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Conheça o Goji Berry, um fruto considerado super-alimento.

 

O nome científico do Goj é Lycium barbarum L., pertence à família das solanáceas e é oriundo dos himalaias, onde é colhido de Julho a Setembro. Tem a aparência de um pequeno tomate-cereja, de cor vermelha viva que, segundo a tradição tibetana, é extremamente sensível e delicado, por isso não deve ser tocado pela mão humana, pois quando isso acontece, ele transforma a sua cor vermelho-vivo numa outra mais escura e perde qualidades. Esse é o motivo pelo qual sua colheita é feita sacudindo os ramos do Goji e recolhendo o fruto em malhas de bambu, sendo depois as bagas transportadas, lavadas e postas a secar à sombra e posteriormente envasadas, sem nunca serem tocadas pela mão humana. O seu sabor único é uma mistura entre noz-suave, tomate-morango frutado, amoras e cerejas, libertando um particular aroma como a fresca fragrância de nozes tostadas. E por que as bagas de goji têm despertado um interesse tão avassalador nos consumidores ocidentais e na comunidade científica? Além da sua milenar reputação na Ásia, principalmente no Tibete, na China e na Índia, como extraordinária planta medicinal, o Goji despertou, também, o interesse da ciência ocidental pela sua riqueza nutritiva e antioxidante que deixa a milhas de distância os outros alimentos conhecidos. Na verdade, segundo esses estudos apontam, as Bagas de Goji, são talvez a fruta de maior riqueza nutritiva conhecida. Essa riqueza nutritiva traduz-se em:
Proteínas.
As bagas de goji contém 18 tipos de aminoácidos, incluindo todos os 8 aminoácidos essenciais, sendo por isso ótimo para vegetarianos.
Minerais.
As bagas de Goji contêm também mais de 21 oligoelementos, incluindo o zinco, o ferro, o cobre, o cálcio, o germânio (mineral anti-cancerígeno), o selénio e o fósforo.
Antioxidantes e vitaminas
As bagas de Goji estão entre as mais elevadas fontes de carotenoides de todos os alimentos ou plantas comuns conhecidos na Terra. Contêm o espectro completo de carotenoides anti-oxidantes, incluindo o betacaroteno (melhor fonte do que a cenoura), zeaxantina e a luteína (os grandes protetores da vista). As bagas de Goji contêm 500 vezes a quantidade de vitamina C das laranjas. São ricas, ainda, em vitaminas B1, B2, B6 e vitamina E. Os gojis maduros contêm betasisterol (um agente anti-inflamatório, baixa o colesterol, trata a impotência sexual e também ajuda no tratamento da hipertensão), sesquiterpenoides como a ciperona (regula a pressão arterial, alivia o desconforto menstrual, usada no tratamento do câncer do colo do útero) e solavetivona (que contêm propriedades anti-bacterianas e anti-fúngicas), tetraterpenoides e betaína (úteis para melhorar o funcionamento do fígado, promovendo a digestão e reputadas substâncias para promover a memória e proteger o DNA) e fisalina (substância ativa contra todos os tipos de leucemia). As bagas de Goji contêm, também, uma excelente riqueza em fibras. Um polissacarídeo encontrado nas bagas de goji, demonstrou ser um poderoso estimulante da secreção rejuvenescedora do hormônio do crescimento humano (HGH). As bagas de Goji foram avaliadas como o alimento com a capacidade anti-oxidante mais elevada na escala da ORAC (Oxygen Radical Absorvance Capacity), espantosamente, com 25.300 unidades ORAC. Recordemos que as amoras e os mirtilos, exelentes anti-oxidantes apresentam, respectivamente, 2.036 e 2.400.
Ômegas 3 e 6
As bagas de goji são também muito ricas em ácidos graxos essenciais.
Quais são os benefícios das bagas de Goji?
Protege o corpo do envelhecimento e aumenta a longevidade (conhecido como a fruta da longevidade entre os Tibetanos). Promove a energia e o bem-estar em geral. Fortifica e mantêm o sistema imunológico saudável. Defende e luta contra vários tipos de cânceres. Combate a inflamação e a artrite. Baixa o colesterol. Equilibra os níveis de pressão do sangue. Reduz os níveis de glicose no sangue. Melhora as cataratas, a visão turva e a audição. Fortalece e suporta o funcionamento do fígado e dos rins. Mantêm o sistema nervoso saudável. Protege a pele dos danos causados pelo Sol. Combate a formação de celulite. Ajuda em dietas para perda de peso. Aumenta a libido e o desempenho sexual (conhecido no oriente como o viagra natural). Promove a fertilidade.


O nome científico do Goji Berry é Lycium barbarum L., pertence à família das solanáceas e é oriundo dos himalaias, onde é colhido de Julho a Setembro. Tem a aparência de um pequeno tomate-cereja, de cor vermelha viva que, segundo a tradição tibetana, é extremamente sensível e delicado, por isso não deve ser tocado pela mão humana. Esse é o motivo pelo qual sua colheita é feita sacudindo os ramos do Goji e recolhendo o fruto em malhas de bambu, sendo depois as bagas transportadas, lavadas e postas a secar à sombra e posteriormente envasadas, sem nunca serem tocadas pela mão humana. O seu sabor único é uma mistura entre noz-suave, tomate-morango frutado, amoras e cerejas, libertando um particular aroma como a fresca fragrância de nozes tostadas.

 

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E por que as bagas de goji têm despertado um interesse tão avassalador nos consumidores ocidentais e na comunidade científica? Além da sua milenar reputação na Ásia, principalmente no Tibete, na China e na Índia, como extraordinária planta medicinal, o Goji despertou, também, o interesse da ciência ocidental pela sua riqueza nutritiva e antioxidante que deixa a milhas de distância os outros alimentos conhecidos. Na verdade, segundo esses estudos apontam, as Bagas de Goji, são talvez a fruta de maior riqueza nutritiva conhecida. 

Proteínas

As bagas de goji contém 18 tipos de aminoácidos, incluindo todos os 8 aminoácidos essenciais, sendo por isso indicada para vegetarianos.

Minerais

As bagas de Goji contêm também mais de 21 oligoelementos, incluindo o zinco, o ferro, o cobre, o cálcio, o germânio (mineral anti-cancerígeno), o selênio e o fósforo.

ÔMEGAS 3 e 6

As bagas de goji são também muito ricas em ácidos graxos essenciais, que são requeridos pelo corpo para a produção de hormônios e promovem o bom funcionamento do cérebro e do sistema nervoso.

Antioxidantes e vitaminas

As bagas de Goji estão entre as mais elevadas fontes de carotenoides de todos os alimentos ou plantas comuns conhecidos na Terra. Contêm o espectro completo de carotenoides anti-oxidantes, incluindo o betacaroteno (melhor fonte do que a cenoura), zeaxantina e a luteína (os grandes protetores da vista). As bagas de Goji contêm 500 vezes a quantidade de vitamina C das laranjas. São ricas em vitaminas B1, B2, B6 e vitamina E. Os gojis maduros contêm betasisterol (um agente anti-inflamatório, baixa o colesterol, trata a impotência sexual e também ajuda no tratamento da hipertensão), sesquiterpenoides como a ciperona (regula a pressão arterial, alivia o desconforto menstrual, usada no tratamento do câncer do colo do útero) e solavetivona (que contêm propriedades anti-bacterianas e anti-fúngicas), tetraterpenoides e betaína (úteis para melhorar o funcionamento do fígado, promovendo a digestão e reputadas substâncias para promover a memória e proteger o DNA) e fisalina (substância ativa contra todos os tipos de leucemia). As bagas de Goji contêm, também, uma excelente riqueza em fibras. Um polissacarídeo encontrado nas bagas de goji, demonstrou ser um poderoso estimulante da secreção rejuvenescedora do hormônio do crescimento humano (HGH). As bagas de Goji foram avaliadas como o alimento com a capacidade anti-oxidante mais elevada na escala da ORAC (Oxygen Radical Absorvance Capacity), espantosamente, com 25.300 unidades ORAC. Recordemos que as amoras e os mirtilos, exelentes anti-oxidantes apresentam, respectivamente, 2.036 e 2.400.

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QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DAS BAGAS DE GOJI

Os seus mentores encontram-lhe propriedades raras e únicas entre os alimentos conhecidos, a este verdadeiro “alimento milagre” tibetano, das quais:

• Protege o corpo do envelhecimento e aumenta a longevidade

• Promove energia e bem-estar em geral

• Fortalece o sistema imunológico

• Protege contra cancros, combate inflamações

• Controla o colesterol e glicose

• Equlibra os níveis de pressão do sangue

• Melhora as cataratas, a visão turva e a audição

• Fortalece a função do fígado e dos rins

• Fortalece os ossos e os tendões

• Mantém o sistema nervoso saudável

• Protege a pele dos danos causados pelo sol

• Combate a formação de celulite (daí algumas pessoas, como o Dr. Howard Murad, um conceituado dermatologista, lhe chamarem “o assassino da celulite”)

• Ajuda na perda de peso

• Promove a felicidade (Um ditado tibetano diz “um punhado pela manhã o fará feliz para o resto do dia”.)

• Aumenta a libido e o desempenho sexual (conhecido no oriente como o viagra natural)

• Promove a fertilidade


 O Ben Cao Gang Mu de Li Shi-Zhen, datado do séc. XVI, é o tratado mais célebre e extenso de fitoterapia chinesa, alguma vez levado a cabo por uma só pessoa. Aí podemos ler que “o consumo cotidiano do Goji pode regular o fluxo de energia vital e fortalecer a mente, sendo fator de longevidade” e enumeram-se os usos tradicionais do Goji na Medicina Tradicional Chinesa e na Tibetana (esta última segundo se crê o berço daquela): Artrite, degeneração macular, diabetes, disfunção sexual em ambos sexos, dores, doenças hepáticas, febre, hipertensão, infertilidade, insônia, irritabilidade, má circulação (pernas cansadas), produção de sangue (glóbulos vermelhos e plaquetas), produção de glóbulos brancos, suores espontâneos, tosse, tuberculose, vertigem, zumbidos nos ouvidos.

 

Esse conhecimento antigo direciona as pesquisas nos dias atuais, graças à tecnologia, e disponibiliza para o resto do mundo a possibilidade de usar o Goji Berry e muitos outros alimentos, antes tão restritos a uma região do nosso planeta.

 

Por: Eliza Tomoe Harada

      

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