"Encontre nas plantas sade, beleza e harmonia para sua vida."

Digite o que procura abaixo
ou entre em contato conosco.

O'superalimento' da vez GOJI BERRY

TERÇA-FEIRA, 7 DE JANEIRO DE 2014 A CIDADE C 5

Bem-Estar

O'superalimento' da vez GOJI BERRY

Consumida há milênios pelos asiáticos, a fruta ganhou fama entre os brasileiros pelos seus benefícios à saúde

VALESKA MATEUS valeska@jornalacidade.com.br

Originária da Ásia, principalmente das regiões da Monogólia e das montanhas do Himalaia, a fruta goji berry é a nova sensação do momento entre adeptos da boa saúde e interessados em perder peso. Suas propriedades contribuem para gerar bem- -estar e prevenir o envelhecimento. No oriente, sua tradição está relacionada à longevidade.

"Ela é rica em fitonutrientes com ação antioxidante, como ômega 3, vitaminas e oligoelementos que promovem o bem- -estar geral do organismo", ressalta a fitoterapeuta e engenheira agrônoma Eliza Tomoe Harada, da farmácia de manipulação Oficina de Ervas.

A ação antioxidante combate o envelhecimento e fortalece o sistema imunológico. Segundo Eliza, os frutos maduros contêm o Betasisterol, agente anti- inflamatório que auxilia também na redução do colesterol. "Ainda trata a impotência sexual", acrescenta.

Um dos principais atributos é a alta concentração de vitamina C. "Cerca de 100g dessa frutinha têm 2.500mg de vitamina C, que estimula a atividade imunológica do corpo, protegendo-o de gripes e resfriados e aumentando a resistência a infecções, por atuar diretamente na reconstituição dos leucócitos", explica a nutricionista Thaís Souza, da rede Mundo Verde. Segundo ela, a goji berry ainda é fonte de vitamina E, que estimula a produção de linfócitos B, responsáveis pelo aumento dos anticorpos e destrói as bactérias.

A presença de vitamina B1, B2 e B6 auxilia no fortalecimento dos músculos. Por conta desse complexo de vitaminas, fortalece os tendões e os ossos. "A goji berry apresenta 18 tipos de aminoácidos, incluindo os oito essenciais para o adeptos das dietas vegetarianas", ressalta Eliza.

E não só o envelhecimento físico a fruta ajuda a retardar. Como com a rotina atual, o cansaço ou fadiga mental são comuns e comprometem a capacidade memorização e concentração. Segundo a nutricionista, a goji berry ajuda a proteger o cérebro contra o estresse oxidativo, podendo reduzir os efeitos da idade relacionados a doenças como Alzheimer e demência.

Anti-inflamatória

As goji berries são ricas em flavonoides, como as antocianinas, que neutralizam a ação dos radicais livres, moléculas responsáveis por danos ao nosso organismo. "Pesquisas têm mostrado que as antocianinas inibem a produção de substâncias que estimulam a inflamação como, as prostaglandinas", diz Eliza. A presença dos flavonoides também permitem à fruta auxiliar no combate às doenças cardiovasculares. "Ajudam no controle da pressão arterial e do colesterol, ao 'varrerem' os radicais livres e relaxarem os vasos", diz Thais.

Emagrecimento

Segundo a nutricionista, a fruta pode ajudar no emagrecimento por conta de 21% do peso do goji referir- se a fibras, o que ajuda na saciedade. "É uma fruta que tem baixo índice glicêmico, menor do que outras, por isso não aumenta significativamente a produção e liberação de insulina, o que ajuda a diminuir a compulsão por açúcar. Além disso, por apresentar ação anti-inflamatória, pode auxiliar na prevenção e tratamento de obesidade", detalha.

Na opinião da fitoterapeuta, a fruta atua como coadjuvante no processo de emagrecimento por dar mais disposição no dia a dia para a prática de exercícios, mas não promove diretamente a perda de peso. "Serve como estímulo, já que trará bem-estar e mais força para conseguir seguir uma dieta e fazer uma atividade física", diz.

"Com o aumento da expectativa de vida, é fundamental incluir em nossa dieta alimentos que auxiliem na prevenção de doenças e no retardo do envelhecimento"

Thais Souza Nutricionista

"Tem um ditado tibetano que diz que um punhado pela manhã dessa fruta o fará feliz pelo resto do dia. Como melhora o bem-estar, faz a pessoa se sentir melhor"

Eliza Tomoe Harada Fitoterapeuta e engenheira agrônoma

NO CARDÁPIO
20G por dia já garantem benefícios

No Brasil, a goji berry pode ser mais facilmente encontrada na forma desidratada ou em cápsulas do extrato seco. In natura não é muito acessível devido ao alto custo.

Uma colher de sopa da fruta contém 50 calorias e ela pode ser inserida no cardápio misturada a frutas, granola, iogurtes ou até mesmo em sucos e shakes. Para ter os benefícios, a nutricionista sugere consumir 20g ou aproximadamente 30 unidades por dia. No caso das cápsulas do extrato seco, seriam indicadas duas diariamente.

"Ela pode ser consumida pura, adicionada a saladas de frutas e granola, no iogurte ou batida em sucos ou vitaminas", diz.

SALADA DE QUINOA COM GOJI

Ingredientes

Salada

  • 1 xícara de chá de grãos de quinoa

  • ¼ de xícara de chá de goji berries desidratados

  • 1 colher de sopa de cebolinha picada

  • 2 xícaras de chá de rúcula e alface roxa picadas

Molho

  • ¼ de xícara de chá de castanha de caju picada

  • ¼ de xícara de chá de amêndoas picadas

  • 2 colheres de chá de missô

  • ¼ de colher de chá de calda de agave

  • ½ xícara de chá de água filtrada

  • 3 colheres de sopa de suco de limão

  • 2 dentes de alho picados

  • 1 colher de sopa de raspas de limão

  • ¼ de colher de chá de pimenta vermelha amassada

  • ¼ de colher de chá de sal marinho

  • ¼ de colher de chá de pimenta do reino

 

Preparo

Em uma peneira, lavar a quinoa em água fria. Utilizar uma panela para adicionar os grãos de quinoa e cobrir com água. Adicionar sal marinho à gosto. Deixar cozinhar até a água secar.

Misturar todos os ingredientes do molho em um liquidificador ou processador até que fique homogêneo.

Se necessário, adicionar um pouco mais de água.

Em uma tigela grande misturar a quinoa cozida (já fria), o goji berrie, a cebolinha e a rúcula e a alface roxa.

Adicionar o molho e servir.

SMOOTHIE FRUTAS VERMELHAS COM CACAU

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de bebida vegetal de arroz

  • 1 xícara (chá) de morangos, de preferência orgânicos

  • 1 polpa congelada de amora ou mirtilo ou framboesa

  • ½ xícara (chá) de suco de romã

  • ¼ xícara (chá) de goji desidratada

  • 2 colheres (chá) de cacau em pó

  • 1 colher (chá) de mel orgânico

 

Preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador e servir

FONTE: THAIS SOUZA, NUTRICIONISTA DA REDE MUNDO VERDE

      

Outras notcias que podem interessar