes e pomadas. Possui ação anti-séptica, podendo ser empregada em enxaguatórios bucais e pastas dentais. Rica em mucilagens, possui ação protetora de mucosas, podendo ser empregada nas gastrites e colites.

Pode ser indicada como sedativa e até mesmo como auxiliar do tratamento da depressão. Em fitocosméticos é muito empregada em loções, xampus e géis para cabelos, com ação principal de clarear os fios. Normalmente a Camomila é muito empregada pelos fitoterapeutas com muito sucesso, pois é uma planta que pode ser utilizada com muita segurança e eficiência, tanto por recém nascidos quanto por idosos debilitados. O que normalmente as pessoas não se dão conta, é que a eficácia terapêutica da camomila e de outras plantas medicinais depende, quase que exclusivamente, da qualidade da planta. Se esta não for plantada na época certa, não for seca e armazenada adequadamente, grande parte de seus princípios ativos degradam-se, não apresentando, desta forma, o resultado esperado.

Ademar Menezes Junior

      

 

Outros Produtos Naturais