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Chia, o alimento para sua saúde.

 

A Salvia hispanica, popularmente chamada de Chia, é uma planta herbácea da família das lamiáceas (assim como a linho e a sálvia), nativa da Guatemala e das regiões central e austral mexicanas (e Colômbia ). Há evidência de que os astecas cultivavam o vegetal em tempos pré-colombianos presente no Códice Mendoza, datado do século XVI, documento no qual também se mencionava sua relevância agrícola à época.
A Chia é uma semente de formato oval, de tamanho pequeno (2mm de comprimento) e de cores acastanhadas, cinzentas, pretas e brancas. A Semente de Chia possui 5 vezes mais cálcio que o leite, 2 vezes mais potássio que as bananas, 3 vezes mais ferro que o espinafre, é uma fonte de proteína completa que fornece todos os aminoácidos essenciais que o homem precisa, são ricas em fibras, vitaminas e minerais, contém mais ômega 3 que o salmão ou a linhaça.
Propriedades Funcionais:
- Elimina a fome, por aumentar o seu volume evitando assim o desejo de ingerir alimentos;
- Limpa o corpo das toxinas dos intestinos;
- Equilibra o açúcar no sangue, garantindo energia ao longo do dia e diminuindo o risco de diabetes tipo 2;
- Regula o trânsito intestinal, previne divertículos (diverticulose), pois a sua fibra solúvel hidrata o cólon e facilita o movimento peristáltico;
- Ajuda a diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos;
- Muito benéfica para desportistas, por serem hidrofílicas, absorvem até 10 vezes o seu peso em água, mantendo, assim, o corpo hidratado.
-O óleo de Chia é rico em ácido alfa linolênico, o Ômega 3, cuja principal função é baixar os níveis de colesterol e LDL colesterol, o colesterol ruim.

A Salvia hispanica, popularmente chamada de Chia, é uma planta herbácea da família das lamiáceas (assim como a linho e a sálvia), nativa da Guatemala e das regiões central e austral mexicanas (e Colômbia ). Há evidência de que os astecas cultivavam o vegetal em tempos pré-colombianos presente no Códice Mendoza, datado do século XVI, documento no qual também se mencionava sua relevância agrícola à época.

chia planta chia semente

A Chia é uma semente de formato oval, de tamanho pequeno (2mm de comprimento) e de cores acastanhadas, cinzentas, pretas e brancas. A Semente de Chia possui 5 vezes mais cálcio que o leite, 2 vezes mais potássio que as bananas, 3 vezes mais ferro que o espinafre, é uma fonte de proteína completa que fornece todos os aminoácidos essenciais que o homem precisa, são ricas em fibras, vitaminas e minerais, contém mais ômega 3 que o salmão ou a linhaça.

Propriedades Funcionais:

- Elimina a fome, por aumentar o seu volume evitando assim o desejo de ingerir alimentos;
- Limpa o corpo das toxinas dos intestinos;
- Equilibra o açúcar no sangue, garantindo energia ao longo do dia e diminuindo o risco de diabetes tipo 2;
- Regula o trânsito intestinal, previne divertículos (diverticulose), pois a sua fibra solúvel hidrata o cólon e facilita o movimento peristáltico;
- Ajuda a diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos;
- Muito benéfica para desportistas, por serem hidrofílicas, absorvem até 10 vezes o seu peso em água, mantendo, assim, o corpo hidratado.
-O óleo de Chia é rico em ácido alfa linolênico, o Ômega 3, cuja principal função é baixar os níveis de colesterol e LDL colesterol, o colesterol ruim.
-As gorduras boas contidas no óleo de Chia, associadas a um programa de exercícios eficaz, pode aumentar a massa muscular. O consumo regular aumenta os níveis de lipoproteínas e o tamanho das células musculares.


      

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