2001-10-10

Tai Chi, Saúde em Equilíbrio.


Tai Chi
É um treino que reequilibra e harmoniza nossos sentimentos, nossas emoções, nossa concentração proporcionando o bem estar físico, mental, espiritual e levando a uma transformação suave e progressiva nas vivencias pessoais e interpessoais. Vai aos poucos permitindo que o praticante perceba e mostre sua essência, trazendo confiança, auto-controle e sabedoria para lidar com situações que antes pareciam tão difíceis. É também uma forma de Meditação em movimento e um conjunto de exercícios físicos e respiratórios que complementam terapias para reequilibrar e proporcionar a saúde.
A leveza e a característica lenta, circular e uniforme dos movimentos transmite tranquilidade atuando nas ansiedades e no stress do cotidiano. 
Na essência do Tai Chi, há uma forte relação com outra arte muito antiga denominada Chi Kung, considerada uma arte curativa.  O Tai Chi e o Chi Kung  harmonizam os pensamentos, o corpo e o fluxo de energia.
Os benefícios físicos são muitos: prevenção e manutenção dos problemas ósseos, musculares, vasculares e articulares; alivio de tensões; flexibilidade; melhora da respiração; melhora atitudes mentais e pensamentos  viciosos; fortalece o ser como um todo.  
Se eu tivesse que dizer uma única palavra para definir o Tai Chi eu diria – Equilíbrio...
Toda patologia ou doença na realidade nada mais é que um desequilíbrio seja por excesso ou por deficiência de algo no organismo físico ou mental. Quando há equilíbrio há saúde e o Tai Chi / Chi Kung, são fortes aliados nessa busca.
Pode ser realizado individualmente ou em pequenos grupos. 
    Rosangela M. Verdú Davoli - Fisioterapeuta com visão holística

Estudos recentes realizados por médicos nos EUA, mostram que de todas as artes terapêuticas, o Tai Chi é a mais suave e a mais fácil de ser aprendida. Seu poder de rejuvenescimento, tanto físico como mental, , tem sido comprovado, pois abaixa a pressão sanguínea, irriga as articulações, fortlece os músculos e melhora o sistema imunológico. Além de melhorar a forma física e mental, aliviam estados depressivos e melhora a saúde cardiovascular.

                       tai chi - homem   tai chi - crianca

É um treino que reequilibra e harmoniza os sentimentos, emoções e concentração,  levando a uma transformação suave e progressiva nas vivências pessoais e interpessoais. Vai aos poucos permitindo que o praticante perceba e mostre sua essência, trazendo confiança, auto-controle e sabedoria para lidar com situações que antes pareciam tão difíceis. É também uma forma de Meditação em movimento e um conjunto de exercícios físicos e respiratórios que complementam terapias para reequilibrar e proporcionar a saúde, além de gerar um sendido de paz interior, bem estar físico, mental e espiritual.

A leveza e a característica lenta, circular e uniforme dos movimentos transmite tranquilidade atuando nas ansiedades e no stress do cotidiano, além de promover a flexibilidade. 

Aqueles que praticam o Tai Chi consistentemente, tem uma vida diferente, especialmente quando chegam aos 80 e 90 anos de idade. Seus ossos são fortes, suas articulações são flexíveis, suas mentes não divagam, são alertas, conscientes e com grande capacidade de concentração. Além disso, são calmos, com o coração forte e uma grande força interior que previne todas as enfermidades.

                                         tai chi - idoso

Os benefícios físicos são muitos: prevenção e manutenção dos problemas ósseos, musculares, vasculares e articulares; alívio de tensões; flexibilidade; melhora da respiração; melhora atitudes mentais e pensamentos  viciosos; fortalece o ser como um todo.  

Toda patologia ou doença na realidade, nada mais é que um desequilíbrio, seja por excesso ou por deficiência de algo no organismo físico ou mental. Quando há equilíbrio há saúde!

Esse é o simples segredo para a Felicidade!

tai chi - feliz

 

Por: Eliza Tomoe Harada

Comentários

Vamos lá, seja o primeiro a comentar sobre: Tai Chi, Saúde em Equilíbrio.

Deixe seu comentário sobre:
Tai Chi, Saúde em Equilíbrio.