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Praticar Pilates - Qualidade de Vida

O que é o método Pilates?

O Método Pilates foi elaborado no começo do século vinte pelo atleta alemão Joseph H. Pilates como um sistema de exercícios para melhorar a flexibilidade, consciência corporal, equilíbrio e força, sem a hipertrofia muscular.
Pilates acreditava que o estilo de vida moderno, má postura corporal e respiração ineficiente ocasionavam saúde ruim. Pilates estudou várias disciplinas atléticas para desenvolver o método de exercícios que recebeu seu nome.


Por que praticar o Pilates?

O método Pilates é indicado para reabilitação física, condicionamento físico geral e bem-estar. Ele promove a harmonia, flexibilidade e equilíbrio muscular e, uma vez que a aula é supervisionada por um professor que orienta um aluno ou pequenos grupos, é direcionado às necessidades de cada pessoa. Desta forma, o Pilates pode ser praticado por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico. Além disso, o Pilates ainda trás como benefícios a melhoria da concentração, coordenação motora e consciência corporal
     A prática de Pilates é recomendada para todas as pessoas independente de sexo, idade (recomendado para crianças com mais de 12 anos), grávidas, sedentários, atletas, bailarinos.

Objetivos:

    O Método Pilates tem como objetivo o condicionamento físico e mental. É realizado através de um programa de condicionamento físico e caracteriza-se por uma grande variedade de exercícios, executados com poucas repetições.
     Proporciona uma melhor postura, controle muscular e respiratório adequados, a fim de fortalecer e alongar, resultando em equilíbrio saudável do corpo e da mente.

 Metodologia:

     A metodologia aplicada proporciona tanto o condicionamento físico (fitness ) como a reabilitação, isto é determinado após a avaliação física e postural do aluno, na qual são traçados os objetivos a serem alcançados.
    No entanto,o objetivo maior do método Pilates é promover ao praticante compreensão do corpo e o seu uso de forma mais eficiente no cotidiano, resultando na melhoria da qualidade de vida e no autoconhecimento.

Quais os benefícios do Pilates?

•    realinhamento postural;
•    aumento da flexibilidade e da resistência;
•    alívio das dores crônicas e tensões musculares;
•    equilíbrio físico e mental;
•    alívio do estresse;
•    aprofundamento na compreensão do seu corpo;
•    bem estar e qualidade de vida;
•    corpo em harmonia;
•    fortalecimento muscular,especialmente abdominal;
•    mobilidade articular, inclusive da coluna;
•    alongamento axial(da coluna), diminuindo a compressão discal;
•    melhora a coordenação e o equilíbrio;
•    desperta, revitaliza e dá sensação de leveza;
•    estimula a circulação;
•    aumenta a densidade óssea;
•    diminui o percentual de gordura corporal;
•    otimiza o desempenho de atletas; e
•    auxilia no tratamento de complicações articulares, reumatismos, poliomielite, pós-cirurgias, pré e pós-parto.

Princípios do método Pilates:

•    controle;
•    concentração;
•    eficiência de movimento;
•    consciência;
•    respiração;
•    foco.

Por:
Leandro Bermal - Fisioterapeuta
Outubro/2010

      

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